10 estratégias de SEO efetivas

10 estratégias de SEO efetivas

Quer se posicionar nas primeiras páginas e até no primeiro lugar dos resultados do Google, mas não sabe como? Acompanhe este conteúdo, aqui, produzimos 10 estratégias de SEO efetivas, que farão o seu conteúdo decolar, além de converter clientes para o seu negócio.

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o SEO, pois bem, é a abreviação de Search Engine Optimization, que em português significa “Otimização para Mecanismos de Buscas”. 

Ou seja, é um conjunto de estratégias de marketing digital que podem tornar o conteúdo de sites e blogs relevante para os buscadores, posicionando-os no topo da busca.

Conheça algumas estratégias de SEO

Quanto mais alta a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa, maior a visibilidade do seu negócio para o público, por isso, preparamos para você 10 estratégias de SEO que valorizarão e impulsionarão o seu negócio.

1. Defina seu público-alvo

O que precisa ser enfatizado é que, se você implementar essa estratégia de maneira imperfeita, a eficácia das ações subsequentes será muito reduzida.

 Primeiro defina seu público-alvo e, em seguida, definir a buyer persona (uma definição fictícia de um cliente ideal). Há uma variedade de ferramentas gratuitas para ajudá-lo a definir sua persona de público-alvo, pesquise a que você mais se identifica.

Definir seu público-alvo é fundamental para criar, direcionar, investir e segmentar o seu negócio. Um escritório de contabilidade em São Paulo, por exemplo, precisa criar um conteúdo que atinja seu público.

2. Tenha backlinks

Backlinks são links estrategicamente colocados no texto para guiar os leitores até a página do seu blog ou site, que contém conteúdo relacionado ao conteúdo que eles estão lendo.

O objetivo é expandir o conhecimento do leitor e gerar tráfego de alta qualidade para o blog. O conteúdo pode ser como esse de SEO, e ainda sim ter um backlink para um site que ofereça tratamento para tireóide. Os backlinks aumentam a autoridade do seu site.

3. Foque nas palavras-chave

Ao iniciar a produção dos seus conteúdos é fundamental focar nas palavras-chave, isso porque, o seu conteúdo será entregue para os usuários que pesquisaram por elas.

Ou seja, se o conteúdo está relacionado com neurocirurgia no RJ, os resultados serão entregues de acordo com essa pesquisa. As palavras-chave podem te ajudar a ter novas ideias para desenvolver novos conteúdos.

4. Utilize palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave de cauda longa são palavras e pesquisas com maiores caracteres, que geralmente têm um baixo volume de pesquisa.

No entanto, as palavras-chave de cauda longa possuem uma alta taxa de conversão, o que facilita a classificação no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa orgânica, o Google.

5. Poste conteúdo com frequência

Publicar centenas de conteúdos irrelevantes que não respondem às perguntas do usuário não trará resultados, por outro lado, publicar alguns artigos no início do blog e depois deixá-lo ocioso também não funciona. 

É necessário manter a frequência de publicação para reter o público e mostrar ao Google que você sempre tem conteúdo novo e atualizado.

 No entanto, não existe um número concreto de postagens ou frequência de postagens que você faça, mas, o ideal é que você tenha um cronograma e siga-o. Isso valoriza, e credibiliza o seu conteúdo.

6. Produza conteúdo para as buscas por voz

Em uma declaração recente, o Google reportou que 20% das pesquisas feita no mecanismo de pesquisa são realizadas por voz, isso significa que você também deve otimizar seu conteúdo para as pesquisas desse tipo.

7. Estruture o seu conteúdo

Saber estruturar seu conteúdo é crucial para o reconhecimento do Google. Os robôs do Google que fazem a leitura do conteúdo valorizam conteúdos que contam com:

  • H1;
  • H2;
  • H3;
  • H4.

Por isso, saiba posicionar e adequar seu conteúdo corretamente. Lembre-se que deve haver apenas um H1 por página, os subtítulos são os h2, e os h3 são intertítulos, ou seja, pode ser considerado um tópico de explicação. 

Por exemplo, se o conteúdo é sobre neurocirurgia em Nova Iguaçu, o H2 pode ser o que é, e o H3 como realiza.

8. Reduza o tempo de carregamento das páginas

Imagina você pesquisar sobre “tratamento para alergia no Rio de Janeiro”, e encontrar uma página que leva um longo tempo para carregar o conteúdo, desanima né? 

Por isso, evite ser esse site, tenha um site responsivo criativo, que contenha um design limpo e que seja fácil de navegar, além de aumentar as chances de entreter o leitor naquele conteúdo, aumentará também as chances de torná-lo um leitor fiel.

9. Crie uma conta no Google Meu Negócio

Criar uma conta no Google Meu Negócio é ideal para atingir clientes locais e também para atingir os primeiros lugares do Google.

Essa ferramenta dentro do próprio Google, facilita o encontro de potenciais clientes com a sua marca/empresa/negócio, já que essa ferramenta permite expor dados importantes sobre o seu negócio, como:

  • Horário de funcionamento;
  • Endereço;
  • Avaliação de outros clientes;
  • Indicação do seu contato, como o endereço de site e blog.

Apostar nessas frentes, certamente te ajudará a conquistar resultados ainda melhores ao longo do tempo.

10. Crie conteúdo de qualidade

Apesar de parecer óbvio, criar conteúdo de qualidade, muitas vezes, é uma tarefa realizada de forma errônea por criadores de conteúdo, por isso, pesquise sobre o assunto, separe os tópicos, e se certifique de concluir seu conteúdo, para que todo o seu trabalho não acabe de forma vazia.

Considerações finais

Agora que você já conhece as 10 estratégias de SEO, esperamos que o seu conteúdo esteja sempre nos primeiros resultados e páginas do Google. Vale ressaltar que SEO é a chave do sucesso do tráfego orgânico.

Texto escrito por Monique Horrana do Grupo KOP.

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