Você sabe o que é um copywriter?

O copywriter é o profissional que tem como principal objetivo escrever textos que sejam extremamente convincentes, para que os leitores comprem um produto ou serviço, baixem algum conteúdo ou realizem outra ação de interesse da empresa onde ele atua.

É importante lembrar que apesar de serem bem parecidas, a atuação do redator publicitário e do copywriter são diferentes. 

O copywriter está mais presente na área de inbound marketing, com um estilo específico de texto. No post de hoje vamos te mostrar alguns especificidades da profissão, além de dar dicas de como se inserir na área. Vamos lá?!

Copywriter, copywriting e copy

Antes de começar a falar sobre o que realmente interessa, vamos explicar alguns termos e as diferenças entre eles. 

Como já explicamos no começo do post, o copywriter é o profissional responsável por produzir conteúdos voltamos para a conversão de um produto, serviço ou download ou até assinar uma newsletter.

Portanto, o copywriting é a técnica utilizada na redação destes conteúdos à serviço de uma agência de marketing, por exemplo. O produto final é chamado de copy, texto com possibilidade de ser aplicado em diversas mídias e formatos.

A origem do termo “copy” surgiu em 1828 com o americano Noah Webster, o dicionarista o utilizou para definir os conteúdos autorais que seriam publicados na imprensa da época. 

Em 1870, o publicitário John Emory Powers recebeu o título de primeiro copywriter da história, por ser o pioneiro na escrita de conteúdos persuasivos para anúncios, o termo foi utilizado para diferenciar o trabalho dele da escrita dos jornalistas. 

Como um copywriter pode trabalhar

Entendidas as diferenças, agora vamos para a parte na qual explicamos como e onde um profissional copywriter pode trabalhar. 

Anúncios

É toda e qualquer mensagem publicitária com a intenção de promover produtos, serviços ou ideias. Os formatos clássicos são aqueles veiculados em comerciais de TV, rádio, outdoors ou páginas de revistas e jornais.

No entanto, os formatos digitais como banners, links patrocinados e e-mails marketing também são considerados anúncios e o copywriter pode produzir todos esses tipos.

Peça publicitária 

Recebe este nome cada um dos elementos que formam uma campanha ou promoção. Um bom exemplo é a campanha de lançamento de um novo produto, onde é necessário ter um conceito geral, identidade visual, anúncios, folders, banners, spots, entre outros. 

Neste contexto o copywriter entra para produzir textos exclusivos e persuasivos para cada formato de mídia. 

Artigos 

Já no caso dos artigos, o copywriter obtém mais sucesso quando produz materiais que fazem parte de uma estratégia de marketing de conteúdo ou inbound marketing. 

Nessas ocasiões entra em cena o termo “SEO copywriting”, ou seja, a especialidade de criar conteúdos otimizados para os buscadores que levem blogs ou sites as posições mais altas do Google.

E-mails 

É uma das mais fortes estratégias de marketing digital de uma agência de marketing

Nessa estratégia, o copywriter é o profissional que consegue fazer com maestria a call to action, criando assuntos que despertem o interesse dos leitores, seja para criação de logomarcas Curitiba ou criando uma relação com o público.

Para se inserir na área 

O universo do copywriting é permeado por várias técnicas, estratégias e truques para a criação de conteúdos que vendem. Além de ser sagaz, o copywriter precisa escrever de forma clara e envolvente. 

Aqui estão alguns insights de como conseguir alcançar essas qualidades: 

  • Falar a verdade, lembre-se que persuadir não é mentir;
  • Cuidado na escolha de palavras;
  • Adaptar a linguagem ao vocabulário do leitor;
  • Ser claro e objetivo;
  • Possuir domínio do assunto;
  • Fazer perguntas ao longo do conteúdo;
  • Investir no storytelling;
  • Conhecer o público;
  • Utilizar números e dados para embasar o conteúdo;
  • Use gatilhos mentais.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Mais empresas, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.