Você já ouviu sobre acessibilidade na web?

A acessibilidade dentro da internet permite que todas as pessoas possam realizar as mesmas ações sob condições iguais e aproveitar melhor sua navegação.

No post de hoje vamos falar sobre esse tema, explicar do que se trata, suas diretrizes e como implementar no seu negócio. 

O que é acessibilidade na web?

A acessibilidade pode ser definida como a prática de tornar conteúdos e funcionalidades disponíveis a todos os usuários. Pois, as pessoas com deficiência precisam ser capazes de compreender, navegar, interagir e contribuir no ambiente digital. 

A acessibilidade está totalmente ligada à facilidade de acesso. Há ferramentas de leitura que transformam o conteúdo textual em áudio, assim como os alt texts que descrevem o que contém nas figuras, legendas e traduções simultâneas em vídeos, que garantem essa acessibilidade. 

Sua importância 

Quando uma página não é acessível, é o mesmo que uma porta fechada para uma pessoa. Além de desempenhar um papel social, a acessibilidade garante a otimização do seu tráfego. 

De acordo com a OMS, 45,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, o que equivale a quase 25% da população. Sendo 18,6% de deficientes visuais, 7% deficientes motores, 5,1% auditivos e 1,4% deficientes mentais. 

Portanto, uma parcela significativa dos usuários da web possuem dificuldades de navegação e você deve, ao criar o site da sua agência de marketing, tomar os cuidados para garantir uma boa experiência a esses usuários.

Está na Lei 

Existe a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – n.º 13.146/2015 que dispõe também do acesso à informação e a comunicação. 

No artigo 63 está descrito que é “obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência”.

Além disso, esta lei também diz que os sites devem conter em suas páginas um símbolo em destaque que indica que ele possui o recurso de acessibilidade.

Principais ferramentas de acessibilidade

Separamos alguns recursos que auxiliam na questão da acessibilidade, eles serão melhor explicados abaixo:

Hand Talk 

Plugin que traduz todo o conteúdo daquela página para de um site para a Língua Brasileira de Sinais. A instalação é simples e quando concluída, ativa um intérprete virtual que realiza a ação de forma automática.

Essential accessibility 

Esta ferramenta auxilia a navegação de pessoas com diferentes tipos de deficiência. 

A lista de perfis de usuários abrange as pessoas que possuem dificuldades em utilizar o mouse e teclado, como:

  • Idade;
  • Derrame;
  • Paralisia;
  • Artrite;
  • Artrose;
  • Barreiras congênitas;
  • Esclerose múltipla;
  • Paralisia cerebral;
  • Mal de Parkinson;
  • Deficientes auditivos;
  • Deficientes visuais;
  • Pessoas com problemas de aprendizado.

A ferramenta também garante que os conteúdos em áudio contenham legendas, transcrições e audiodescrições. 

BrowseAloud 

Este é um conjunto de ferramentas que adiciona fala, leitura e tradução nos sites. Dessa forma, pessoas com dislexia, baixa escolaridade e problemas na visão são beneficiadas. 

E ele também oferece um plugin para o WordPress, permitindo que você altere a velocidade com a qual os textos são lidos, por exemplo. 

DYNO Mapper 

Faz uma varredura nos sites e apresenta um diagnóstico completo com relação à acessibilidade. Inclui elementos de design e usabilidade para pessoas com diversos tipos de deficiência.