Veja as principais tecnologias para controle de acesso

A cada dia que passa vemos o índice de violência crescer ainda mais, principalmente em centros urbanos, onde o grande fluxo de pessoas pode colocar em risco a segurança de um local, independente do fato de ser uma área comercial ou residencial, sendo necessário melhor controle de acesso.

Muitas empresas, instituições de ensino, clubes, estabelecimentos e condomínios no geral, vêm investindo em equipamentos e pessoal para oferecer maior segurança a todos que circulam em suas dependências.

Com isso, muitas tecnologias avançadas têm surgido no mercado com a proposta de oferecerem soluções a esse problema.

É muito comum, ao entrarmos em locais, como condomínios comerciais, nos depararmos com um controle de acesso extremamente rígido, com sistema de monitoramento, provido de câmeras de segurança; catracas com controle de acesso biometrico ou com cartões, entre outras formas de garantir a segurança do local.

Como funciona o controle de acesso?

O sistema de controle de acesso, como o próprio nome sugere, tem a função de controlar o acesso a determinados locais que, por algum motivo, possuem o acesso restrito.

Ele administra o fluxo, de entradas e saídas, de diversas pessoas ao local, seja ele empresas, condomínios, salas específicas em instituições, entre outros.

Esse sistema é capaz de gerar relatórios, onde se obtém o registro de todos que acessaram o espaço, em quais dias e horários, e com qual frequência.

Atualmente, no mercado, é possível encontrar diversos tipos de sistemas para controle de acesso. Dentre estes podemos destacar:

  • Controle de acesso linear;
  • Biométrico;
  • Cartões por proximidade;
  • Teclados para senhas;
  • Leitor de código de barras;
  • Tags;
  • Entre outros.

Por que optar por um sistema de controle de acesso?

Antigamente, era muito comum encontrarmos, em diversos locais, sistemas de segurança baseados apenas em imagens obtidas por câmeras de segurança e sons emitidos por diferentes modelos de alarme residencial ou comercial.

Entretanto, esses sistemas, com o passar do tempo e avanço da tecnologia, tornaram-se obsoletos e, às vezes, ineficazes.

Dispor de um sistema para controle de acesso é uma alternativa moderna e que, além do monitoramento dos acessos, pode trazer diversas vantagens aos locais onde for instalado.

Tendo em vista que o controle de acesso é um ponto essencial para a segurança de espaços, vemos que um grande diferencial desse sistema é que, a partir da sua instalação, apenas pessoas autorizadas terão acesso ao local.

Principalmente em condomínios, o controle de acesso é benéfico, devido ao fato de que agiliza a entrada de condôminos cadastrados no sistema (funcionários e moradores), e realiza o cadastro de visitantes, para, também, acelerar o seu processo de entrada, caso seja necessário retornar ao local.

Como já mencionado, o sistema para controle de acesso permite que se monitore o fluxo de pessoas gerando relatórios, no entanto, também é possível fazer esse monitoramento em tempo real, fazendo assim, com que, caso haja algum problema, a equipe de segurança possa ser alertada e tomar as devidas providências.

Outro fator de segurança

Além dos aspectos levantados a respeito da segurança de locais com o controle de acesso, precisamos apontar que a manutenção predial também é fundamental para manter a segurança do espaço.

Pode até não parecer, mas ao manter as condições físicas do espaço, próprias para o seu funcionamento, permite-se que as pessoas, ao circularem pelo local, sintam-se seguras em seu interior.

Ademais, a aparência do local pode influenciar as pessoas de diversas formas. Por exemplo, se sua empresa possui uma boa aparência, há mais tendências de que seus clientes e parceiros tenham maior confiança nos serviços e/ou produtos oferecidos por ela.

Mantenha sempre a manutenção e a limpeza do local em dia, e se for preciso, contrate uma empresa de manutenção predial para a execução dos serviços de reparo.

Entenda suas necessidades

Ao entender o seu negócio, você poderá encontrar qual produto e/ou serviço melhor atende às necessidades deste, de modo que não haja problemas futuros, proveniente de uma má escolha.

Antes de realizar quaisquer serviços mencionados nesse artigo, seja a instalação de controle de acesso ou a reforma do espaço, é preciso realizar uma pesquisa de mercado para levantar os valores destes, assim como referências a respeito da empresa em questão.

Também é válido se informar sobre a qualidade dos produtos, se apresentam defeitos, se realmente cumprem o prometido, entre outras questões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *