Com o progresso conjunto das técnicas de design e marketing digital, uma série de novas estratégias, com as mais diferentes finalidades, foram desenvolvidas no setor. Uma delas, focada inteiramente no usuário, é o Ux Writing, termo que vamos explorar neste artigo.
Certamente, a comunicação comercial no universo online resulta, em sua maioria, da navegação em interfaces otimizadas. Caracterizada em consequência, por uma plataforma amigável, amplamente capaz de cativar e envolver o cliente em potencial. Para esse fim, o Ux Writing é fundamental.
Inicialmente, devemos citar o microcopy (microtexto em tradução livre) — definição para todo e qualquer texto inserido em espaços digitais. Na tendência mobile first, a limitação de espaço e caracteres é estabelecida cada vez mais e exigindo objetividade e clareza nas mensagens transmitidas.
Praticidade e acessibilidade, necessitam criar um ambiente motivador, capaz de conduzir e engajar o usuário. Porém, é preciso se atentar à manutenção da personalidade de sua marca, empresa ou blog, tendo em vista a clara demanda de transparência — afinal, um produto digital não é constituído apenas por camadas funcionais.
Já o Ux Writing, adaptado à expansão do e-commerce, é designado como um texto que garante a melhor experiência digital, ultrapassando as definições de descrições básicas e escritos habituais.
Dessa maneira, compete ao Ux Writing a redação, revisão e autenticação de conteúdos online, como e-mails, artigos, notificações e outras formas de comunicação direta com o usuário.
Além da redação
Para quem vê de fora, a responsabilidade do Ux Writing parece ser delimitada à escrita e revisão de textos. A realidade demonstra que a metodologia exige uma verdadeira estratégia de atuação, formada por uma equipe capaz de operar em compostos setores, como design, engenharia, marketing e produto.
É função da técnica Ux, atentar-se aos meios de comunicação relevantes para a elaboração e desenvolvimento dos conteúdos — parte essencial do ciclo de produção e otimização de um projeto.
Estudo de público, construção e definição de persona, relacionados aos objetivos traçados pela equipe, também estão atribuídos a essa prática.
O planejamento de um redator Ux se baseia, de modo geral, em um guia de redação, desenvolvido igualmente de acordo com a campanha comercial, e um fluxo de UX Writing, que arquitetará as atividades operacionais.
Roteiro de escrita
Uma das estruturas primordiais da comunicação, seja mainstream, alternativa, física ou digital, é a consistência da linguagem, definida pela adoção de um padrão. Assumir o posicionamento da marca e desenvolver a linguagem mais apropriada ao público-alvo são os pontos cruciais para a elaboração do guia.
Caso a Ux Writer tenha sido incorporada logo na fase inicial do projeto, o roteiro comunicativo certamente será mais adaptável e coerente à filosofia do planejamento, tendo mais tempo e alternativas para se enraizar no processo de criação.
Já em situações que o Ux é admitido após o desenvolvimento do produto, a técnica, em mais uma de suas especialidades, deve extrair os fatores decisivos e moldá-los segundo as diretrizes de escrita impostas pelo guia. Assim, a documentação do conteúdo se baseará em referências, seguindo um padrão.
Independente do episódio, a função do texto instrutor é nítida: servir de modelo e parâmetro para todo e qualquer outro produzido para determinada campanha online, assegurando, então, um conceito único e fiel da empresa e seus produtos.
O documento deve, dentro dessa compreensão, estabelecer um padrão de fala, pensamento e comportamento da marca, incluindo normas e regras gramaticais capazes de interagir persuasivamente com e sobre o usuário.
Critérios para diferentes itens da interface, como mensagens automaticas, botões, empty states, por exemplo, também devem ser incluídos no guia.
Organização UX Writing
O planejamento ou até mesmo o cronograma do UX Writing não tem a obrigação, necessariamente, de redigir cada elemento “do zero” — boas referências e reformulações são sempre bem-vindas. Contudo, o procedimento deve revisar, editar e validar toda escrita relacionada à campanha e seus produtos.
A UX Writer deve ser interpretada como fonte de consulta de designers, gerentes, engenheiros e redatores, e integrada, como possível solução para a identificação de oportunidades e percepção de novas demandas, ao alinhamento das equipes.
Certamente, ao estar engajado com o projeto, o UX Writing pode evitar situações e mudanças inesperadas com as publicações de conteúdo, revelando também seu lado colaborativo.
Texto: Gear Seo