Refrigerador X geladeira: tem diferença? Entenda

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais indispensáveis na casa das pessoas, uma vez que ela é de suma importância para conservar os alimentos. Por isso, ela costuma ser uma das prioridades na hora de mobiliar uma residência.

Contudo, muita gente também entende a geladeira como sinônimo de refrigerador. Será que existe diferença entre os dois termos ou eles se referem ao mesmo produto eletrodoméstico? Abaixo, tire esta dúvida, saiba qual é a diferença da geladeira para o freezer e conheça os diferentes modelos existentes no mercado.

Existe diferença entre os dois termos?

Não. As duas palavras se referem ao mesmo eletrodoméstico, responsável por resfriar e conservar tanto comidas, quanto bebidas. A principal diferença é que o termo “geladeira” é mais informal, usado cotidianamente entre as pessoas. Por outro lado, “refrigerador” é utilizado em situações mais formais.

Diferença para o freezer

Aqui, cabe fazer uma diferenciação entre esse eletrodoméstico e o freezer, já que eles têm características específicas. A geladeira conta com uma temperatura fria, entre 1ºC e 7ºC positivos, mas não chega a congelar alimentos e bebidas. Ela serve para retardar a proliferação de micro-organismos, conservando-os por mais tempo.

Já o freezer é utilizado para congelar pães, carnes, bebidas e outros alimentos. Sua temperatura pode variar entre 14ºC e 25ºC negativos. Como ela é bem mais baixa, o freezer impede a proliferação dos micro-organismos, de modo que os alimentos sejam conservados por muito mais tempo.

Quais são os tipos de geladeiras?

Agora que está claro que não existe diferença entre geladeira e refrigerador, conheça um pouco mais sobre os diferentes modelos do eletrodoméstico existentes no mercado.

Geladeira de uma porta

Com capacidade entre 220 e 350 litros, a geladeira de uma porta é uma boa opção, sobretudo, para pessoas solteiras ou casais que não têm filhos. O tamanho reduzido é vantajoso para colocá-la em um ambiente menor, já que ela ocupará pouco espaço e conseguirá atender às necessidades dos moradores.

Esses modelos contam com uma caixa congeladora na parte superior, que deve ser descongelada eventualmente, dependendo do tipo escolhido. O degelo pode ser feito tanto de modo manual, desligando o aparelho da tomada, quanto semiautomático, no qual se aciona um botão que faz o processo.

Existem modelos mais modernos, que contam com funcionalidades mais cômodas. Uma delas é a tecnologia Frost Free, que impede a formação de blocos de gelo na geladeira. Outra comodidade é o dispenser de água que fica na porta, permitindo a pessoa se servir de água gelada, sem a necessidade de abrir a geladeira.

Geladeira duplex

Famílias maiores necessitam de uma geladeira com maior capacidade de armazenamento. Composto por duas portas, o modelo duplex conta com até 500 litros para guardar os alimentos e tem uma porta exclusiva para o freezer, que também é mais amplo.

Além de mais espaço para armazenamento, modelos desse tipo contam com outras funcionalidades boas. Alguns são acompanhados por um display digital, que permite que a pessoa possa executar várias funções, como congelamento mais rápido e modo férias, com um simples toque no botão indicado.

Geladeira inverse

Como o próprio nome sugere, este tipo de geladeira apresenta uma configuração invertida se comparada aos modelos tradicionais: o freezer, menos utilizado no dia a dia, fica na parte inferior, enquanto a geladeira, mais usada, fica na parte de cima. Assim, a pessoa não precisa se abaixar tanto ao manusear o eletrodoméstico.

Existem diversos modelos, com diferentes capacidades de armazenamento e funcionalidades a mais, como dispenser de água e gelo. Neste caso, basta escolher aquele que melhor atende às suas necessidades diárias.

Geladeira side by side

Este modelo é um verdadeiro sonho de consumo, sendo o que exige maior investimento no mercado. O tipo side by side conta com duas portas, lado a lado, e tem mais de 500 litros para armazenar os alimentos. Ele também possui recursos e funcionalidades avançadas, que tornam a vida dos moradores ainda mais prática e fácil.

Alguns modelos ainda contam com as características da geladeira inverse, com o freezer localizado na parte inferior do eletrodoméstico. Este é um verdadeiro luxo, indicado, principalmente, para famílias numerosas ou residências que recebem muitas visitas.

Texto: Gear Seo