Turismo

Turismo precisa ser explorado sob todas as direções

A extensão territorial do Brasil é continental e, por isso mesmo, tem muito a ser explorada sob diferentes aspectos econômicos e sociais, uma dessas formas é por meio do turismo em regiões naturais e urbanas.

As oportunidades de trabalho são infinitas, cabendo aos empreendedores trilhar por diferentes caminhos para oferecer ao público consumidor os vários produtos e serviços que podem ser criados.

Entre muitos empreendimentos comerciais, o turismo se apresenta como uma forma de atender a públicos variados, desde crianças até idosos.

São milhares de cidades litorâneas, serranas, metrópoles e do interior, com uma riqueza cultural, gastronômica e empresarial que precisam ser descobertas todos os dias.

Roteiros exclusivos para todos os gostos

Visando as possibilidades de negócio, os empreendedores usam a criatividade para angariar clientes, oferecendo serviços diferenciados, com qualidade e eficiência, apresentando  passeios variados, como:

  • Monumentos;
  • Paisagens bucólicas;
  • Eventos culturais
  • Passeios urbanos.

Tudo isso e muito mais são possibilitados graças a roteiros desenvolvidos por profissionais da área de turismo, que oferecem aos turistas o serviço de city tour, levando passageiros de outras cidades, estados e até mesmo outros países para conhecer as belezas e diversidades que o país oferece.

O conforto dos viajantes é primordial, assim como a segurança durante todo o trajeto entre pontos turísticos e paradas para abastecimento e refeições.

Quando essa rota é preparada pelos profissionais e agências de turismo, parcerias são formalizadas para que os clientes tenham descontos, fortalecendo a rede de empresas que trabalham nesse setor econômico tão importante para tantas pessoas.

O transporte é realizado por um onibus de turismo adaptado para apresentação de paisagens e monumentos, com microfone e caixas de som por toda a extensão do veículo.

Dessa forma, o guia turístico pode ir narrando os pontos que serão visitados, os serviços disponibilizados em cada local e os cuidados que devem ser tomados, como a preservação da natureza em trilhas nas matas e recolhimento do próprio lixo.

Chegada e saída: um serviço eficiente

Os turistas estão conhecendo novos lugares e precisam ser bem tratados. Desde o princípio, deve-se levar em consideração que para eles tudo é novidade, inclusive os trajetos e rotas traçadas para chegada e saída de aeroportos, rodoviárias, hospedarias, restaurantes e centros comerciais e culturais.

Dessa forma, as empresas de turismo costumam incluir um serviço de traslado hotel até o próximo ponto turístico, que pode ser realizado por veículos apropriados, como vans, com profissionais acompanhando a todo instante.

As facilidades de compra de entrada para museus, parques, eventos culturais e esportivos também são uma forma de agregar valor aos trabalhos dedicados de uma agência de turismo.

A parceria com estabelecimentos comerciais fazem a diferença nas rotas seguidas pelos turistas. Neste campo, participam as empresas de refeições coletivas, restaurantes, bares e lanchonetes, oferecendo serviços especializados e exclusivos para os turistas, dentro de um pacote fechado.

Isso possibilita proporcionar preços mais atrativos e descontos especiais, fortalecendo o comércio local e todos os profissionais que trabalham no setor de turismo de uma mesma região.

Salas de espera oferecem conforto

As agências de turismo formalizam parcerias com diferentes empresas, como hotéis, pousadas, casas de descanso e transportadoras de logística de bagagens e passageiros.

Para garantir o conforto dos turistas em salas de espera, aguardando o embarque para novos destinos, é preciso preparar o espaço com poltronas e cadeiras confortáveis.

aluguel de máquina de café expresso e chocolate quente também é uma solução simpática para garantir a excelência do atendimento.

Muitas empresas e corporações oferecem a seus funcionários bônus anuais, ou mesmo um evento para locais turísticos, reunindo as equipes de trabalho em locais paradisíacos, como uma forma de agradecimento por todos os esforços voltados para o crescimento empresarial.

Em conjunto com as agências de turismo e estabelecimentos comerciais parceiros, a viagem é precedida por um coffee break, com palestra da diretoria e determinação das rotas a serem seguidas, com alusão ao caminho profissional trilhado até o momento.

Ou seja, até mesmo como metáfora o turismo serve como exemplo, tornando-se imprescindível para a vida da sociedade.

Investimento público e privado voltado a melhorias

O setor de turismo é amplo e variado, mas ainda precisa receber investimentos em áreas correlatas para ajudar no crescimento do mercado.

O incentivo para a movimentação de turistas nacionais e estrangeiros esbarra na falta de segurança pública, combate à corrupção e melhores infraestruturas nos pontos turísticos.

Um esforço conjunto entre os poderes públicos, associados a empresários interessados em valorizar a região turística em que estão instalados, é a solução ideal para o crescimento desse negócio que não é novo, mas é sempre promissor e oferece várias oportunidades de trabalho para a população.