Como o trabalho de um Social Media pode melhorar seus resultados

Se você não esteve debaixo de uma pedra nos últimos 10 anos, deve saber que ter presença digital em sites e nas mídias sociais é fundamental para qualquer empresa que deseja se posicionar no mercado. Essa é a forma mais acessível que qualquer pessoa tem de mostrar ao mundo o que sua marca representa.

Para estar presente nas redes, basta criar sua conta e postar com consistência. Mas será que isso é o suficiente para trazer o resultado que você espera através do digital?

Assim como uma rápida pesquisa nos permite encontrar ótimos exemplos de marcas bem sucedidas no uso das redes sociais, também encontraremos com facilidade exemplos de cases que não funcionam.

A diferença? Bom, é praticamente impossível que você encontre um caso bem sucedido que não tenha sido conduzido por profissionais especializados, como um Social Media.

Se você está voltando seus esforços para o digital e quer acelerar o ROI da sua empresa com redes sociais, descubra como o trabalho de um social media pode te ajudar.

Como um social media pode melhorar seus resultados?

Você pode estar se perguntando agora no que realmente consiste o trabalho de um social media. Será que você precisa mesmo contratar alguém “só pra postar” nas suas contas? Será que o papel desse profissional é meramente voltado para o design?

A resposta é que a gestão das redes vai muito além de postar imagens bonitas com frequência. Veja:

#1 Tempo exclusivo para sua estratégia

O trabalho de um social media para sua empresa garante a dedicação exclusiva do profissional para gerenciar a sua estratégia. Coisa que gestores, empreendedores e outros profissionais teriam que fazer “em segundo plano”.

Quando se tem alguém dedicando 100% do tempo e dos esforços planejando a gestão de mídias sociais, fica fácil tomar decisões e conduzir sua marca em direção ao sucesso esperado. E isso vai além de garantir um tema para cada postagem e também que elas saiam conforme a data planejada.

A estratégia é o arcabouço central de tudo o que for feito nos seus canais digitais. O trabalho de um social media garante que essa estratégia de conteúdo dê conta:

  • De se comunicar corretamente com a persona;
  • De garantir um conteúdo que traga soluções;
  • De produzir um conteúdo que estimule o engajamento;
  • De garantir uma estratégia que trabalhe lado a lado com o branding;
  • De garantir rotas corretivas rapidamente para o que “der errado”.

#2 Know-how para conduzir testes e monitorar avanços

E por falar em estratégia, o trabalho de um social media também garante know how suficiente para conduzir testes e monitorar avanços. O que é o marketing digital se não uma série de testes até encontrar modelos que funcionam perfeitamente para você?

Não existe fórmula mágica ou segredo valioso que traga uma solução pronta de sucesso nas redes sociais. Mas existem técnicas de tentar encontrar seu ponto ideal de comunicação.

A prática e o conhecimento do profissional garante que esse ponto seja alcançado.

#3 Traz visão diferenciada do mercado para o seu negócio

Pense que um CEO tem a visão necessária de mercado para que possa conduzir suas tarefas e garantir resultados. Dessa mesma forma, o social media tem a visão necessária de marketing para garantir que as redes sociais tragam bons frutos.

A experiência prática desses profissionais ajudará você a ter novas visões, ideias, perspectivas e soluções para questões relevantes no progresso da sua marca.

#4 Segurança de que as mídias estarão sempre ativas

Se você estiver gerenciando suas redes e não for sua especialidade, pode ser que a falta de tempo faça dos seus perfis totalmente inativos. A inatividade nas mídias sociais prejudica radicalmente o alcance das postagens. É preciso ser ativo para ser encontrado.

Por isso, o trabalho com dedicação exclusiva do social media garante a consistência que você precisa.

#5 Análises e planejamentos focados em resultado

Já se viu em uma situação que parecia sem saída no trabalho? Às vezes, sem o suporte de visões externas e conhecimentos técnicos, pode ser muito difícil encontrar uma solução.

E se a performance dos seus conteúdos representa um “beco sem saída”, o profissional de social media será capaz de analisar criticamente suas redes sociais. E, assim, traçar um planejamento focado nos resultados que você deseja alcançar.

Agora que falamos sobre o impacto que esses profissionais podem ter nos resultados do seu negócio, confira algumas dicas para gerenciar suas redes sociais mesmo que você não tenha suporte especializado e faça tudo sozinho.

5 dicas para gerenciar as redes sociais da sua própria marca

Como sabemos que nem sempre é possível contar com o trabalho de um Social Media, separamos também algumas dicas práticas para o seu dia a dia conduzindo as redes sociais.

Com essas dicas, você garante que está criando conteúdo de forma consistente e proveitosa para a marca. Veja algumas formas de trazer um ar profissional para a gestão das suas mídias:

#1 Use hashtags (mas com consistência)

As hashtags são uma forma de garantir que as pessoas que não te acompanhem encontrem você. É comum vermos postagens de empresas com várias hashtags. A razão para isso é que essa técnica ajuda com a visibilidade sem precisar anunciar.

No entanto, é válido mencionar que é preciso ter coerência na escolha das tags. Preocupe-se em ter, previamente, uma pesquisa de palavras-chave para usar. Pesquise, nos canais que você atua, tags que a sua persona pesquisa para encontrar as soluções que você oferece.

Assim, você pode garantir que o público desejado encontre você. Optar por várias hashtags aleatórias escolhidas arbitrariamente pode até trazer novos usuários para sua conta. Mas nada garante que terão o perfil da sua persona.

Para concluir, não se esqueça de segurar a onda na quantidade de hashtags. Priorize os 5 mais importantes para cada post para não “poluir” o conteúdo.

#2 Desapegue das métricas de vaidade

Se até o próprio Instagram desapegou dos likes, quem somos nós para não fazer o mesmo?!

As métricas de vaidade podem ser a principal causa da sua frustração na gestão das redes sociais. O número de seguidores e curtidas em uma conta não reflete um resultado real.

O que te garante que você está conquistando resultados é ter um público engajado, que compartilha e comenta suas postagens porque elas são simplesmente irresistíveis.

#3 Dê o devido valor para o impacto visual dos posts

Exceto por microblogs como o Twitter e outros, as redes sociais são majoritariamente movidas por estímulos completamente visuais. Fotos e vídeos têm um apelo enorme e isso vai para além do nosso querido Instagram.

Nesse contexto, é importante que você dê o devido valor para o impacto visual dos posts. É isso que vai garantir que sua persona pare de rolar a tela infinitamente para ver o que você tem a dizer.

#4 Faça eventos e campanhas especiais para estimular engajamento

Já que o engajamento é o X da questão, como vimos na dica 2, é válido pensar em formas de estimular esse impulso. Posts com sorteios, campanhas de estímulo para marcar amigos e conteúdos que facilitem a sensação de empatia por parte da persona são essenciais.

As pessoas precisam se identificar com a sua marca como se ela fosse uma pessoa. E as redes sociais tem o ar intimista que você precisa pra isso. Então, cuidado para não forçar muitas postagens institucionais e de ofertas de produtos.

#5 Planeje com antecedência

Por fim, uma dica simplesmente indispensável: planeje o que será feito. Mesmo que você só possa planejar semanalmente por falta de tempo, não deixe de fazê-lo.

O calendário editorial te dá segurança para refletir mais sobre o que será publicado e por qual razão. Além de dar mais visão sobre as datas, fatores externos que possam influenciar o desempenho dos posts, etc.

Ele pode ser a “alavancada” que você precisa!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de redação da Marfin Co., site de marketing digital repleto de conteúdos gratuitos para leitura.

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