ração

Tipos de ração: saiba as diferenças

A ração é uma das formas mais práticas de garantir que a alimentação do seu felino seja saudável e balanceada. Esse tipo de alimento costuma ser elaborado por profissionais e levar em conta as necessidades específicas do seu animal, dependendo da raça e do porte, por exemplo.

No entanto, escolher a opção perfeita pode ser um desafio. Há uma enorme diversidade de sabores e tipos de ração seca para gato. Isso sem falar na versão úmida, nos sachês e nos petiscos. Por isso, as informações a seguir podem te ajudar a fazer boas escolhas.

Seca ou úmida?

Os dois tipos de ração costumam ser balanceados e atender às necessidades nutricionais do seu gato. No entanto, elas têm algumas diferenças significativas que você deve considerar antes de investir.

As rações úmidas, que vêm em sachês ou latas, costumam ser as preferidas dos felinos porque suas características de cheiro e sabor as fazem mais apetitosas. Elas também ajudam na hidratação dos gatos, o que é ótimo para aqueles que bebem pouca água.

No entanto, as rações úmidas são mais caras e duram menos no pote que as secas, podendo azedar ou atrair insetos. Nesse quesito, as secas saem na frente, pois são mais baratas, fáceis de armazenar e têm maior durabilidade.

Uma boa ideia é mesclar os dois tipos de ração, oferecendo a seca na maior parte das refeições e um sachê por dia da úmida, por exemplo. Assim, você agrada o felino e cuida da hidratação dele sem gastar muito.

Comum, standard, premium ou super premium?

Em geral, as rações comuns já atendem todas às necessidades nutricionais do seu pet. No entanto, elas podem ser feitas com ingredientes de base vegetal e menor valor nutritivo. 

Se você puder pagar um pouco mais, vale investir nas comidinhas do tipo premium. Elas são elaboradas com ingredientes de melhor qualidade, mais ricas em proteínas animais, garantindo mais energia e melhorando a digestão.

As rações de categoria superior também costumam controlar melhor a quantidade de carboidratos, que não são bem digeridos pelos felinos, prevenindo a obesidade. Escolha esse tipo de alimento especialmente se o seu pet é idoso ou tem algum problema de saúde crônico.

Os alimentos do tipo standard são uma boa alternativa de meio-termo, pois têm qualidade melhor que as rações econômicas, além de não custarem tão caro quanto o tipo premium e super premium.

A idade faz diferença?

Independentemente da marca ou da categoria da ração, na embalagem, você vai notar indicações por faixa etária, sendo importante estar atento a elas. Os gatos filhotes precisam de mais nutrientes e aminoácidos, por isso, as rações para essa fase são enriquecidas para suprir essa necessidade.

Por outro lado, os gatos adultos não devem comer a ração dos filhotes porque o alimento pode favorecer a obesidade. Por sua vez, os idosos também precisam de uma alimentação menos calórica que os adultos jovens.

Castrados ou não castrados?

Os gatos castrados tendem a comer mais que o necessário, por isso, correm maior risco de obesidade, especialmente se vivem em apartamentos e ambientes com pouco espaço ou estímulo. As rações desenvolvidas especificamente para esses animais costumam ter mais fibras, que aumentam a sensação de saciedade.

Como escolher o sabor?

Frango, carne, vegetais, peixe, atum, pescado, costela, carneiro e mais uma infinidade de opções de sabores estão disponíveis no mercado. Então, como saber qual é o melhor? Fácil: aquele que o seu gato mais gostar. Em geral, alimentos da mesma marca e categoria têm a quantidade semelhante de nutriente, o que muda é somente o sabor no paladar do seu gato.

Se o seu pet é adulto e saudável, vale oferecer várias opções obedecendo às regras de transição sugeridas nas embalagens — e prestar atenção naquela que ele mais gosta. No caso dos sachês, você também pode variar e oferecer um sabor diferente a cada dia, desde que o seu gato não recuse nenhum.

Texto: Gear Seo