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Guia de Anúncios nas Redes Sociais de 2021

Investir em anúncios nas redes sociais faz com que a empresa em questão consiga uma nova audiência, permitindo que encontre seguidores mais qualificados, podendo se tornarem leads com maior probabilidade de conversão.

E trabalhar nas redes sociais não é uma tarefa tão simples quanto se parece ser. Com as plataformas colocando cada vez mais seus algoritmos para limitar o alcance orgânico das publicações, diversas marcas estão colocando parte de seus investimentos em publicidade para impulsionar anúncios em redes sociais.

Nosso objetivo ao idealizar o Guia de Anúncios nas Redes Sociais de 2021 é ajudar tanto quem está começando como quem já trabalha com este tema e quer se manter atualizado.

Principalmente porque, a cada ano, as dúvidas sempre surgem e as novidades em relação a formatos, linguagens e investimentos aparecem. 

Ficou interessado em saber as vantagens e desvantagens de investir em anúncios nas redes sociais?

Entenda tudo o que vai ser necessário para ter sucesso nos anúncios no Instagram, no LinkedIn, Facebook e demais redes sociais. Vamos nessa!?

O ponto inicial dos anúncios nas redes sociais

Quem está começando agora neste universo de investir em redes sociais pode ter se deparado com diversas siglas diferentes nas plataformas de anúncios.

CPC, CPD, CPA, CPM são algumas das diversas abreviações para tipos de cobrança envolvendo os anúncios nas redes sociais, que podem ser traduzidas como:

  • CPC – Custo por Clique – Anunciante define o preço por cada clique no que foi anunciado;
  • CPD -Custo por Disparo – O anunciante define o valor que vai pagar pelo disparo, aparecendo em plataformas como o LinkedIn Ads, quando usado o formado in-mail. 
  • CPA- Custo Por Aquisição – Quando o anunciante define o valor a ser pago por conversão. 
  • CPV – Custo Por Visualização – Quando se define o valor a ser pago pela visualização de um determinado vídeo. 
  • CPM – Custo Por Mil impressões – Preço a definido anteriormente ser pago a cada 1.000 visualizações do anúncio exibido.
  • CPE – Custo Por Engajamento – Quando o anunciante define o valor a ser pago por interação com o anúncio, seja ele uma curtida, clique no link, visualização de um vídeo ou favoritar/curtir. 

Depois de entender isso, você deve tentar entender qual o foco que sua campanha deve ter e separar uma verba para anunciar algum tema de sua preferência nas redes sociais.

O ideal é levar em conta, acima de tudo, qual o motivo principal da realização desse anúncio.

Se você pensa em levar mais acessos para seu site ou captar leads, os tipos de anúncios devem ser diferentes, principalmente considerando as mais diferentes plataformas de anúncios. 

As vantagens e desvantagens de investir em anúncios em redes sociais

Vantagens

Quem investe em anúncios em redes sociais consegue, caso faça tudo corretamente, aumentar rapidamente a base de seguidores.

Os anúncios em redes sociais ajudam a chegar a novos públicos e apresentar sua marca ou negócios para possíveis leads qualificados, muito mais do que se estivesse feito de forma orgânica. 

Os anúncios nas redes sociais também ajudam a ganhar relevância e entrar em outros nichos, os quais você ainda pode não estar inserido, mas que possui potenciais clientes.

Com a segmentação dos anúncios em redes sociais, você consegue testar novos públicos e qual a aderência deles com a sua marca. 

Outra vantagem a ser destacada é os anúncios em redes sociais podem ser mais baratos que um em mídia OOH, conseguindo retorno mais rápido, além da possibilidade de mensurar os resultados. 

Desvantagens

Nossa primeira dica é que você deve diferenciar um seguidor um lead qualificado para compra. Ter seguidor não significa necessariamente que eles são potenciais clientes da sua empresa. 

O seguidor, por exemplo, pode estar em um outro momento do funil de vendas e se você investir seu dinheiro fazendo anúncios para o público errado, o retorno é bem mais difícil. 

Mas ainda assim sabemos que investir dinheiro em anúncios em redes sociais gera outra dúvida: quanto dinheiro colocar na plataforma?

Quem está começando com isso encontra problemas em conseguir separar uma parte da receita da empresa para promoção de posts.

É importante ser bem assertivo na seleção do público para os seus anúncios no Facebook ou em qualquer outra rede social.

Onde fazer os anúncios em redes sociais?

Cada uma das redes sociais utiliza uma plataforma diferente de anúncios, a não ser o Facebook Ads e o Instagram Ads, que utilizam da mesma plataforma por serem da mesma empresa. 

Como fazer anúncios no Instagram Ads?

Os anúncios para o Instagram são feitos pelo o gerenciador de negócios do Facebook. O primeiro passo é vincular seu perfil do Instagram a uma página do Facebook.

Depois disso, a campanha pode ser feita no Gerenciador de Anúncios, que permite a escolha de diversos objetivos diferentes para cada campanha. 

O Instagram possui uma série de formatos para anunciar nesta rede social. Você pode fazer anúncios em:

  • Vídeos;
  • GIFs;
  • Carrossel de Imagens;
  • Stories;
  • Enquetes;
  • Arrasta para cima;
  • Imagens com cliques para compra de produtos.

Como fazer anúncios no Facebook Ads?

A criação de anúncios no Facebook também é feita pelo Gerenciador de Anúncios.

A vantagem de usar esta plataforma é a interatividade, visto que dentro dela você pode definir que o seu anúncio apareça tanto no Instagram como no próprio Facebook. 

Desta forma, o próprio algoritmo do Facebook ajuda a direcionar o anúncio para a plataforma que está performando melhor. 

Como fazer anúncios no TikTok Ads?

Com o foco mais forte no público jovem, a linguagem do TikTok é mais diferenciada. Desta forma, o planejamento deve ser muito mais assertivo para entender se o seu público de fato é um usuário da plataforma. 

Em nosso blog já falamos do TikTok For Business e você consegue saber mais detalhes clicando aqui. 

Como fazer anúncios no Linkedin Ads?

O LinkedIn é uma rede social focada em negócios, sendo dominado por empresas e profissionais qualificados.

Então, anúncios no LinkedIn devem ser feitos caso você busque parceiros comerciais, principalmente novas empresas, ou tenha um produto que atenda os profissionais. 

Anúncios no LinkedIn Ads são mais caros que em outras plataformas, como no Instagram Ads, por exemplo. No entanto, ela tem um perfil de usuários mais qualificados, com uma maior taxa de conversão. 

Se você deseja fazer anúncios, o primeiro passo é ter uma página profissional na plataforma.

Na sequência, na parte de ferramentas administrativas da sua página, inicie os anúncios pelo Gerenciador de Campanhas.

Como fazer anúncios no Twitter Ads?

Esta é uma plataforma que tem opções únicas de posts patrocinados. Ele oferece opções diferentes de posicionamento, seja ele como primeira visualização do usuário do Twitter ou no meio do feed.

Para fazer qualquer anúncio, crie uma conta no Twitter e depois selecione a opção Twitter Ads nas configurações da conta. 

Conclusão

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Caso tenha interesse em saber mais sobre marketing digital e negócios, conheça nosso blog e se precisar de uma ajuda profissional, busque a Você Digital Propaganda