Tipos de marketing – Os principais e suas estratégias

Em parceria com a Ciclo Digital, uma agência para e-commerce, elaboramos este conteúdo exclusivo para conhecer os tipos de marketing é um passo essencial para saber como investir da maneira correta, sempre com o objetivo de fazer o seu negócio crescer, conquistar mais clientes, fidelizá-los e assim propagar sua marca por todos os lados.

Entretanto, mais do que investir, saber as estratégias corretas e mais assertivas para a sua fase de negócios é essencial na busca por bons resultados e atingir o objetivo estabelecido.

Conheça os tipos de marketing

Aqui listamos os principais tipos de marketing que existem e a estratégia por trás de cada um deles.

Data Driven Marketing

Data Driven Marketing é o tipo de marketing voltado a dados. Todas as análises feitas através das coletas de informações dos usuários na rede serão extremamente úteis para formar campanhas cada vez mais assertivas.

De acordo com a estatística do Gartner e IDC, a quantidade de dados no mundo está dobrando a cada dois anos, ou seja, atingirá 40 trilhões de gigabytes em 2020. Com isso utilizar-se de dados e deixar de lado os achismos será o novo desafio dos profissionais de marketing do futuro.

Marketing Direto

Empresas que possuem pouco recurso financeiro e buscam atingir o seu público de forma direta, procuram utilizar estratégias do marketing direto para alavancar suas vendas como também fidelizá-los. Entre algumas estratégias podemos citar: o envio de mala direta, ações de telemarketing, uso de catálogos ou a própria venda pessoal, como é o caso de empresas como Hinode, Mary Kay ou até mesmo Avon.

Marketing Indireto

O marketing indireto ou invisível, procura driblar as formas mais convencionais de expor seus produtos, de forma que o público não consiga ignorá-los e em um cenário que prenda a atenção do consumidor consiga expor a sua marca. Um exemplo deste tipo de marketing são os merchandising ou um ator contracenando expondo uma marca, seja ele utilizando um carro ou até mesmo o aplicativo do banco. Você acaba não percebendo ser uma propaganda e fica como se fosse a própria atuação no filme ou novela.

Marketing Social

O marketing não é feito somente de causas comerciais, vendas de produtos ou serviços. No marketing social, o objetivo é vender uma causa social, um problema que existe na sociedade e através dos esforços de marketing e comunicação, direcionar para que esses problemas sejam erradicados ou diminuídos. Um exemplo que temos são programas na TV arrecadando fundos para instituições de caridade.

Endomarketing

Este tipo de marketing está voltado para dentro da companhia. Assim como outros tipos de marketing que busca atender as necessidades dos clientes, o endomarketing procura atender as necessidades do cliente interno, ou seja, o colaborador.

Através da comunicação e ações efetivas procuram atender as expectativas e proporcionar um ambiente agradável que faça com que seus resultados possam ser elevados.

Marketing de exclusividade

Entre os tipos de marketing, o marketing de exclusividade procura se comunicar com um público restrito, como exemplo o mercado de luxo, onde a exclusividade e a escassez são essenciais para caracterizá-lo.

Para essa estratégia, gerar desejo em seus consumidores é fundamental para conquistar o mercado e manter a identidade da marca.

Marketing de Nicho

Estratégias voltadas para nichos de mercado, procuram atender a públicos pouco ou mal atendidos, tendo como objetivo sair do marketing de massa e se especializar em determinado nicho de segmento.

Por ter a especialização cada vez maior, devido ao foco naquele mercado, a comunicação se torna cada vez mais próxima e direcionada ao público, conseguindo assim extrair maior valor percebido do cliente.

Marketing de fidelização

Assim como conquistar novos clientes, procurar retê-los e fideliza-los é uma das funções do marketing de fidelização. Através de suas ações busca-se desenvolver propagadores da marca, pessoas que falem bem e divulguem para seus amigos e familiares. Aumentando assim, o reconhecimento e valor da marca.

Uma empresa que trabalha bem neste tipo de ação é a Apple. Com certeza você já encontrou adoradores da marca que divulgam seus produtos gratuitamente e de forma genuína.

Outbound marketing

Ações de outbound estão ligadas a captação direta de clientes, algo que contraponha ao próprio Inbound marketing que tem por trás todo o relacionamento para conclusão de venda. Através de ações de panfleto, flyers, telemarketing ou outra ação direta, faz desta estratégia uma forma de captação ativa e direta.

Inbound marketing

Cada vez mais presente na vida do departamento de marketing e vendas, o inbound marketing essencialmente consiste na estratégia de captar mais clientes, porém utilizando de ações educativas através de conteúdos.

Ao contrário de outros tipos de marketing que vão atrás do cliente, essa estratégia busca que o cliente vá até você. Entende-se que boa parte do mercado não está no momento de compra, enquanto as ações diretas brigam por 3% pronto, o inbound marketing procura atingir os demais, preparando-o para a compra.

Marketing de conteúdo

Um braço do inbound marketing, o marketing de conteúdo procura através de suas ações de conteúdo, educar e trazer maior valor a marca através de publicações em blog, postagens em redes sociais ou qualquer outro tipo de conteúdo rico e interessante que faça com que o consumidor se aproxime da sua marca, conhecendo-a e ao final comprando dela.

Marketing promocional

O marketing promocional procura despertar a necessidade e desejo por determinado produto ou serviço. Muitos atrelam esse tipo de estratégia com ações de desconto, entretanto, seu leque é bem maior, onde possuem ações de brindes, amostras grátis, sorteios, entre outras que além de alavancar as vendas, contribui para fidelizar o cliente.

Marketing de guerrilha

Talvez o que busca formas mais incomuns de atingir o público, o marketing de guerrilha procura fazer uma ruptura com qualquer meio de divulgação e faça com que suas ações sejam plenamente atingidas e percebidas pelo público.

De forma bem criativa e muitas vezes pouco custosas, essas ações geram um boom na mídia, promovendo com sucesso a marca. Podemos citar como exemplo, uma ação do Burger King em dia de Hallowen, onde se fantasiou como fantasma de Mc Donalds (principal rival) para assustar os clientes. Criativo e provocador, um case de sucesso.

Marketing de proximidade

Não só o varejo online que vive de grandes tendências e inovações, hoje o varejista físico possui uma grande oportunidade de aumentar os resultados do seu negócio, através desse tipo de marketing. Em resumo o marketing de proximidade tem o objetivo de trabalhar estratégias de geolocalização para atrair os seus clientes e consumidores para as suas lojas físicas, para você ter uma ideia, as tecnologias que envolvem essa estratégia podem impactar clientes que estão a 1m de distância do seu negócio.

Marketing mobile

Acessar as redes sociais, ler emails e noticias pelos dispositivos móveis já não é mais uma tendência e sim uma realidade no cotidiano, por isso as empresas devem estar preparadas em como melhorar as suas estratégias mobile frente aos seus clientes e consumidores.

Conclusão

São muitos os tipos de marketing que existem e as enormes possibilidades de alcançar seus objetivos, basta a empresa identificar seu momento, condições e traçar a melhor estratégia para se comunicar com o público.

Independente do tipo de marketing que for utilizar, não deixe de investir no marketing para alavancar seus resultados.

 

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Texto: Ciclo Agência Digital

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