negócios

Entenda o que é e as possibilidades do despachante aduaneiro

No mundo dos negócios há muitos tipos de profissões e possibilidades. A cada dia mais aprendemos uma e entendemos suas funções. Assim, também entendemos que todas elas são extremamente necessárias para o pleno funcionamento social.

Jornalismo, despachante sp, médico, consultor de estilo, entre diversos outros tipos de profissionais estão sempre se formando e disponíveis para resolver todos os problemas, dúvidas e questões que estão ao seu alcance.

Enfim, são muitos tipos e hoje tentaremos explicar sobre um, que se relaciona com importação e exportação, principalmente quando é relacionado com a alfândega.

Para que seja possível entender um pouco mais sobre o que queremos falar, acompanhe este texto, pois iremos ajudar a entender sobre outro tipo de profissão que, por sinal, é muito necessária hoje em dia. Leia e confira.

Aduaneiro

Falaremos agora sobre um profissional chama despachante aduaneiro, que recebe o poder de apresentar documentações de normas tributárias em alfândegas, a partir da permissão de um exportador ou um importador.

Ou seja, ele faz basicamente a representatividade de interessados perante todos os tipos de órgãos, também chamados de interveniente governamentais que podem proporcionar o controle aduaneiro e também bancos, empresas, operadores, armazéns, etc.

Esse tipo de profissional presta também serviços de assessoria a importadores e exportadores que necessitam da liberação aduaneira de todas as mercadoria que a eles são destinadas ou que serão enviadas a outros locais.

Assim, o despacho aduaneiro trabalha com alguns serviços como:

  • Processos administrativos;
  • Processos legais;
  • Processos tributários;
  • Processos técnicos;
  • Processos operacionais.

Esse tipo de trabalho é realmente muito complexo, assim como o seu entendimento. Isso porque ele necessita de conhecimentos técnicos e também mais operacionais e especializados, principalmente para mandar processos para o exterior.

Além disso, a profissão é cheia de regras rígidas, que são vistas como complexas e necessitam realmente de pessoas muito entendidas do assunto para que seja possível entender um pouco mais sobre tudo isso.

Porém, essa profissão é a única de comércio exterior que é regulamentada em lei pelo Governo Federal do Brasil. Isso permite um crescimento diferenciado desse meio para que as pessoas possam se profissionalizar.

Enfim, esse despachante ou ajudante só pode ser feito a partir de pessoas físicas inscritas em um registro de despachantes aduaneiros pela Secretaria da Receita Federal, para que seja possível trabalhar de forma correta e dentro da lei.

Serviços relacionados aos negócios

Primeiramente, iremos falar sobre a comissária de despachos aduaneiros, que é quem realiza todos os tipos de razões burocráticas em todos os tipos de segmentos de importação exportação.

Esse serviço se torna responsável pela emissão de diversos tipos de informações como:

  • Registro de emissão de exportação;
  • DDE;
  • DSE;
  • Classificação fiscal;
  • Emissão de certificados.

Além disso, ainda realiza análise de documentos que podem ser vindos do exterior, apuram todos os tipos de impostos, acompanham e monitoram navios e todos os transportes, fazem emissões e afins.

Por ser necessário entender sobre documentações do exterior, há outro serviço necessário, que é a contratação de empresas de tradução, para que seja possível entender todos os tipos de informações, das mais básicas até as mais importantes.

Empresas que trabalham com esse tipo de tradução, são as que possuem serviços mais específicos, o que muitos tipos de pessoas e empresas necessitam, justamente pela necessidade de perfeição de tradução e por causa de todos os termos diferenciados e muito específicos que devem ser desvendados.

Por fim, falaremos de mais um tipo de trabalho relacionado que deve andar sempre lado a lado com os despachantes, que é o que uma empresa de sublimação faz.

De modo geral, esse serviço consiste em fazer impressões de todos os tipos possíveis que o mercado necessita.

Ou seja, desde lonas plásticas, até papéis diferenciados, a sublimação irá transferir as informações para todos os tipos de superfícies, desde uma arte gráfica em camisetas até uma em uma porcelana ou vidro.

Isso porque há muita papelada e muitos dos papéis devem ser especializados e diferenciados, além das impressões e dos registros. Como o trabalho necessita de muita seriedade e nada de fraude, tudo isso deve ser feito em um local de confiança.

Essas foram as principais dicas e, claro, atividades que um tipo de profissão diferenciada como essa chamada de despacho aduaneiro faz. Caso, tenha se interessado, procure saber mais profundamente e invista em seus sonhos.