Táticas de sobrevivência do seu empreendimento

Garantir a sobrevivência do negócio é o objetivo de qualquer empreendedor.

Isso é fato. Porém, na prática a coisa é diferente e muitas vezes o gestor se vê diante de alguns desafios que necessitam de muito estudo e conhecimento para serem superados.

Para garantir a sobrevivência do seu empreendimento é necessário olhar o seu negócio de forma diferenciada.

Fazendo isso e com algumas métricas é possível estender a sobrevivência do seu empreendimento por muito tempo. Basta persistir e ter perseverança e também, algumas táticas que podem auxiliá-lo.

Dicas de sobrevivência do seu empreendimento

1 – Planejamento

Para tudo na vida é necessário ter planejamento. Podemos garantir que a sobrevivência do seu empreendimento está alinhada com o planejamento dela.

No universo do empreendedorismo ter um planejamento é fundamental, por isso modele o seu negócio baseado dentro de um plano que estruture mensalmente, semestralmente e anualmente.

Trace metas e objetivos, tenha um plano de ação e deixe na planilha de planejamento do seu empreendimento. 

 

2 – Entenda seu mercado

Assim que conseguir planejar certinho o modelo de negócios que vai garantir a sobrevivência do seu empreendimento, é hora de estudar o seu segmento, ou seja, o mercado que recebe sua marca ou produto.

Por isso, a dica que damos é saber onde pisa. Identifique o seu nicho, conheça seu público-alvo (saiba suas dores, necessidades, realidades e desejos) estude métricas que manterão o consumidor fiel ao seu negócio, personifique da melhor maneira possível para que você faça sua empresa crescer.

 

3 – Tenha um planejamento financeiro

Outra tática de sobrevivência do seu empreendimento está no planejamento financeiro dele. Sim, é preciso cuidar da saúde financeira da sua empresa e priorizá-la, para que você sobreviva a crises futuras.

Anote tudo que entra e sai do seu caixa. Priorize o pagamentos dos fornecedores e busque os melhores descontos para poder fazer o fluxo de caixa do seu negócio.

Caso contrário, procure ajuda de quem entende do negócio como o Sebrae. Eles têm dicas de planejamento financeiro para empreendedores e pedir ajuda nunca é demais.

 

4 – Tenha uma boa comunicação

A boa comunicação é fundamental para a sobrevivência do seu empreendimento.

Não estamos falando de comunicação e marketing, que é essencial para qualquer negócio, mas sim, da comunicação clara e objetiva para com todos da empresa, inclusive os clientes.

Formalize a boa comunicação entre os contratos de fornecedores, contratos de colaboradores, consultorias e prestadores de serviços.

Isso faz com que soe positivo o seu método de trabalho e faz manter a transparência do seu empreendimento.

 

5 – Seja destaque!

Pode parecer bobeira, mas independente de seu produto já ser aceito no mercado, pense em ser destaque com ele. Analise a concorrência e trace metas que te destaquem ainda mais que eles.

Tenha um diferencial, isso faz toda a diferença na hora do seu potencial cliente chegar até você e se tornar um garoto propaganda da sua marca.

Lembre-se que o seu diferencial será um impulso dentro do mercado, por isso, para sobreviver é necessário inovar. Aposte nisso!

 

6 – Pense alto

Se você entrou no mundo do empreendedorismo foi pensando em expandir, certo?

Por isso, não deixe nada abalar as estruturas do seu eu empreendedor e busque sempre pensar alto para a sobrevivência do seu empreendimento. Por isso, busque conhecimento, analise os investimentos e dedique seu tempo para alçar voos altos.

Por isso, tenha uma escala de valor e a faça prosperar. Pense nas possibilidades e agarre-as.  

 

Conclusão

Sabemos que o empreendedor brasileiro corre riscos diariamente. Ele erra e aprende com seus erros e se reinventa.

Está no DNA do empreendedorismo acreditar e esperançar. Por isso, siga as táticas acima e ponha em prática nas ações e estratégias do seu negócio. 

O bom gestor é precavido e sabe como caminhar perante os obstáculos. Ele precisa só de uma boa orientação e de confiança. Ah, e de muito planejamento também.