Sua conta foi banida? Aprenda como reverter e não ter a conta do Instagram excluída novamente!

Utilizar rede social atualmente, é algo muito comum, por muitas vezes até necessário. O Instagram, por exemplo, disponibiliza ferramentas bastante úteis para quem deseja empreender na internet.

No entanto, o que muitas pessoas passam despercebidas, são as regras que a plataforma impõe, sendo que a violação dessas regras pode resultar em banimento temporário ou até mesmo definitivo da plataforma.

Você tem conhecimento dessas regras? Sabe o que fazer quando for banido? E o que fazer para que isso não ocorra? Tudo isso será explicado no artigo de hoje, confira!

Você sabe o que significa Showban no Instagram?

O termo significa um banimento de contas e hashtag inapropriadas. Embora seja mais recorrente no Instagram, ainda serve para outras redes sociais.

Além disso, o termo também não é uma novidade. Isso porque os usuários começaram a utilizá-lo em 2006, no entanto, passou a ter mais popularidade a partir de 2017.

Geralmente, este é um banimento “escondido”, já que você não sabe que a sua conta fica invisível em pesquisas e também para novos usuários. Somente os seguidores mais velhos podem ter acesso às suas publicações, isso acaba te deixando sem engajamento algum.

Vale salientar que atualmente o Instagram é uma das plataformas mais consolidadas no mercado digital, onde empresas e empreendedores podem impulsionar o seu negócio. Dessa forma, perder engajamento é muito prejudicial, levando a:

  • Falta de seguidores;
  • Falta de parceiros;
  • Riscos de diminuir as vendas;
  • Entre outros detalhes.

Contudo, só é possível perceber que a sua conta foi banida quando você percebe que suas métricas estão baixas e não te trazem o mesmo retorno.

Quais são os motivos de banimento do Instagram?

Com a última atualização da política de uso do Instagram, foram reforçadas e ampliadas várias exigências de uso. Entre as normas mais rígidas, estão aquelas que têm o objetivo de diminuir a incitação ao ódio a determinados grupos.

A partir disso, milhares de contas na plataforma foram e ainda podem ser banidas de modo temporário ou até mesmo definitivo. Contudo, algumas contas podem ser banidas sem uma razão aparente. Por isso, vamos trazer alguns motivos de banimento da plataforma, confira!

1.Seguir muitas contas e realizar atividades exageradas

Se você começar a seguir muitas contas em um período breve, provavelmente sua conta será banida. Além disso, quando o usuário passa a interagir exageradamente com outras contas através de comentários e likes, a conta também será vetada. 

A situação também não é muito diferente em casos de fazer várias publicações em um período breve.

2.Publicações que possuem direitos autorais o que infringem as políticas do Instagram

Qualquer tipo de conteúdo que infrinja as regras comunitárias do Instagram, pode ser considerado um pivô para o banimento da conta. Inclusive, os conteúdos que são protegidos através de direitos autorais.

Além do mais, pornografia infantil, violência e incitação ao ódio também são intoleráveis para a plataforma.

3. Denúncias de outros perfis da plataforma

Se por acaso muitas pessoas fizeram denúncias do seu conteúdo, é provável que sua conta seja, de forma automática, banida ou removida, após o seu conteúdo ser analisado.

Isso serve para conteúdos inapropriados, comentários de viés racistas e xenofóbicos, assédio inflexível a um grupo discriminado específico, entre outros tipos de violações.

4. Início de sessões em atividades suspeitas

Em situações que a conta é acessada por vários dispositivos em um mesmo período, ou até mesmo se o IP de acesso corresponde a uma zona distante na qual você normalmente acessa, por segurança, a rede social irá banir temporariamente a conexão.

5. Utilização de hashtags inapropriadas

Sim! Elas também estão incluídas no pacote. Se por algum motivo, você utilizar hashtags que a plataforma entende como inapropriada. 

Um bom exemplo para isso é o uso daquela famosa hashtag #sextou. Calma, que já vamos te explicar o motivo. Alguns usuários estrangeiros, entenderam este termo como um convite a atividades sexuais.

Isso porque a hashtag lá pode ser entendida como Sex to u. Sendo assim, este trocadilho incidental causou pouca simpatia às políticas da plataforma, limitando o alcance da gíria. 

O que fazer quando sua conta for banida?

Caso você não concorde com o banimento aplicado, é possível recorrer a central de ajuda do Instagram. 

Primeiramente, você terá que procurar um formulário disponível na plataforma. Ao encontrá-lo, você deve preencher todas as informações necessárias com a finalidade de comprovação de identidade.

Depois de enviar o formulário preenchido, a rede social gerará um código de verificação, no qual será enviado através de um e-mail. Esse código precisa ser colocado no quadro que aparece após o formulário de ajuda.

Normalmente, a plataforma solicita que o usuário registre uma selfie como comprovação de que se trata do mesmo proprietário daquela conta. Vale ressaltar que na foto o seu rosto deve estar evidente, tornando os traços faciais reconhecíveis.

Quais medidas devem ser tomadas para evitar o banimento?

Certamente, ninguém quer ser banido do Instagram. A maneira mais fácil de evitar isso, é seguindo todas as regras que foram apresentadas durante este conteúdo.

No entanto, para te dar uma “mãozinha”, separamos algumas dicas que podem ser de grande valia para que isso não ocorra. 

Não se empolgue com as plataformas de automação

Sabe aquelas plataformas que prometem ao usuário ganhar seguidores de forma mágica? O perigo mora aí! Isso porque elas acabam comprando contas que o seguem ou automatização de curtidas ou comentários variados.

Tenha atenção ao que você posta

Caso você tenha um excesso de denúncias sobre algo que você publicou, certamente sua conta será banida. Dessa forma, sempre respeite as opiniões e diferenças, sem atacar;

Evite o spam de comentários

O excesso sempre é suspeito na plataforma. Sabendo disso, ainda que seja inofensivo, não repita seus comentários por várias vezes.

Conclusão

Agora que você já sabe como se portar no Instagram, evitando banimentos. Vale lembrar que se trata de uma plataforma, onde é possível impulsionar qualquer tipo de negócio, desde que esteja dentro da lei.

Por isso, é bom sempre evitar que esse tipo de coisa aconteça. Mesmo que você esteja querendo conquistar mais clientes através do Instagram, não caia nessas armadilhas por aí.

A Green Digital é especialista em redes sociais. Dessa forma, contamos com estratégias assertivas para que sua empresa se torne uma referência nesta plataforma. Para saber mais, basta entrar em contato com um de nossos especialistas.