O que é um site administrável?

A cada dia que passa a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, atualmente existem maneiras de se comunicar, trabalhar e comprar coisas pela internet, principalmente quando se conta com um site bem montado.

Pois bem, por conta dessa evolução do comércio eletrônico e da popularização dos trabalhos “home office”, é fundamental que você que trabalha na área de e-commerce ou precisa apresentar seu trabalho na internet opte pela criação de um site administrável.

O que é um site administrável?

Esse modelo de site também é conhecido como “site gerenciável” é caracterizado por ser dinâmico, ter muita memória disponível e permitir que qualquer pessoa faça a atualização de conteúdo do site, por exemplo:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Textos;
  • Entre outros conteúdos.

Tudo isso, sem que tenham um conhecimento avançado de web design ou código fonte de site.

Vantagens do site administrável

Uma das maiores vantagens deste modelo de site é a possibilidade de você mesmo criar conteúdo e atualizar o site, sem que você tenha grandes conhecimentos sobre código fonte e web design. 

A memória é um dos carros-chefes desse tipo de website, pois é a característica que possibilita o carregamento de uma quantidade considerável de conteúdo, podendo ser imagens, vídeos, áudios, textos, entre outros formatos de conteúdo. 

A opção de fazer alterações no site a qualquer hora também é muito importante, pois se alinha com a possibilidade de você poder “subir” e excluir conteúdos de maneira mais fácil no seu site, agora a praticidade também entra em jogo. 

Você pode alterar os seus conteúdos de qualquer lugar, ideal para quem possui uma loja virtual e precisa atualizar constantemente os produtos disponíveis no site.

Outra gama de vantagens da criação de sites administráveis é a quantidade de ferramentas disponíveis para evoluir o seu site, ao todo existem oito ferramentas importantes que podem impactar diretamente em seus acessos e vendas.

Ferramentas de sites administráveis

É importante reforçar que existem algumas ferramentas bem importantes e interessantes nesse processo. Para clarear ainda mais o entendimento, continue a leitura e confira algumas delas:

Campo de busca

Fundamental para que seja proporcionada uma melhor experiência para o seu leitor ou cliente. 

Para lojas online o campo de busca é imprescindível, pois é o mecanismo mais fácil do cliente utilizar para encontrar o produto desejado. Se é um site profissional, a barra de procura também é importante, pois facilita o leitor na procura do material desejado.

Galeria de fotos

Para você que precisa inserir fotos no seu site, é imprescindível a presença de uma galeria de fotos. Este recurso é utilizado em acervos de fotógrafos, acervos de veículos jornalísticos e sites de lojas. 

No caso das lojas virtuais, o acervo de imagens é importante para que o cliente tenha o máximo de detalhes sobre a questão visual do produto que está sendo vendido, isso ajuda a dar mais credibilidade ao seu site.

Blog

É o espaço onde são publicados os textos em seu site, muito usados em sites de notícias, sites de resenhas de filmes e livros, acervos profissionais e acadêmicos e em lojas virtuais. Você pode inserir e excluir quantos textos quiser e quando quiser. 

O blog é importante para a atualização de conteúdo, pois o Google leva em consideração a frequência de publicações que seu site apresenta, isso passa a impressão de que você está se dedicando e produzindo um conteúdo que pode ser relevante para a plataforma, mas para que você consiga mais acessos é fundamental que este conteúdo seja otimizado.

Otimização Google

A otimização tem como objetivo alcançar o melhor ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google, são conjuntos de métricas que a plataforma leva em consideração para direcionar o ranqueamento do seu site. 

Essas métricas levam em consideração:

  • O conteúdo postado;
  • A responsividade do site;
  • A frequência de atualização do site;
  • A relevância do site;
  • O engajamento dos leitores ou clientes com seu site. 

Além disso, também facilitam a inserção de meta tags, melhores títulos e uso de palavras-chave no seu conteúdo. É importante ressaltar que um site administrável é melhor ranqueado que sites “normais”.

Área restrita

Este é um recurso muito utilizado por sites de comércio eletrônico, consiste em permitir acesso a determinadas páginas do site através de login e senha criados pelos clientes, restringindo informações para cada nível de acesso configurado.

Carrinho de compras

Outro recurso usado em praticamente todos os sites de comércio online, é fundamental para a organização do cliente sobre os produtos a serem adquiridos, o valor total da compra, prazo de entrega, quantidades de cada produto, entre outras informações.

Automatizações

Recurso usado para a captação de leads, facilmente identificadas em mensagens automáticas e atendimento de chat online de uma loja online, é muito popular em lojas virtuais para auxiliar o cliente em suas compras.

Interação automática

Uma ferramenta que pode ser usada em qualquer site administrável, mas também é muito usada para gerar leads, porém a sua principal função é receber engajamento com os feedbacks passados por clientes ou leitores, ideal para a evolução do site.

Precisando de Marketing de Conteúdo?

Precisando de conteúdo para seu site? A Projeto Web é uma empresa especialista em criação de site e marketing de conteúdo. Solicite um orçamento de site.