Softwares e tecnologia serão fundamentais para enfrentamento ao Coronavírus

O Brasil hoje está inteiro em ação ao que pode-se considerar ao maior momento de enfrentamento de crise na saúde pública mundial, devido ao novo vírus Corona (COVID-19). A situação terá impacto em diversas escalas, desde o poder público, área empresarial, até nas Organizações Não Governamentais.

Diante da pandemia, a tecnologia e tudo que nela está conectada serão ferramentas importantíssimas para auxiliar nas atividades relacionadas a criar soluções eficazes ou auxiliar as empresas para continuarem suas atividades.

 

  • Impacto da Tecnologia no cenário atual

 

Com a normativa da Organização Mundial de Saúde solicitando isolamento social, o primeiro impacto visível está relacionado a Internet. O aumento do uso e tráfego da rede pelas pessoas tem se comparado ao tráfego nos finais de semana, conforme dados do Comitê Gestor de Internet no Brasil. Um dos motivos trata-se do aumento de Home Office, adotado pelas empresas em grandes cidades do país.

  •  Ferramentas tecnológicas auxiliando nas ações contra o COVID-19

As organizações governamentais estão constantemente utilizando ferramentas tecnológicas que auxiliam no combate à pandemia do COVID-19:

– Drones sobrevoando cidades para solicitar que a população fique em casa;

– Utilização da 5G em alguns países, aumentando a conectividade e acesso a informações;

– Robôs que ajudam e atendem as pessoas que estão em isolamento social;

– Aplicativos de monitoramento real do COVID-19 pelo mundo;

– Peças hospitalares construídas por Impressoras 3D;

– Sistemas de pagamento de contas por aproximação do cartão de crédito;

Além de todos estes fatores, com a utilização da tecnologia está sendo possível encontrar maneiras de combater o COVID-19, com pesquisar, armazenamento e comparações de dados e informações em tempo real.

  •  Tecnologia para empresas e Organizações Privadas

A grande vantagem das empresas que optaram pela inclusão e tecnologias diferenciadas em suas atividades, é o fato de que seus processos já se adaptaram a mudanças e são monitorados e flexíveis, principalmente quando o sistema foi desenvolvido especificamente para o negócio.

Com ferramentas que podem ser acessadas remotamente, algumas empresas podem optar por colaboradores que trabalham online, não-presencial, acessando todos os dados necessários para a execução de um bom trabalho.

 

  • Importância da Tecnologia para Ações do Futuro

 

 Alguns cenários mundiais fazem com que pequenas e grandes empresas adaptem seus negócios para que não haja um choque de trabalho no futuro. A probabilidade de um fator externo modificar em grande escala a forma de trabalho é pequena. Entretanto, quando isso ocorre, a empresa que não estiver preparada, pode sofrer consequências econômicas.

A tecnologia é uma forte aliada para o enfrentamento de crises ou situações externas que não são possíveis contornar de forma eficaz. Sistemas integrados e de acesso remoto são ferramentas importantíssimas para que uma empresa continue ativa, principalmente quando os colaboradores realizam atividades home office (trabalho em casa)

Com planejamento, mesmo em tempo de crise mundial, as empresas já podem encontrar soluções no mercado que facilitarão para a continuidade de suas ações. Softwares de Gestão, Sistemas integrados, Canais de Comunicação através de aplicativos, são soluções estratégicas para modelos de negócio.