Seu negócio vai aderir à Black Friday? Saiba planejar a estratégia

A Black Friday é uma das principais datas para o varejo e o e-commerce brasileiro.

E se o seu negócio vai participar do evento, é preciso planejar a estratégia com antecedência para definir ações de Black Friday que sejam efetivas e tragam resultados. 

De acordo com dados da consultoria Ebit | Nielsen, empresa especializada em análise de mercado, houve um aumento de 25% nas vendas de 2020, em comparação com o ano anterior, totalizando R$4,02 bilhões na Black Friday 2020. 

Inclusive, ainda como foco nesta pesquisa, a expectativa para a Black Friday 2021 segue a tendência de crescimento de 2020. 

Para ajudar seu negócio, fizemos uma lista com diversas dicas para implementar uma estratégia de marketing e vendas que faça sucesso na Black Friday 2021. Confira abaixo:

Prepare-se para o aumento de demanda e imprevistos 

A Black Friday é um evento comercial com data para acontecer. Nesse período, a tendência é que as vendas disparem, por isso, é fundamental que você prepare sua loja para o aumento de demanda e os imprevistos que podem surgir. 

Independentemente de loja física ou e-commerce, seu negócio deve estar preparado para o crescimento exponencial das vendas na data. 

Com isso, é importante se atentar a diversos detalhes importantes, como o controle de estoque, demora na entrega, site instável, dificuldade na compra, esgotamento de produtos, entre outros. 

Tudo isso é fundamental para não ter imprevistos durante a Black Friday. E mesmo com tudo pronto, você deve se atentar a possíveis imprevistos e ter um “plano B” para cobrir falhas, como a adoção de canais alternativos, como o WhatsApp, caso o site saia do ar por conta do alto número de visitas. 

Crie ofertas exclusivas 

Uma das ações mais efetivas durante a Black Friday é a aposta em ofertas exclusivas. Essa é uma das maneiras de tentar ganhar a concorrência e fidelizar novos clientes nos dias do evento. 

Crie cupons para distribuir descontos na primeira compra e cupons para todos os usuários. Assim, você aumenta o engajamento da sua loja e potencializa as chances de venda. 

As ofertas exclusivas para os clientes devem ser distribuídas nas mídias sociais, em campanhas de e-mail marketing e vídeo marketing da empresa. Dessa maneira, você pode alcançar uma audiência muito maior do que normalmente tem em períodos comuns. 

Aposte no vídeo marketing para atrair mais clientes 

As campanhas em vídeo chamam muita atenção dos consumidores. De acordo com uma pesquisa do TopRank Blog, 73% dos profissionais de marketing usam o YouTube para distribuir seu conteúdo. 

Além disso, as principais redes sociais já possuem ferramentas para a postagem de vídeos nas plataformas. 

Os vídeos devem conter informações claras e relevantes sobre os produtos. A dica é usar as redes sociais, a plataforma do YouTube e os anúncios para atingir sua audiência, aumentar as vendas na Black Friday e melhorar as taxas de fidelização de clientes após o evento. 

Ofereça opções de pagamento facilitado 

O consumidor atual quer facilidade na hora da compra, principalmente em eventos como a Black Friday, em que eles são bombardeados de ofertas. Por isso, é fundamental adotar os mais variados meios de pagamentos para facilitar as vendas. 

Em 2021, novos meios de pagamentos estão se destacando no mercado brasileiro, como o PIX, as carteiras digitais e os pagamentos por QR Code. Portanto, é muito importante que a sua loja aceite todos os meios de pagamento possíveis. 

Planeje-se com antecedência 

A Black Friday sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Neste ano, o evento está marcado para o dia 26 de novembro. Com a data marcada, é muito importante que você desenvolva a sua estratégia para o evento com a maior antecedência possível. 

Pode parecer muito fácil, mas, para oferecer uma boa experiência de compras para os consumidores, é preciso ter todo o passo a passo planejado, do primeiro contato até o pós-venda. 

Com as nossas dicas, você poderá preparar sua loja para vender muito durante o evento. Independentemente do porte e do segmento do seu negócio, uma boa estratégia de vendas pode garantir números expressivos para a sua empresa, além de fomentar o crescimento da audiência do negócio. 

Texto: Gear Seo