Serviços terceirizados e seus detalhes

Cada vez mais, a parceria de empresas e instituições com o segmento de serviços terceirizados se fortalece. Na área de limpeza predial e hospitalar, o reconhecimento desses serviços é mais comum.

Isso porque toda edificação precisa de manutenção, reparos e limpeza na fachada (a manutenção, inclusive está prevista em lei), além de serviços de jardinagem e paisagismo.

Em uma cidade tão urbanizada e rodeada de prédios comerciais como São Paulo, há um movimento crescente de empresas especializadas em Limpeza de Fachada na Zona Sul, assim como em outras áreas.

Da mesma forma, há outras formas de prestação de serviço de forma terceirizada e que as pessoas muitas vezes não fazem ideia. O trabalho de perícia trabalhista, por exemplo, é algo que pode ser feito por um profissional liberal ou com ensino superior correlato de formar a exercer esse papel de forma terceirizada.

Ou seja, os serviços terceirizados permeiam todas as áreas e, com mudanças recentes na legislação brasileira, estão se tornando cada vez mais conhecidos.

Se de um lado há profissionais que enxergam de forma muito positiva esse movimento, de outro, há pessoas que são curiosas mas que, às vezes ficam desconfiadas. Quer saber detalhes importantes da rotina de quem trabalha dessa forma e de quem contrata? Continue a leitura deste artigo.

Perícia judicial trabalhista

Quando uma pessoa precisa questionar algo na justiça do trabalho, a imagem da burocracia logo vem à cabeça. É certo que fóruns civis e populares de justiça são uma alternativa interessante. Porém, com as altas demandas, contratar um Perito judicial trabalhista pode resolver o problema em tempo hábil e de forma mais prática.

A grande curiosidade dessa profissão é que ela pode ser feita de forma terceirizada. Sendo assim, os peritos podem ser profissionais autônomos, liberais ou que tenham alguma formação na qual consigam exercer a função.

Na prática, o profissional que se torna um Perito judicial trabalhista pode exercer uma série de funções consideradas burocráticas, como:

  • Confecção e apresentação de laudos técnicos;
  • Entrada em documentos e questionamento a revisão de benefícios;
  • Orientação e entrada na papelada em relação aos acidentes trabalhos;

Ou seja, além de prestar um serviço de utilidade pública, esse profissional que atua de forma terceirizada pode ajudar e muito as pessoas que não conseguem acessar a justiça de outras formas.

Além do trabalho técnico, outra vantagem de contratar esse serviço de forma terceirizada é a cobrança de honorários, que geralmente são mais acessíveis.

Limpeza de Fachada

A fachada, é literalmente o cartão de visita de um prédio e, portanto, precisa estar em boas condições de limpeza. Há recomendações nas normas que regulam o funcionamento dos condomínios, inspirada nas leis de urbanização que reforçam a importância deste serviço.

Sem uma limpeza adequada, as fachadas podem acumular sujeira, poeira e isso pode refletir em problemas como infiltrações e desgastes da pintura predial.

Por se tratar de um serviço que exige qualificação especializada e experiência, é comum recorrer à uma empresa de limpeza para contratação desses profissionais.

Geralmente, essas empresas já incluem na prestação de serviço os produtos de limpeza que são necessários, equipamentos e número de profissionais adequados para a atividade.

Por isso, antes de fechar uma parceria para limpar a fachada da edificação, é importante se certificar de alguns aspectos como:

  • Conhecimentos específicos da equipe sobre limpeza predial;
  • Disponibilidade de equipamentos de segurança para trabalho em altura;
  • Disponibilidade de limpeza e manutenção pelo número de horas/dias desejados;
  • Serviço realizado por profissionais especializado em tempo hábil;
  • Possibilidade de focar nas funções específicas do negócio;
  • Uma ótima relação custo-benefício.

Em São Paulo, a lei sugere que esse serviço seja feito a cada três anos, não só com o objetivo de deixar o prédio limpo mas também de evitar a poluição urbana. Em regiões movimentadas, com um número expressivo de edificações, a Limpeza de Fachada na Zona Sul é um serviço que pode ser facilmente encontrado.

Locação de Impressora

Todo escritório ou estabelecimento comercial conta com documentos. Apesar dos recursos da tecnologia, o uso da impressora ainda é muito comum nesses ambientes.

No entanto, diante da conscientização de consumo e de tantas campanhas de sensibilização para a redução de papel, a Locação de Impressora é um serviço em alta.

Além de não gastar com o equipamento, nem com sua manutenção, as pessoas que contratam essa opção de forma terceirizada não precisam mais gastar com tinta e, consequentemente, estão reduzindo o consumo de papel.

Além de ser uma oportunidade rentável de negócio no ramo terceirizado, o aluguel de uma impressora laser colorida, por exemplo é algo super positivo para os consumidores.

Naturalmente, impressoras coloridas gastam ainda mais papel e deixam mais resíduos no meio ambiente. Por isso, mudar a postura e apostar em serviços terceirizados pode trazer vantagens como:

  • Redução de custos operacionais;
  • Aumento da conscientização em relação ao consumo de papel;
  • Fortalecimento (mesmo que indireto) de um negócio que pode trazer medidas sustentáveis.

Em resumo, independente do serviço ou da necessidade da empresa, a prestação de serviços é um caminho que está aberto nas parcerias profissionais. Seja para não imprimir mais de forma inconsequente ou limpar a fachada predial com cuidado, a terceirização de serviços é um setor multifuncional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *