A importância da atualização contínua: como se manter um profissional relevante?

Terminar a faculdade é um momento muito especial na vida, porém, após o ingresso no mercado de trabalho, esse é apenas o começo, já que você precisa se tornar um profissional relevante para a sua área de atuação.

A verdade é que você nunca deve parar de estudar, seja por meio de cursos extensivos, uma nova graduação e até mesmo uma pós-graduação.

Por que é tão importante se atualizar? E mais, como se manter um profissional relevante ao longo dos anos? Confira as dicas abaixo!

Entenda por que é tão importante se manter atualizado

Com a tecnologia e a globalização, novas informações surgem o tempo todo e muito rapidamente, por isso não dá para ficar parado. Veja motivos para sempre se atualizar.

Fazer networking profissional

O networking ajuda você a conseguir novas oportunidades e até a entender o que mudou na sua área. São pessoas que você pode manter por perto e essa lista deve sempre aumentar. Você pode conhecê-las em workshops, cursos livres e até em estudos mais longos.

Atender demandas do mercado profissional

Uma mudança apresentada pode exigir mais de você, como experiência e conhecimento que ainda não possui.

Para não perder o cliente ou a vaga de emprego, será preciso se especializar para atender essa demanda. Sem contar que, se você enxergar isso por primeiro, pode se destacar na área.

Desenvolvimento pessoal e emocional

Não é apenas a carreira em si que é trabalhada. Afinal, dizem por aí que vida pessoal e profissional andam juntas, então, se uma vai mal, a tendência é que a outra a acompanhe.

Cursos de inteligência emocional, criatividade e até atividades simples, como uma aula de pintura, podem ser úteis e trazer boas oportunidades.

Ampliar oportunidades de carreira

Imagine que você está em busca de um emprego. A vaga é bastante concorrida e coloca como diferencial uma atualização que você já fez.

O que isso significa? Que em comparação a um candidato no mesmo nível, mas sem esse diferencial, você passa na frente e pode conquistar o tão sonhado emprego.

Como se manter um profissional relevante

E como se manter relevante no mercado? Será que você precisa refazer sua graduação? Investir em uma nova pós? Saiba que existem várias formas de fazer isso, como:

Faça cursos de atualização

A primeira dica para se manter relevante no mercado é fazer cursos de atualização. Mesmo que sua formação na graduação seja recente, vale ficar de olho se não surgiu alguma novidade. Inscreva-se em cursos livres gratuitos e pagos e aproveite para se atualizar.

Sentiu a necessidade de algo mais completo? Considere fazer uma segunda pós-graduação ou um mestrado.

Construa sua marca pessoal

A marca pessoal é a forma como você se posiciona e, em um mundo tão conectado, acredite, você vai precisar mostrar quem é além da entrevista de emprego, como utilizando:

  • Portfólios;
  • Presença online profissional;
  • Projetos paralelos;
  • Trabalho voluntário.

Poste conteúdo relevante sobre sua área, tenha uma rede social profissional e trabalhe bem em sites como o LinkedIn. Ter um blog é indicado para quem trabalha nas áreas que envolvem a escrita criativa.

Desenvolva habilidades interpessoais

Ser um profissional com vários certificados e diplomas, mas não saber se relacionar bem com as pessoas pode ser um problema. Foque também em trabalhar a inteligência emocional e a forma como você interage com o outro.

Aprender a ouvir pode ser interessante também, afinal, cortar outras pessoas enquanto elas explanam suas ideias não é nem um pouco legal.

Aproveite o networking

O networking também está entre as formas de se manter um profissional relevante. Além de se atualizar por meio dele, fazendo workshops, indo a palestras e a outros eventos, você pode e deve se lembrar dessa rede sempre que for preciso.

Claro que a troca deve ser justa, então se souber de uma oportunidade que ajude outra pessoa, não deixe de passá-la adiante.