SEO ou marketing de conteúdo: qual melhor estratégia para o meu site?

No artigo “O que é SEO? Manual Completo“, publicado há alguns meses no site Alan Pereira, foram listados os fatores que podem tornar um site qualitativamente importante para os usuários e, portanto, para os mecanismos de pesquisa.

Esses fatores são de suma importância no conceito de experiência do usuário e representam o primeiro passo fundamental para se ter sucesso e alavancar seu site para primeira página do Google.

Neste artigo, será abordada essa questão de outro ângulo, mais prático e concreto, na tentativa de esclarecer ainda mais a diferença entre o conteúdo criado para SEO e o marketing de conteúdo.

SEO ou marketing de conteúdo: onde está a diferença?

Primeiro, no entanto, é necessário esclarecer um ponto que gerou considerações e interpretações controversas no campo do SEO nos últimos anos.

De fato, é apropriado perguntar: qual é a relação entre SEO e marketing de conteúdo?

Eles são a mesma coisa ou são duas coisas completamente diferentes?

O SEO, como vimos, inclui todas as ações e táticas que podem ser implementadas para aumentar o tráfego orgânico proveniente dos mecanismos de pesquisa.

O marketing de conteúdo, no entanto, é a criação e difusão de conteúdos valiosos para atrair tráfego.

São duas coisas diferentes, mas eles têm dois pontos muito significativos em comum: o final (tráfego) e o meio (conteúdo).

Mas onde está a diferença então?

Os conteúdos SEO são estruturados para “agradar” os motores de busca, enquanto o marketing de conteúdo para gerar valor aos usuários.

Qual é a melhor estratégia? Qual dos dois é capaz de trazer mais resultados (tráfego)? A resposta é: ambos.

O SEO não exclui o marketing de conteúdo e vice-versa.

De fato, a melhor estratégia é a que estabelece uma sinergia entre a criação de conteúdo para os mecanismos de pesquisas, de um lado, e os usuários, do outro.

Para fazer isso, você precisa poder alternar esses dois tipos de conteúdos, otimizando-os com base na plataforma que você utilizará para divulgá-los.

Geralmente, criar conteúdo para SEO significa começar com uma palavra-chave que possa gerar um certo volume de tráfego e otimizar o conteúdo ao seu redor.

Para isso, podem ser utilizadas palavras-chave como, por exemplo, “como contratar um seguro imobiliário”, ou “qual melhor escola para o meu filho”.

Em vez disso, criar conteúdo para os usuários significa desenvolver um tópico particularmente “necessário” e solicitado, gerando valor para seu público.

Ambas as abordagens são válidas e capazes de garantir excelentes resultados se suportadas por uma estratégia adequada.

Conteúdo “Evergreen” e backlinks 

Diante disso, surge a pergunta: como é possível obter tráfego constante através da publicação e disseminação de conteúdos criados não especificamente para SEO, mas para oferecer valor aos seus usuários?

Quando você publica uma postagem no blog com a intenção de oferecer algo útil ao seu público, é fácil ver imediatamente um aumento nas visitas ao seu blog.

Isso se dá, principalmente, graças ao compartilhamento em redes sociais.

Mas, após os primeiros dias, o tráfego desse artigo diminui drasticamente.

E fica por isso mesmo? O que deu errado? Nada, é normal.

Nesse momento, no entanto, é que começa o trabalho de um bom especialista em SEO e profissional de marketing de conteúdo.

A noção do momento e do tempo, ao fazer SEO, é importante.

Em particular, vale a pena se perguntar: esse conteúdo postado ainda será útil e “válido” para os meus leitores após um, dois ou cinco anos?

De fato, apenas conteúdos “Evergreen” podem durar com o tempo e, portanto, garantem o tráfego de maneira constante.

Um “evergreen”, portanto, é essencialmente um tipo de conteúdo sempre útil e valioso, mesmo depois de muitos anos.

Ele pode ser produzido independente do nicho, desde consultoria em palestra, brindes promocionais, acessórios automotivos, educação infantil e até soluções para economia de espaço ou corporativas. 

Ele sempre será consultado constantemente por seus usuários.

Para conseguir isso, é necessário, antes de tudo, ser capaz de identificar um tema ou tópico que é particularmente sentido pelo seu nicho.

Em segundo lugar, publicar atualizações periódicas sobre esse tema, para poder oferecer conteúdo sempre “novo” e de acordo com o momento.

Em suma, quando se trata de SEO e marketing de conteúdo, você precisa sempre estar atento.

As vantagens desta estratégia são óbvias e os resultados são tangíveis a médio e longo prazo.

Um conteúdo interessante e valioso que é sempre atualizado, de fato, terá mais oportunidades de se destacar nas mídias sociais e nos diferentes canais on-line.

Isso significa que quanto mais seu conteúdo estiver visível online, maior a probabilidade de você obter backlinks externos para seu site e blog.

Quanto mais backlinks de qualidade obtêm, mais ganhos de visibilidade de divulgação de conteúdo, e assim por diante.

Contudo, se você for capaz de criar e nutrir esse círculo virtuoso, atualizando continuamente os conteúdos, para torná-los sempre úteis e interessantes para o seu público, terá ótimos resultados para o seu negócio.

Conteúdo produzido pela agência de marketing AlanPereira.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *