Segurança

Segurança do trabalho deve ser estipulada desde o início

A legislação trabalhista é abrangente e apresenta direitos e deveres tanto dos empregados quanto dos empregadores. Diversas questões são estipuladas entre as partes, como salário, carga horária, tarefas a serem realizadas, localização do trabalho quando este é fixo e segurança dos trabalhadores. 

No caso de prestadores de serviços que atendem a população ou então vendedores, dois exemplos fáceis de serem visualizados, estes seguem regras estipuladas pela empresa, sem nunca esquecer que há uma legislação a ser seguida. 

Para garantir a segurança dos trabalhadores, é necessário que as empresas apresentem soluções destinadas à prevenção de acidentes e doenças relacionadas aos serviços prestados.

Cada profissão guarda suas particularidades e, por isso mesmo, as medidas tomadas quanto à segurança ocupacional devem ser personalizadas, de acordo com a legislação vigente.

Projetos adequados para cada situação

As medidas adotadas por cada empresa em prol da segurança de seus funcionários é verificada por órgãos fiscalizadores públicos, entidades de classe e sindicatos trabalhistas.

Uma conjunção de regras são estabelecidas de acordo com a demanda de tarefas e as necessidades de equipamentos e ferramentas adequadas para a execução dos serviços.

Para facilitar os processos, empresas especializadas em consultoria em segurança do trabalho desenvolvem projetos apropriados para cada situação, com profissionais especializados e com capacitação para:

  • Reconhecer riscos aparentes;
  • Especificar medidas preventivas;
  • Propor controladores de ambiente;
  • Disponibilizar lista de EPIs.

Um ambiente de trabalho seguro também deve estabelecer normas de eficiência, promovendo a qualidade de vida dos trabalhadores e permitindo o desenvolvimento dos trabalhos relacionados às tarefas propostas. 

As empresas que adotam uma assessoria em segurança do trabalho tem menos problemas jurídicos e com a justiça relacionada às leis trabalhistas, pois seguem os protocolos desde o princípio, com participação dos próprios colaboradores.

Fornecedor de equipamentos fortalece parceria

Para cada tarefa executada dentro do ambiente de trabalhos todas as medidas de segurança devem ser empregadas.

Uma agência bancária, por exemplo, deve estipular um tempo de atendimento para os caixas, a fim de atender as normas relacionadas ao sindicato bancário. 

Para empresas que fornecem mão de obra para faxina residencial e comercial, a distribuição de luvas para limpeza em geral deve fazer parte do uniforme, junto com máscaras e botas específicas para os serviços realizados.

Equipes que trabalham no setor de energia elétrica, atuando na manutenção preventiva e corretiva das redes de distribuição de energia, precisam receber roupas adequadas que suportam descargas de eletricidade.

Além disso, equipamentos de proteção individual como luvas e óculos de segurança devem fazer parte do traje.

Esses são exemplos de vestimentas que os contratantes devem disponibilizar para os funcionários, de acordo com a situação de trabalho. A parceria com um distribuidor EPI ajuda a organizar a administração e entrega aos colaboradores, sempre que necessário. 

É importante destacar que o planejamento desenvolvido pela equipe de consultoria pode indicar os melhores fornecedores, com preço compatível com o mercado de equipamentos de proteção individual para cada área de atuação.

Equipamentos extras possuem custo adicional

A segurança patrimonial também é uma forma de garantir a segurança dos funcionários e até mesmo dos clientes.

A instalação de uma cerca elétrica residencial tem o custo aproximado de um estabelecimento comercial, variando apenas a área de cobertura e quantidade de material utilizado em toda a estrutura.

Esse serviço pode ser realizado por empresas especializadas que atendem clientes de diferentes setores, mas com a mesma proposta de segurança e proteção patrimonial.

O valor do projeto acompanha a disposição de equipamentos extras, como câmeras de monitoramento e contratação de pessoal qualificado em vigilância.

Para empreendedores que estão investindo no próprio negócio, pode-se realizar uma alteração contratual preço ao longo do tempo, a partir do momento que o orçamento está estabilizado, com lucro presumido e todas as contas estão dentro de valores estabelecidos como ideal.

Trabalhadores devem ser resguardados quanto a situações vexatórias ou que colocam sua vida em risco, independente, da situação de emprego proposto.

Por isso, os ambientes devem oferecer um espaço adequado e todas as condições devem ser tomadas a fim de promover a prevenção de acidentes e evitar ao máximo o aparecimento de doenças ocupacionais.

Os projetos desenvolvidos pelas empresas especializadas devem contemplar tudo que envolve a realização de tarefas, com a aplicação de técnicas práticas e eficientes, com o máximo de precisão possível.

Isso inclui as vestimentas apropriadas e as ferramentas utilizadas para a realização dos serviços.