Aprenda como a dedetização domiciliar pode te ajudar

Uma das coisas que mais causam incômodo nas pessoas é o surgimento de pragas, e é muito comum que esse seja um dos maiores problemas nas residências de áreas mais urbanas que podem ser combatidos com uma dedetização domicilias.

Pensando nisso, o ideal é que se saiba como funciona a dedetização domiciliar, já que a aparição de moscas, baratas, ratos e cupins pode causar prejuízos materiais e para a saúde.

A maioria das pragas se alojam e se reproduzem em ambientes onde encontram abrigo e alimento com facilidade.

Muitas vezes, o próprio ser humano acaba facilitando ao descartar lixo em locais inapropriados ou com a falta de higiene.

Também há pestes que se desenvolvem em madeira úmida, em papéis e outros ambientes e objetos pouco manuseados pelo homem.

Continue lendo esse post para saber o que é necessário para você se livrar dessas pragas de uma vez por todas.

Como funciona a dedetização

O primeiro passo para começar a dedetização de um ambiente é determinar se é realmente necessário realizar o procedimento.

Vale ressaltar que essa regra só se aplica a residências. Para indústrias, restaurantes, refeitórios e cantinas as regras são outras, já que a dedetização é obrigatória e deve ser realizada com periodicidade determinada.

É preciso fazer a dedetização de uma casa quando se percebe uma infestação que não pode ser controlada de meios normais.

Em alguns casos, apenas diminuir a oferta de alimento e água da praga pode mitigar a proliferação e acabar com infestação. Porém, isso leva um certo tempo.

Não é segredo que as infestações incomodam bastante e até oferecem riscos para os moradores, por isso contar com o serviço de dedetização domiciliar é uma ótima ideia.

Pragas urbanas como ratos, cupins, baratas e formigas são as mais comuns em residências, elas são problemáticas e podem ser difíceis de eliminar.

A situação piora consideravelmente durante o período de calor mais forte, no verão.

Cuidados com a dedetização domiciliar

O que acaba preocupando os moradores que optam por contratar o serviço de dedetização é os tipos de venenos que são utilizados.

E essa é uma preocupação muito válida, já que muitos dos químicos podem ser altamente prejudiciais para a saúde.

Pensando neste ponto, é fundamental contratar uma empresa com experiência e de acordo com as normas vigentes.

Assim, você garante que não estará usando químicos perigosos dentro da sua casa e todos ficarão seguros.

Outra preocupação é em relação ao tempo que o veneno fica no ar. Muitas vezes as pessoas ficam com medo de voltar imediatamente para a casa, principalmente depois do uso do método de pulverização.

Porém, já é possível voltar para dentro do ambiente algumas horas depois.

Não existe um tempo pré-definido para retornar ao ambiente, quem deve passar essa informação é o funcionário logo depois de realizar o procedimento ou até mesmo antes, nas conversas de alinhamento com você.

Por isso, nunca é demais perguntar e tirar as suas dúvidas na hora.

Outro cuidado importante que você precisa tomar ao contratar um serviço de dedetização domiciliar é, antes do procedimento, cobrir alguns itens que são usados todo o tempo.

Talheres e alimentos devem ser guardados em local fechado, onde não tenha risco do veneno contaminá-los. O mesmo serve para remédios.

Conheça alguns dos serviços e principais métodos de dedetização

Dedetização para lacraias

Esses animais terrestres podem parecer inofensivos, mais são peçonhentos, ou seja, possuem veneno usado principalmente para imobilizar suas presas.

De hábito noturno, as lacraias costumam buscar abrigo em locais com pedras, cascas de árvores, folhas secas e troncos.

Gosta de ambientes com entulho que receba pouca luz e seja úmido, sua picada pode causar sérios acidentes, sendo a dedetização para lacraias fundamental para eliminar a sua infestação.

Dedetização de morcegos

Apesar de a maioria dos morcegos não serem carnívoros, esses animais carregam uma série de doenças e pulgas, podendo transmiti-las aos seres humanos.

Escondidos em locais escuros ao se sentirem ameaçados podem atacar pessoas transmitindo raiva.

Controlar a infestação dos morcegos em residências ajuda a prevenir muitas doenças, sendo fundamental contratar a dedetização de morcegos.

Dedetização de pulgas

Um dos parasitas mais populares em ambientes com animais são as pulgas.

Estes insetos se alimentam do sangue de mamíferos e podem causar irritações e infecções na pele humana e animal, sendo o seu controle feito no ambiente de maior concentração da praga.

Existem dois tipos principais de dedetização. Ambos garantem bastante efetividade e podem ser usados em diferentes ambientes. São eles:

  • Pulverização: A pulverização é feita através de um equipamento que joga o veneno no ar, como uma fumaça. Esse procedimento é muito comum no controle dos mosquitos da dengue por prefeituras e órgãos públicos. Esse é um procedimento simples, porém que deve ser feito com bastante cautela, devido o perigo de contaminação. Recomenda-se um tempo mínimo de retorno para o ambiente de 4 horas. No caso de idosos e crianças recomenda-se até 24 horas.

 

  • Produtos em gel: Os produtos em gel funcionam como as iscas que compramos para acabar com formigas e outras pragas em casa. Esse procedimento é menos invasivo e “perigoso”, só é preciso ter cuidado com crianças e animais que podem ingerir o veneno por curiosidade. A isca funciona de forma bem simples, atraindo a praga e aos poucos contaminando toda a colônia, acabando com o problema.

Independente do tipo de praga, a dedetização residencial é viável para combater a infestação de qualquer animal que possa colocar a sua saúde ou a da sua família em risco.

Contratar uma empresa de dedetização domiciliar pode ser a solução para os seus problemas.

Colocando em prática

Neste conteúdo você conferiu informações muito importantes sobre como funciona a dedetização residencial e como esse procedimento pode te ajudar a se livrar daquelas pragas indesejadas que tanto incomoda você e sua família.

Entre outros pontos, também foi compartilhado os cuidados necessários que devem ser tomados ao optar pela contratação desse serviço.

Então, se você está precisando de livrar de alguma infestação de praga que surgiu em sua casa, não deixe de procurar por uma empresa especializada para solucionar esse problema para você com segurança e eficiência.