audiovisual

Setor audiovisual: tecnologias e inovação para o seu negócio

O setor do audiovisual assim como de gravadores é importante para a produção de elementos culturais, como filmes, documentários, desenhos, produções artísticas assim como a música.

Por isso, esse setor lida diariamente com músicos, artistas, atores e atrizes assim como uma equipe especializada em rádio e TV, jornalistas, documentaristas, diretores de imagem, de texto, de áudio, de fotografia, dentre outros que atuam nesse segmento.

De modo geral, as gravadoras e produtores do segmento audiovisual são muito importantes para a sociedade tanto no aspecto cultural, como a descoberta de novos artistas do ramo musical, teatro e televisivo.

Esse segmento pode atuar com:

  • A produção de áudios musicais assim como o clipe;
  • Tradução de novelas e filmes;
  • Produção de documentários;
  • Roteirização, gravação e edição de filmes;
  • Mixagem e decupagem;
  • Gravação de produtos corporativos para empresas.

Sendo assim, uma gravadora pode atender um público com um porte menor, mais voltado ao lado empresarial.

Muitas empresas têm investido em vídeos para redes sociais e seus sites, com clientes contando acerca da sua experiência, para criação de comerciais e pequenos filmes institucionais.

Esse é um ramo bastante extenso que uma gravadora digital, estúdio ou pessoas do ramo audiovisual tem.

O interessante em abordar sobre esse tema é que esse é um negócio em ascensão que tem incorporado várias ferramentas tecnológicas para otimização do tempo e facilitação dos processos desenvolvidos.

Por isso, nesse artigo, separamos alguns desses processos tecnológicos presentes nas empresas de audiovisual.

Automação

Sem dúvida, a tecnologia é um elemento que veio para ficar e que cada vez está mais presente na sociedade, mesmo que seja em coisas mais simples.

Dentro de vários segmentos, seja no ramo audiovisual ou não, a verdade é que a automação é um elemento que facilita a muito as atividades que precisam ser realizadas.

A automação consiste na programação de máquinas para que elas realizem as atividades, conforme programação. Isso otimiza o tempo de realização das atividades e facilita os aspectos produtivos.

Outro elemento interessante é a automação predial nos segmentos do setor audiovisual ou até mesmo nos estúdios. Esse tipo de automação consiste em tornar o prédio muito mais “inteligente”.

Isso significa que seu prédio pode ser programado para acender e desligar as luzes, assim como ligar e desligar os equipamentos disponíveis, mesmo com queda de luz, acionar um segmento de gerador para não interromper as gravações ou momentos de edição, programar a máquina para salvar ou cortar elementos a partir da sua escolha, dentre outros.

Sendo assim, é um negócio tecnológico que torna sua empresa muito mais moderna.

Por isso, para incorporar esse serviço é fundamental buscar por uma empresa que trabalhe com a automação de prédios que possa oferecer um serviço com bastante qualidade e garantia.

Segurança e inovação

Ainda nesse processo tecnológico é possível pensar também na automação no sentido de proteção e segurança de um local.

Isso significa que quem deseja adentrar ao prédio será monitorado por uma camera de monitoramento.

Com isso, o seu prédio fica muito mais seguro e só adentra ao seu estúdio para ensaio ou set de gravação pessoas autorizadas para a realização das atividades no local.

Além de ter que se identificar em uma central, que pode contar com um pessoal físico no local de atuação ou atuando de modo virtual, por meio da central.

Por isso, pense nessa integração entre segurança e inovação para garantir mais credibilidade ao seu negócio.

Outro tipo de ferramenta tecnológica que favorece à segurança do local é o leitor QR code para controle de acesso. O QR é um código que pode ser lido por um aparelho de celular, a partir de uma programação.

Com isso, somente pessoas autorizadas adentrem ao local.

Novos produtos

Outro detalhe importante que tem muito a ver com inovação e tecnologia é pensar em agregar novos produtos para o seu estúdio, locais e pontos de gravação e até mesmo, para sua sala do setor de audiovisual.

A tecnologia também envolve esse processo de incorporar novos produtos, marcas e buscar as melhores máquinas, câmeras fotográficas, assim como gravadoras.

A grande sacada do setor audiovisual é que não é necessário mais grandes equipamentos para realizar uma filmagem e gravação de qualidade.

Por exemplo, um mini gravador DVR pode fazer captação de voz e de áudios com muita qualidade, cabendo na palma da mão. Por isso, invista em novos produtos para o seu negócio, conquiste clientes e produza um material com mais qualidade.