Como gerar valor no segmento de prestação de serviço

Para gerar valor no segmento de prestação de serviço, é preciso ter foco em solucionar as dores. Calma, vamos te explicar melhor!

O segmento de prestação de serviço tem um contato muito maior com o cliente e, consequentemente, tem a oportunidade de surpreendê-lo ainda mais. Fazer um serviço bem feito já é pré-requisito. 

Porém, o que mais deixa uma pessoa pulando de alegria? Quando um problema que ela tinha desaparece. Quando ela percebe que o outro lado realmente se importa com ela. 

Com a mudança de comportamento do cliente, as empresas precisaram se esforçar para entregar um algo a mais. Algo que as diferenciam da concorrência e, principalmente, encanta os clientes.

Por isso, o foco em solução de dores é importante. E ainda mais, o foco em personalização

Tudo isso agrega muito mais valor ao seu serviço, porém, muitos ainda não sabem de que maneira mostrar isso para o mercado. 

Descubra como, nos tópicos a seguir:

O que é gerar valor?

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é gerar valor? 

Gerar valor significa tudo aquilo que agregue para a sua solução. É quando você consegue destacar e valorizar o que seu serviço pode fazer pelo cliente. 

Tanto que, quem está contratando nem vai se preocupar com a parte financeira ou condições de pagamento.

Quando a empresa sabe gerar valor para a sua marca, o cliente já fica satisfeito, mesmo sem nem receber a experiência completa ainda. Esse deve ser o norte das suas estratégias de marketing

Philip Kotler já disse: “Marketing não é encontrar maneiras de empurrar produtos para clientes. Marketing é a arte de criar valor genuíno aos clientes”. 

Ou seja, é deixar claro o que a sua solução vai gerar de benéfico. O motivo para as pessoas contratarem seus serviços, além de seus diferenciais.

Vale passar tudo o que a sua marca tem de melhor e o que o cliente ganha ao contratá-la, além do fato de como ela solucionará a dor do cliente. 

Hora de se destacar

Agora que já sabe o que é gerar valor para sua marca, separe o que ela tem de melhor e como resolve os problemas dos seus clientes.

Feito isso, o próximo passo é acertar na comunicação. De qual forma você mostrará todo o seu valor para as pessoas. 

Não é suficiente apenas falar de si mesmo ou investir em aprimorar seu modo de entregar seu serviço. 

Claro, este último deve estar em constante melhoria, mas ainda não consegue alcançar clientes sozinho. 

Primeiro alinhe o discurso da sua equipe comercial. Treine seus colaboradores, assim todos saberão exatamente o que falar.

Faça com que esse costume seja parte da cultura organizacional. Ou seja, todos os seus colaboradores devem estar cientes do que a sua empresa agrega para as pessoas.

Outra maneira de comunicar o valor que seu serviço tem, é otimizar o seu suporte, por exemplo. 

Até sua equipe de suporte pode reforçar o que sua empresa tem de melhor.

Por exemplo, o setor de suporte online em uma empresa de prestação de serviços é responsável pelo controle dos chamados internos e pelo atendimento aos clientes do negócio.

Como estruturar um suporte online e gerar ainda mais valor:

  • Estabeleça processos;
  • Criação de prazos de atendimento;
  • Agilidade no atendimento;
  • Acompanhamento constante.

O objetivo principal é que o cliente tenha uma boa experiência com a equipe de suporte, se torne um cliente promotor da empresa e indique seus amigos e conhecidos. 

Saiba mais sobre como construir um bom suporte online ao cliente aqui.

Estratégias diferenciadas

Geralmente, no setor de prestação de serviços há muitas opções disponíveis para o cliente escolher.

Assim, na hora da escolha, ele optará pela opção que mais confia, a mais segura, a que melhor solucionará a sua dor.

Por isso, pedem a opinião de alguém de confiança, principalmente, se a pessoa tiver passado pelo mesmo problema ou necessitado do mesmo serviço que ele busca agora. 

Sendo assim, na hora de investir em estratégias para captar clientes, é bom ter esse fato em mente, além de orientar suas ações para algo mais humanizado e personalizado

Uma opção é criar um programa de indicação. Motivos que comprovam o motivo que as indicações aumentam ainda mais a geração de valor: 

  1. A influência do cliente gera mais retorno do que a publicidade;
  2. A tecnologia amplia as indicações da empresa. 

Estatísticas apontam que 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um serviço.

Além disso,  92% das pessoas confiam em primeiro lugar na recomendação de um amigo.

Segundo o Instituto QualiBest, as principais fontes de influência para comprar um produto, são, em primeiro lugar: amigos e parentes; em segundo, influenciadores digitais; em terceiro, sites de reviews. 

Como estratégia inicial, grandes empresas usam seu bom serviço e sua proposta de valor como atrativo.

Outra forma de atrair pessoas, é utilizando sua própria base, que já está fidelizada e conquistada.

Além disso, é claro, para aumentar sua autoridade de marca, gerar mais valor e confiança. 

Isso requer menos esforço da sua equipe de vendas, pois um cliente que vem por indicação já está muito mais preparado para contratar seus serviços e mais convencido de que será a melhor solução para ele.

Como o próprio Mark Zuckerberg já disse: “A confiança na indicação das pessoas é a melhor forma de disseminar uma mensagem. Uma recomendação de confiança é o Santo Graal da publicidade”. 

David J Greer, autor do livro “Wind in your sails”, também já disse: “Um cliente que fala sobre sua experiência com você vale dez vezes o que você escreve ou diz sobre você mesmo”. 

O tipo de serviços que é o mínimo, aquele famoso “não faz mais do que a obrigação”, está sendo algo raro, pois muitas empresas pecam nesse fator. 

Por fim, resumindo a ideia geral da geração de valor: faça pessoas felizes.

Jarod Kintz, autor de “This Book is not for Sale”, afirmou “Você vai conseguir mais boca a boca fazendo pessoas felizes do que qualquer outra coisa que poderia fazer”. 

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