Saiba como usar o Google Trends para SEO

O Google Trends é a única  e principal ferramenta de pesquisa de palavras-chave que oferece insights com base em dados reais de pesquisa do Google.

Por isso, preparamos algumas dicas sobre como usar o Google Trends para extrair tendências de palavras-chave reais que sejam precisas e úteis, para criar estratégias de palavras-chave para promover sites.

Descubra novas maneiras de usar o Google Trends para desbloquear percepções ocultas e dados de volume de palavras-chave.

Embora o Google Trends seja preciso, ele não mostra a quantidade de tráfego em números reais. As ferramentas de SEO pagas fornecem números para o volume de pesquisa de palavras-chave. Mas esses números são estimativas extrapoladas de provedores de dados.

Portanto, embora as ferramentas de SEO pagas forneçam estimativas de tráfego de palavras-chave, os dados apresentados pelo Google Trends baseiam-se nos volumes reais de consulta de pesquisa de um conteúdo, como o conteúdo de um escritório de advocacia no ABC.

Como usar o Google Trends para SEO

Existem algumas funções no Google Trends que podem permitir a segmentação precisa dos dados de palavras-chave para que assim possa ter um melhor entendimento em quais locais concentrar esforços promocionais e também para descobrir palavras-chave novas e em alta. Entenda como usar o Google Trends para SEO.

Comparando palavras-chave do Google

O Google Trends mostra uma visualização relativa do tráfego em uma escala de zero a cem. Você não pode realmente saber se a tendência está relatando centenas de pesquisas de palavras-chave ou milhares porque o gráfico está em uma escala relativa.

É extremamente útil se você souber a quantidade de tráfego de outra frase de palavra-chave.

Se você deseja obter uma estimativa mais precisa do volume de pesquisa por palavra-chave , compare a palavra-chave com uma outra palavra-chave como escritório de contabilidade em Santa Catarina, para a qual você já possui números de volume precisos.

Se o volume de palavras-chave for especialmente grande, há outra maneira de identificar uma estimativa aproximada do volume de palavras-chave – comparando sua palavra-chave alvo com qualquer frase de palavra-chave para a qual você tenha uma ideia do volume de tráfego.

Tópicos e consultas relacionados

O Google Trends tem dois ótimos recursos, um chamado Tópicos Relacionados e o outro Consultas Relacionadas. Os tópicos são consultas de pesquisa que compartilham um conceito.

Em geral, os tópicos são independentes do idioma, mas não está claro se esse é o caso com os Tópicos relacionados. A descrição das Consultas relacionadas é bem parecida com  a dos Tópicos relacionados.

As principais consultas são as mais populares em geral e as consultas na qual tem altas  crescentes são aquelas que estão se tornando populares.

Dados de palavras-chave por localização

As informações de palavras-chave do Google Trends por localização geográfica podem ser usadas para determinar quais áreas são as melhores para  agregar divulgação para promoção do site ou para personalizar o conteúdo para regiões específicas.

As informações de grande  popularidade de palavras-chave por região são valiosas para construção de links , criação de conteúdo, promoção de conteúdo e pagamento por clique. A região na qual o conteúdo é localizado pode torná-lo mais relevante para as pessoas interessadas nele.

O Google classifica as páginas de acordo com as pessoas para as quais são mais relevantes, portanto, incorporar nuances geográficas como consultório de alergia no RJ ao seu conteúdo pode ajudá-lo a classificar para a maioria das pessoas. Especialmente se essas pessoas iniciarem a promover seu conteúdo em mídias sociais, blogs e podcasts.

Intenções de pesquisa 

O Google Trends oferece a capacidade de refinar ainda mais os dados de palavras-chave, segmentando-os por intenção de pesquisa, que é uma maneira incrivelmente útil de pesquisar a popularidade de vários tipos de intenções de pesquisa do seu conteúdo, de galvanoplastia em SP, por exemplo.

Os tipos de pesquisa fornecem informações sobre os pesquisadores quando eles estão intensamente focados em um tipo específico de intenção.

Refinar sua pesquisa permite que você remova o “ruído” que pode estar poluindo sua pesquisa de palavras-chave e vá direto para o sinal – os dados mais significativos.

Os dados do Google Trends podem ser refinados por, pesquisa na internet, pesquisa de imagem, pesquisa de notícias, Google Shopping e pesquisa no YouTube.

Considerações finais 

O Google Trends é uma ferramenta útil, e um pouco de criatividade rende importantes insights de marketing de busca. Passe algum tempo com o Google Trends e tenho certeza de que você descobrirá ideias que irão melhorar a forma como o conteúdo é criado e promovido online.

Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.