procrastinação

Como vencer a procrastinação

A procrastinação pode ser definida como uma maneira de adiar uma ação ou se prolongar mais do que o necessário para realizá-la, o que pode ser prejudicial tanto para a vida pessoal quanto profissional de um indivíduo. 

Mesmo tendo ciência desse problema e de suas consequências, não é todos os dias que a motivação é suficiente para manter uma rotina prática e organizada. 

Ou seja, para evitar a procrastinação, é possível recorrer a mecanismos simples e a objetos de apoio, como as agendas e planners.

Mantenha a qualidade do sono em dia

O sono afeta diretamente a produtividade, a criatividade, o humor e até mesmo a capacidade de raciocínio de um indivíduo. Por isso, o primeiro passo para evitar a procrastinação é manter uma boa rotina de sono. 

O ideal é que uma pessoa adulta durma no mínimo 8 horas ininterruptas por noite. Além disso, é importante manter o despertador em um horário adequado para a realização da rotina matinal. Um dia que começa apressado e desorganizado tende a se manter desta maneira. 

Anote os compromissos e atividades do dia

Para que seja possível realizar todas as atividades necessárias em um dia, é preciso determinar quais são elas. Anotá-las à mão é a melhor maneira de fixar o compromisso e criar uma espécie de lista diária de tarefas. 

Outra possibilidade de organizar a rotina é anotar os compromissos semanais. Dessa forma, não será necessário destinar um tempo para criar a sua lista de atividades diariamente. 

Mantenha a agenda ou planner próximo de você

Após anotar todas as suas atividades diárias ou semanais, é importante deixar o registro em um local de fácil acesso, onde não será possível ignorar a lista ou mesmo perdê-la. 

Uma boa maneira de organizar essas tarefas é recorrendo ao planner ou a agenda. Com esses itens, é possível delimitar os dias de realização das atividades, mantendo a sua rotina sempre atualizada. 

Além disso, as agendas e planners são facilmente transportáveis, ou seja, você pode carregar os seus compromissos consigo para o trabalho, para a faculdade ou para onde quer que você vá. 

Não deixe de anotar nenhuma tarefa 

Algumas tarefas, como lavar a roupa e levar o cachorro para passear, parecem simples, mas também devem ser anotadas para um dia mais organizado e com menos procrastinação. 

Para dividir as atividades do trabalho, da faculdade e da vida pessoal, é possível recorrer a diferentes cores de caneta ou marcações divertidas que tornam a programação mais dinâmica. 

Crie uma rotina

As dicas acima são de suma importância, mas só funcionam perfeitamente quando alinhadas a uma rotina. Essa palavra não precisa ser ligada a uma atmosfera entediante ou repetitiva: a rotina é importante para criar hábitos e manter a organização, por exemplo:

  • Em casa;
  • No trabalho;
  • Na escola;
  • Na faculdade;
  • Entre outros locais.

Para realizar as suas atividades conforme o previsto e evitar a procrastinação, crie uma rotina de horários. Mantenha um tempo médio de trabalho, sono e lazer, determinando quantos minutos cada atividade deve durar. 

Dessa forma, fica mais fácil seguir a lista e determinar quantas atividades podem ser realizadas em um único dia. 

Não se deixe de lado

A produtividade é tão importante quanto a saúde e o lazer. Para manter uma rotina equilibrada e longe da procrastinação, acolha também atividades que estimulem o raciocínio, a saúde e o bem-estar. 

Ademais, a produtividade não precisa e não deve se tornar sinônimo de exaustão.

Lembre-se do que te levou a começar

A motivação não estará presente todos os dias em uma rotina produtiva. Por isso, quando a procrastinação bater à porta, é importante se lembrar das razões que fazem a rotina necessária para uma vida mais feliz e produtiva.

Texto: Gustavo Marques