marketing de afiliados

Saiba como funciona o Marketing de afiliados

O marketing de afiliados tem sido muito comentado nos últimos tempos na internet. A tendência é que ele ganhe cada vez mais a atenção das pessoas. Mesmo assim, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que ele significa.

No entanto, é uma forma de trabalhar o marketing que tem se tornado cada vez mais popular. Por isso, muitas pessoas têm ganhado dinheiro com essa estratégia, sem nem mesmo precisar investir para começar.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é o marketing de afiliados, suas vantagens e as principais estratégias.

O que é marketing de afiliados?

A internet se tornou um ambiente promissor para os empreendedores. Existem muitas inovações ganhando espaço, sendo que uma delas é o marketing de afiliados.

Esse tipo de marketing acontece, por exemplo, quando uma empresa lança algum produto no mercado. 

A partir disso, ela contrata pessoas para divulgar esse item nas redes sociais e em outros canais digitais.

O cliente faz a compra do produto por meio de um link, que foi divulgado por uma pessoa que trabalha com programa de afiliados no marketing.

O link contabiliza as compras e estipula o quanto aquela pessoa vai ganhar pela divulgação. Portanto, esse valor pago pode ser considerado uma espécie de comissão pelas vendas.

Vantagens do marketing de afiliados

Não é difícil entender como uma empresa lucra com esse tipo de ação. Então, quem trabalha com isso também tem muitas vantagens, primeiramente pelo fato de não precisar investir nada no começo.

Claro que os benefícios não param. Então, podemos citar: 

  • Não é preciso desenvolver um produto;
  • Sem taxa de envio;
  • Sem mensalidades;
  • Sem necessidade de investimento prévio.

Não precisar investir logo de cara é muito vantajoso para quem não tem dinheiro. Além disso, o divulgador não tem o trabalho de desenvolver um produto, como software para imobiliárias, basta apenas divulgá-lo.

Além disso, essas pessoas não arcam com taxas e impostos de envio do produto, ou qualquer outro valor referente a ele. Portanto, é uma prática de baixo custo e com muitos pontos positivos.

Principais estratégias

Os vendedores estabelecem alguns parâmetros para definir o sucesso de um afiliado. Como consequência, ele também estabelece o quanto vai receber pelas vendas. 

Dentre as principais estratégias de marketing de afiliados estão:

1 – CPC: Custo por Clique

Nesta opção, cabe ao divulgador trabalhar ao máximo em campanhas atraentes que chamem a atenção do consumidor. 

Dessa forma, a venda não precisa ser consumada, pois o que é contabilizado são os cliques em banners e anúncios.

2 – CPA: Custo por Ação

Nesta opção, não basta apenas que o cliente clique no anúncio, pois para que o anunciante lucre com alguma coisa, é necessário que o usuário realize mais alguma ação.

Dentre estas podem estar a realização de um cadastro, envio de dúvidas, preenchimento de formulário, compras, etc.

Portanto, mais do que um anúncio atraente, é necessário também criar uma página chamativa, que faça com que o usuário tenha interesse em interagir.

3 – CPM: Custo por Mil Impressões

Trata-se de um valor fixo que o anunciante receberá, cada vez que o anúncio tiver 1000 visualizações no blog do parceiro.

Por exemplo, para uma imobiliária que tenha muita visualização no seu site ou blog, esta é a opção mais viável. 

Inclusive, é um benefício maior também para o anunciante, pois os valores serão pagos de forma recorrente.

4 – CPV: Custo por Vendas

Conforme o próprio nome já diz, o afiliado receberá sua comissão cada vez que o produto for vendido. As vendas podem ser contabilizadas por meio de links ou códigos gerados.

Esses links provam sua vinculação com o afiliado em questão, e que a venda foi feita por meio da divulgação daquela pessoa. Portanto, a comissão é processada de maneira automática.

Conclusão 

Ganhar dinheiro em casa, pela internet, é o sonho de muitas pessoas e pode, facilmente, ser realizado por meio do marketing de afiliados. 

É uma maneira simples e inteligente, que traz muitas vantagens para quem vende e para quem divulga.

A internet é o melhor canal de vendas que existe atualmente, isso porque o consumidor moderno está cada vez mais conectado. 

Por isso, é uma oportunidade de atrair a atenção dele, levando-o a uma venda rápida e que atende suas necessidades.

O marketing de afiliados é uma oportunidade para uma renda extra ou para quem realmente quer apostar nessa oportunidade incrível.