10 sites de busca mais usados para estratégias de SEO

O Google domina 94% de todo o tráfego orgânico na internet e é o site de busca mais conhecido no mundo, mas não é o único. 

Isso significa que as estratégias de agências de marketing para Search Engine Optimization (SEO), obrigatoriamente, consideram muito mais esse buscador, mas caso o perfil do público do cliente esteja nos 6% restantes, é importante saber um pouco mais sobre eles.

Para quem não sabe, sites de buscas são ferramentas criadas para que os usuários consigam encontrar todo e qualquer tipo de conteúdo, por meio de palavras-chave.

Mas como funciona um site de busca?

Basicamente, a ferramenta possui rastreadores chamados de crawlers, spider ou bots que ajudam a fazer uma busca na web, para encontrar novos conteúdos disponíveis ou atualização de páginas antigas. 

Ao identificarem as informações contidas na página do site, eles capturam o conteúdo e cadastram os links encontrados em uma base de dados.

Assim, a página é indexada no site de busca e pode ser localizada por qualquer usuário que procure pela determinada palavra-chave em um site de busca. 

Uma página com diversos links com sugestões de resultados são apresentados – Search Engine Results Page (SERP).

Ao escolher e clicar em algum link, o usuário é enviado para a página em questão, para acessar todos os tipos de informação sobre o que está pesquisando – textos, fotos, imagens, vídeos, áudios, pdfs, entre outros. Basta fazer uma busca para obter uma resposta. 

Então, por isso que é tão importante uma agencia marketing trabalhar com SEO, para que o site esteja sempre entre os cinco primeiros resultados orgânicos em qualquer site de busca, para aumentar o número de visitantes e leads do site, potencializando ainda mais o negócio.

Os 10 principais sites de busca mais utilizados no mundo

1. Google

Como citamos no começo do texto, este é o líder dos site de buscas, o que isso significa é que os usuários possuem preferência por essa ferramenta, então você precisa estar nela.

2. Bing

O segundo do ranking é um buscador da Microsoft. Por esse motivo que quem possui um notebook com o sistema, terá o navegador padrão Edge e o site de busca Bing.

Por muito tempo foi e ainda é a principal alternativa para o Google, mas que não conseguiu destroná-lo da primeira colocação, até agora.

3. Yahoo

Muita gente conhece apenas o e-mail, mas também funciona como buscador. Muito usado pelos norte-americanos, principalmente nos navegadores Mozilla e Firefox.

O que não é muito vantajoso desse buscador, é que a sua plataforma é simples, apenas replica os resultados do Bing e Google, não trazendo nenhuma inovação para o usuário, ou seja, se você quer unir os dois primeiros colocados no ranking em um só, essa é a opção que deve usar.

4. Ask.com

Já usou o Yahoo!Respostas? É exatamente assim que o Ask funciona! Você joga uma pergunta na rede e outros usuários respondem. 

Ou seja, além de oferecer a pesquisa tradicional, igual acontece nos demais sites de busca que citamos, abre espaço para troca de conhecimentos.

O que é interessante para quem quer debater sobre um assunto, por exemplo.

5. Baidu

O site de busca chinês é popular por lá e pode até disputar, daqui um tempo, a vice-liderança mundial com o Bing (que ainda ocupa o segundo lugar atualmente). 

Isso, porque mesmo sendo criado em 2000, ultimamente tem conquistado espaço no mercado, e é importante ficar atento nele.

6. DuckDuckGo

Enaltecido por profissionais ligados à área de programação de sites, por conta das particularidades que o diferencia do Google: não possui anúncios e o site não coleta nenhuma informação do usuário, com a premissa de oferecer pesquisas mais personalizadas.

Atualmente, atrai 30 milhões de pesquisas diárias e é outro buscador a ficar de olho para pensar em estratégias de marketing.

7. Search Encrypt

Este também é voltado para quem quer segurança e privacidade nas suas buscas, sendo o maior diferencial dos demais que citamos aqui. 

Isso, porque quem faz pesquisa nesse buscador, ele não salva nenhuma palavra-chave que você buscou e também apaga o seu histórico de navegação após 30 minutos de uso.

8. Archive.org

Para quem quer pesquisar versões antigas de sites, com conteúdos a partir de 1996 por exemplo, esse é o buscador ideal. 

Nesse sentido, possui uma proposta diferente, porque nele você pode descobrir como era um domínio antigo e acompanhar sua evolução em um histórico completo.

9. Ecosia

Além de buscador, ele tem um objetivo diferente e interessante: plantar árvores. Isso mesmo, o rendimento do buscador é investido em projetos destinados para este fim.

Ou seja, fazendo buscas no Ecosia você está apoiando o reflorestamento de diversos locais do mundo.

10. Wolframalpha

 

Ignorado ainda por muitas pessoas, ele não se intitula como site de busca, mas sim como mecanismo de conhecimento computacional. 

Ou seja, não permite apenas pesquisa de dados e fatos, mas de cálculos também.

Quer saber mais sobre simulações de financiamentos ou retorno de investimentos? Os resultados da plataforma te auxiliam, sem te direcionar para outro site.

Afinal, qual o melhor site de busca?

 

Agora que você já viu que existem diversos buscadores, qual o melhor para trabalhar estratégias de SEO juntamente com sua agencia marketing, para alavancar o seu negócio na web?

Como evidenciamos aqui, o Google ainda é o principal no mundo todo. Isso, porque 90% dos consumidores escolhem uma marca depois que fazem uma pesquisa no Google. 

Ou seja, sua participação nele é primordial para seu negócio permanecer vivo, tanto físico quanto na web.

Mas se o seu público-alvo utiliza algum outro que listamos, você não deve esquecê-los e tem sim que incluir nas estratégias de marketing.

Nesse sentido, a sua preocupação deve ser a mesma de sempre: solucionar o problema do seu cliente quando ele faz uma pesquisa e se tornar referência no assunto, para que todos possam buscar pelo seu empreendimento na hora que estiverem passando por algum apuro.

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para você reformular as estratégias junto a sua agencia marketing. Até a próxima!