Muitos são os benefícios do relógio de ponto, mas só o que te contam é que ele é necessário para controlar a jornada de trabalho dos funcionários.
A verdade é que ele é uma ótima ferramenta para vistoriar a jornada de trabalho, o que assegura tanto o empregado quanto o empregador, assim como catracas e o controle de acesso. Mas não é só isso!
O relógio de ponto tem como principal objetivo otimizar e facilitar a gestão de funcionários, de empresas de qualquer nicho/mercado, principalmente com a questão de horário/banco de horas. Ele, inclusive, é uma das exigências da CLT (consolidação das leis do trabalho).
Acompanhe a seguir as opções de relógios de ponto, para saber qual a opção mais recomendável para investir no seu negócio.
Relógio de ponto eletrônico
O relógio de ponto eletrônico é o mais famoso. Ele geralmente fica fixo em um lugar da empresa e os colaboradores registram a sua presença através de vários mecanismos como a inserção de uma senha ou cartão de registro.
A legislação que determina como funciona o ponto eletrônico (pois, como citado acima, eles são exigidos pela CLT) exige que a cada registro seja emitido um comprovante com nome do funcionário, CPF, número do PIS, local, data e horário.
Os sistemas de ponto costumam armazenar todos os dados da jornada de trabalho para que sejam coletados e importados para um software.
Baseando-se nesses dados, alguns cálculos podem ser feitos a respeito do controle de adicionais noturnos, horas extras e descontos por atrasos e faltas. O que torna tudo mais fácil, além de muito mais seguro para ambas as partes, pois está tudo documentado, sem furos.
Relógio de ponto digital
O relógio de ponto digital tem as mesmas funções citadas acima, porém, por ser digital, ele não precisa ficar fixo na empresa. Podendo ser acessado virtualmente, através da internet e aplicativos.
Essa opção é recomendada para empresas que demandam trabalho externo. Assim, se o mesmo vai a campo, ele não precisa ir à empresa, ou voltar para ela apenas para bater ponto.
Mas você pode pensar: dessa forma, o sistema pode ser burlado, já que não há confirmação. Mas não, os aplicativos de ponto digital exigem foto, em tempo real, de onde a pessoa está.
Além disso, o ponto é um facilitador, para cumprir as normas da CLT e exigir que tanto empregado como empregador hajam de forma correta, lembrando que, para que essa relação funcione, ambos precisam ter uma boa convivência.
O investimento não é para ter controle possessivo sobre os funcionários, para que se sintam fiscalizados, mas sim para facilitar a gestão de carga horária, férias e outros deveres e direitos.
Relógio de ponto biométrico
Esse relógio de ponto é extremamente avançado em questão de tecnologia e um dos sistemas mais seguro contra fraudes.
Ele funciona a partir de uma “leitura biológica” feita após a coleta das digitais da pessoa ou até mesmo da fisionomia do seu rosto. Esses dados são armazenados no software e, toda vez que o colaborador bater o ponto, esses dados vão ser acionados para confirmação.
Hoje em dia é muito requerido em empresas, pois evita fraudes e facilita o momento de bater o ponto. Já que senhas podem ser esquecidas, assim como os famosos cartões de ponto.
O investimento ideal você deve adequar a rotina da sua empresa. O relógio de ponto é essencial, mas o certo a se usar deve ser aquele que melhor atende suas demandas institucionais.
Texto desenvolvido por Cia Web Sites