Quais as principais categorias de fintechs no Brasil?

O termo fintech é a abreviação de financial technology (“tecnologia financeira”, em tradução livre). As fintechs se tratam de startups ou empresas que criam e comercializam produtos digitais financeiros que se diferenciam dos demais devido ao uso da tecnologia.

Este tipo de negócio é muito importante para trazer alternativas inovadoras ao mercado, como cartão de crédito com cashback, contas digitais, empréstimos, investimentos, etc.

Como funcionam as fintechs?

Embora cada fintech tenha seu próprio modelo de operação, este modelo de negócio funciona com o intuito de desenvolver soluções que supram as deficiências e limitações do serviço financeiro tradicional.

Impacto das fintechs no sistema financeiro brasileiro

As mudanças no mundo estão cada vez mais perceptíveis e velozes. Diante disso, podemos afirmar que a evolução tecnológica dos primeiros vinte anos do século XXI já superou o período inteiro do século XX. 

Os resultados dessa evolução são muitos e podem ser notados em todos os setores. No entanto, certamente, a maneira como tratamos o nosso dinheiro foi uma das áreas que sofreu mais impacto pelos avanços tecnológicos.

O surgimento das fintechs revolucionou um mercado factualmente tradicional ao trazer novas formas de pagamento e novos meios de investir.

Tipos de fintechs existentes no Brasil

Entre as principais categorias de fintechs presentes no mercado brasileiros, podemos destacar:

Fintechs de investimentos

As fintechs de investimentos são organizações que disponibilizam os melhores recursos para a realização de aplicações financeiras. Por meio de algoritmos capazes de analisar o mercado, apresentam as melhores opções de lucro para os investidores.

Fintechs de gestão financeira

Também conhecidas como fintechs de eficiência financeira, as fintechs de gestão financeira oferecem serviços que auxiliam no controle de contas. 

Na categoria de finanças pessoais, por exemplo, existem serviços de controle de orçamento pessoal e de uso do cartão de crédito.

Fintechs de contabilidade

A contabilidade é um dos serviços indispensáveis para que uma organização se desenvolva de maneira saudável. Além do cálculo de tributos, existem fintechs contábeis que fazem:

  • Gestão de pessoal;
  • Gestão fiscal;
  • Legalização de empresas;
  • Consultoria tributária;
  • Entre outras.

As empresas tecnológicas dessa área prestam serviços de contabilidade pela internet. Na prática, o usuário acessa uma plataforma online que automatiza diversas operações.

Fintechs de pagamentos

As fintechs de pagamentos facilitam o processo de vendas para as empresas e o de compras para os usuários por meio de novas formas de pagamento, como cartões de crédito, de débito e pré-pago para pessoas físicas e maquininhas de cartão para pessoas jurídicas.

Pelo fato de cada vez mais pessoas e empresas aderirem a esse tipo de tecnologia, esse conceito de pagamentos são a categoria que mais cresce no Brasil.

Fintechs de empréstimos

Não é fácil conseguir financiamentos com instituições bancárias ou entidades financeiras tradicionais. Diante dessa dificuldade, as fintechs de empréstimos surgiram para tornar esse processo mais simples.

Embora elas também façam análise de risco para liberar o crédito, o fechamento do contrato é menos burocrático, podendo ser efetuado pelo próprio aplicativo ou site da empresa.

Além disso, as taxas de juros são normalmente mais atrativas do que as oferecidas por bancos tradicionais. 

Fintechs de criptomoedas e blockchain

Após o estouro do Bitcoin e, consequentemente, o sucesso das criptomoedas, empresas criaram suas moedas digitais com algumas particularidades.

Com isso, as fintechs de criptomoedas e blockchain (rede virtual que gere operações relacionadas a criptomoedas, como transações, contratos e registros) surgiram para atuar como uma espécie de corretora.

Fintechs financeiras

Por fim, as fintechs financeiras atuam no combate a fraudes, na proteção de dados, na identificação de dados do usuário e em outros serviços relacionados à segurança de transações realizadas por meio da internet.

É comum que essa categoria faça parceria com outras organizações do mercado financeiro, oferecendo suas tecnologias inovadoras de segurança cibernética.