O que levar na mochila quando você vai ao trabalho de bike

O cicloativismo vem crescendo no Brasil nos últimos anos. O uso de bike tem sido estimulado como forma de ajudar o meio ambiente e o incentivo para que as pessoas se exercitem mais no dia a dia. 

Desse modo, é preciso dizer que andar de bicicleta para o trabalho já é algo comum para muitas pessoas nas grandes cidades brasileiras. 

Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) apontam que mais de 9 mil pessoas circulam pela cidade de São Paulo todos os dias. As estimativas apontam que só na cidade de São Paulo há cerca de 1,6 milhão de bicicletas. 

A pesquisa foi realizada pela especialista em mobilidade urbana, Glaucia Pereira, do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Urbana (IPMMU), que estima uma frota de mais de 33 milhões de bicicletas em todo o Brasil. 

Se você é ou deseja se tornar um ciclista, ir ao trabalho de bike pode ser uma das formas mais prazerosas de aproveitar o dia e fazer uma atividade física. Pedalar faz bem para a saúde e para a mente. 

Mas se você está a caminho do trabalho, é preciso se preparar. Separamos algumas dicas do que levar na sua mochila na ida ao trabalho. Confira abaixo:

Use roupas leves e coloque a roupa do trabalho na mochila 

Chegar ao trabalho suado depois de um passeio de bike não é uma boa ideia. Então, temos dicas importantes para prevenir que isso aconteça. A primeira é o uso de roupas leves e confortáveis para pedalar. Use uma camisa de tecido leve e uma bermuda de ciclismo. 

Dessa forma, você não irá transpirar tanto quanto se estivesse utilizando a roupa de trabalho. Falando nisso, a roupa de trabalho, seja uniforme, traje social ou mesmo mais despojado, deve ser dobrado com atenção e colocado na mochila para não amassar. 

Com isso, ao chegar ao trabalho, você poderá se trocar sem dificuldades, garantindo que a roupa utilizada no trabalho esteja intacta, limpa e sem amassos. 

Não esqueça dos itens de higiene pessoal 

Os itens de higiene pessoal são importantíssimos, e você não deve esquecer de colocá-los na mochila antes de partir para o trabalho. Com eles, será possível se preparar ao chegar ao escritório para limpar o suor, fazer uma maquiagem e estar bem apresentável. 

A dica é levar pelo menos um desodorante e um lenço umedecido. Assim, é possível secar o suor e garantir axilas limpas e livres do mau odor na correria do trabalho. 

E caso sua empresa tenha um banheiro com duchas, você também pode levar sabonete e shampoo para tomar um banho rápido antes de começar a trabalhar. 

Se você vai para o trabalho maquiada, a dica é levar o básico de maquiagem na mochila para fazer a sua make ao chegar na empresa. Assim, você não corre riscos de chegar com a maquiagem borrada após suar durante a ida de bike. 

Tenha um cadeado do tipo “U” na mochila 

Por mais que o seu trabalho ofereça um espaço para guardar a bike e todos sejam conhecidos, opte pela sua segurança e tenha um cadeado do tipo “U” em sua mochila. Assim, você pode trancar a bicicleta em qualquer lugar, redobrando a segurança contra roubos. 

Dessa forma, você pode ficar mais tranquilo durante o trabalho, sabendo que a sua bike está segura. O cadeado também pode servir para ser utilizado em alguma parada a caminho do trabalho. 

Se você costuma parar numa padaria para tomar café da manhã, por exemplo, você pode usar o cadeado para trancar a bicicleta em algum lugar. 

Deixe um espaço para levar uma capa de chuva 

Uma última dica muito importante: leve também em sua mochila uma capa de chuva. A temperatura nas grandes cidades oscila bastante e é preciso estar preparado para qualquer momento, por exemplo:

  • Sol;
  • Chuva;
  • Vento;
  • Tempestades;
  • Entre outras opções.

Por isso, sempre coloque uma capa de chuva na mochila antes de sair para pedalar. Dessa forma, você pode proteger sua roupa de trabalho que está dentro da mochila e também não chegará encharcado na empresa. 

E aí, anotou tudo? Com nossas dicas, você estará preparado para pedalar na ida ao trabalho e garantir que está com tudo em ordem para a sua rotina no escritório. 

Texto: Gustavo Marques