programa 5s

Programa 5S: conheça mais sobre ele

Qualquer empresa que deseja prosperar no mercado precisa oferecer produtos e serviços de qualidade, além de um bom programa de ação, para que, acima de tudo, resolva as necessidades dos clientes. 

Então, para manter um alto nível de qualidade dos seus produtos, vamos te apresentar um método relativamente simples e que não exige uma supervisão constante: o programa 5S. Leia esse artigo até o final e conheça um pouco mais sobre essa importante ferramenta.

O que é o programa 5S? 

Trata-se de uma metodologia bastante usada por diversas organizações, que tem o objetivo de aumentar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por empresas de quaisquer segmentos. 

O programa 5S tem a proposta de fornecer um constante aprendizado para todos os colaboradores e um ambiente que seja propício ao desenvolvimento intelectual e profissional, no que tange todos os setores de um negócio. 

O programa 5S, que foi criado no Japão nos anos 1940, possui 5 diretrizes que começam com a letra S. Então, se bem utilizado, pode fazer  uma empresa se tornar referência em seu nicho de atuação. 

Inclusive, a hipnose é uma técnica extremamente eficiente que pode fazer o seu negócio ser a preferência da sua clientela. Pois bem, entenda como o programa 5S funciona, bem como seus detalhes: 

1 – Senso de utilização

Essa diretriz determina que todo ambiente de trabalho deve ter somente as ferramentas que forem essenciais para a execução das tarefas. Ou seja, tudo aquilo que não for necessário para o trabalho deve ter um destino que seja adequado. 

Isso pode deixar todo o ambiente de trabalho muito mais organizado, já que tudo que não for primordial para a ação da equipe deve ser retirado de lá. Mas o senso de utilização vai além disso. 

A sua proposta também é fazer você identificar todos os processos e eventuais tarefas que sejam desnecessárias e que não estejam agregando nenhum valor em seu dia a dia, e descartá-las. 

Dessa forma, tudo isso se traduz em um maior ganho de tempo da equipe e menos desperdício de materiais. Assim, a produtividade de todos pode ficar lá nas alturas. 

2 – Senso de ordenação

Esse senso indica que o seu ambiente de trabalho deve ser organizado para que ele se torne funcional no dia a dia e permita o trânsito livre de pessoas. 

Além disso, todos os móveis, equipamentos e materiais necessários ao trabalho devem estar bem dispostos no ambiente, já que não devem atrapalhar nenhum integrante da equipe durante as suas atividades rotineiras.

Mas para que todo o ambiente de trabalho fique sempre organizado, é preciso da colaboração de todos os funcionários, que precisam criar hábitos saudáveis. 

O principal objetivo é manter uma boa organização de todos os setores, já que isso pode otimizar a execução das tarefas da equipe, economizando um tempo precioso. Inclusive, o coaching é uma metodologia que pode ajudar.

3 – Senso de limpeza

Como o próprio nome sugere, esse senso tem relação com a limpeza dentro do ambiente de trabalho. Afinal de contas, trabalhar em um local sujo pode interferir negativamente na produtividade, já que a concentração e a nossa saúde podem ficar prejudicadas. 

Por isso, é importante deixar claro para todos os integrantes da sua equipe sobre a necessidade de criar hábitos pessoais que sejam saudáveis no cotidiano, por exemplo:

  • Limpar a estação de trabalho;
  • Manter organizada a área de convivência geral;
  • Deixar o banheiro em ordem após o uso;
  • Evitar o acúmulo de itens;
  • Entre outros pontos.

Imagine um ambiente extremamente limpo, perfumado, sem nenhum tipo de sujeira nos móveis, com todos os materiais organizados e sem nenhum objeto atrapalhando as atividades diárias dos funcionários. 

Esse é o programa 5S, que pode dar muito mais motivação e, acima de tudo, deixar a produtividade da equipe nas alturas. Ademais, ter autoconhecimento também é crucial para um empreendedor que deseja prosperar. 

4 – Senso de saúde

Essa diretriz do programa 5S faz menção a um ambiente de trabalho que seja saudável para todos os funcionários no dia a dia. 

 

Mas pra que isso aconteça efetivamente, é preciso que o gestor incentive a equipe, para que seus integrantes criem hábitos saudáveis em sua rotina. Isso é primordial para se ter mais qualidade de vida e bem-estar dentro e fora da organização. 

Ademais, tenha saúde biopsicossocial. Quer um bom exemplo? Que tal incentivar os seus colaboradores a terem:

  • Uma alimentação mais saudável;
  • A praticar atividades físicas;
  • A evitarem o estresse;
  • A passarem mais tempo com a família;
  • A terem um hobby que não tenha relação com o trabalho 

Isso tudo pode trazer muito mais saúde, disposição e, acima de tudo, qualidade de vida para os seus funcionários. A resiliência é uma das habilidades essenciais no mundo dos negócios. 

5 – Senso de autodisciplina

Por fim, mas não menos importante, chegamos ao último senso. A diretriz da autodisciplina propõe que todos os colaboradores assumam o compromisso com a mudança de hábitos, que são necessários para que os sensos anteriores aconteçam efetivamente. 

Sem o espírito de cooperação mútua, tudo pode ir pelo ralo. A teoria é importante, mas colocá-la em prática é fundamental. Ou seja, todos devem ser responsáveis por suas próprias ações no dia a dia, sem a necessidade de um monitoramento constante. 

Na verdade, o senso de autodisciplina é o grande responsável por fazer o programa 5S funcionar. Os colaboradores devem ter a consciência de fazer a sua parte da melhor forma e colocar todas as diretrizes do programa em prática. 

Inclusive, um curso de PNL pode deixar os nossos comportamentos mais assertivos, já que tem foco direto em nossa mente. 

Conclusão

Viu como o programa 5S pode ser de grande valia para um negócio que quer que seus produtos ou serviços sejam a preferência do seu público-alvo? Agora é colocar em prática tudo que foi aprendido neste artigo. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando.