joias

Produção e vendas de joias

Uma loja de joias lida com elementos delicados, bonitos e que precisam de uma segurança especial, pois chamam a atenção. Uma loja de joalheria pode confeccionar e vender diferentes modelos feitas à base de metais como ouro, prata, alumínio e cobre.

Estes itens fazem parte do dia a dia de boa parte das pessoas e servem como adereços. Antigamente, estas joias eram confeccionadas de forma manual e artesanal. Com as modificações ao longo do tempo e avanço da tecnologia, o processo de fabricação de joias mudou.

Por isso, hoje em dia é possível contar com vários equipamentos como maçaricos, compressores, lâminas, polidores de metais, fornos, entre outros. A partir destes equipamentos, é possível realizar o processo de produção de vários tipos de joias.

Principais produtos e produção

Em uma joalheira, os produtos são variados em tamanho e formato, assim como em seu material de composição e valor. De modo geral, é possível realizar as vendas de um anel de ouro, até:

  • Anel de prata;
  • Brincos;
  • Colares;
  • Braceletes.

Estes são os principais produtos, sendo que em algumas lojas de joias, alguns relógios feitos são feitos à base de metais preciosos para serem comercializados.

Porém, o processo de produção é fundamental para identificar o tipo de metal a ser utilizado, e a partir disso, realizar procedimentos como:

  • Laminação do metal;
  • Recozimento do metal;
  • Fundição metálica;
  • Uso de solda;
  • Lixar o metal para remoção das imperfeições;
  • Polir o metal para.

Além disso, alguns dos metais que não são feitos à base de ouro podem receber um processo chamado de galvanoplastia, ou banho de metal.

A partir disso, é possível aplicar um tipo de pintura eletrostática no metal, que contribui para o aumento da sua beleza, mas também da sua durabilidade em processos de ferrugem.

Por fim, ocorrerá o acabamento de um brinco de argola de ouro, colar ou anel, a depender do tipo de produto e da intenção para o elemento. Por exemplo, existem peças que precisam ser mais foscas, outras mais acetinadas e brilhantes.

Diante disso, para realizar a confecção das joias, é importante contar não somente com bons equipamentos, mas também com um design de joias para o desenho do material e uma equipe técnica para o manuseio dos metais.

A exposição dos produtos

Após a confecção dos produtos, é preciso realizar o processo de exposição adequada para gerar as vendas, e consequente, os lucros para a joalheria.

Existem alguns elementos e dicas que são importantes para o processo de exposição de um produto. Por exemplo, se uma loja possui um anel solitário ouro, que é utilizado geralmente como um anel de noivado, este é um material valioso, associado a uma pedra preciosa, e por isso deve ser cuidadosamente exposto.

Isso vale, inclusive, para todas as peças feitas com ouro ou pedras preciosas, como diamantes ou esmeraldas. Dessa forma, para a sua exibição, é recomendado um local que seja visível e monitorado por câmeras, assim como o uso de uma caixa MDF crua, que possa ser revestida com algum material de suporte para expor a joia.

Outra dica é para realizar a melhora da experiência do cliente durante a visita a loja. Isso é possível por meio de um atendimento atencioso e com qualidade, assim como de uma loja que seja agradável e climatizada.

Por isso, é importante verificar itens como um bom dimensionamento camara fria e refrigerador, que geralmente é responsável pelo sistema de ar-condicionado no local.

A segurança de sua loja

Por fim, é preciso utilizar elementos para garantir a segurança da loja. Como os produtos são muito valiosos, eles podem ser visados por criminosos e acabar sendo alvo de roubo.

Dessa forma, é recomendado investir em uma empresa terceirizada para realizar a segurança do local, assim como um sistema de câmeras de segurança com inserção de alarmes.

Além disso, é possível terceirizar os serviços de serviço de limpeza, para manter o local sempre higienizado e agradável. Utilizando materiais de limpeza, como saco plástico, papel higiênico, álcool em gel, flanelas para limpeza e papel toalha para as mãos.

Portanto, os investimentos realizados em serviços de segurança e equipamentos de qualidade são essenciais para garantir a segurança das lojas, o bem-estar dos colaboradores e as joias armazenadas e protegidas de maneira correta.