PCD

Principais vantagens para uma empresa que contrata PCD

Conheça os principais benefícios para qualquer negócio que contrata profissionais com deficiência (PCD). Em uma sociedade ainda bastante exclusiva e preconceituosa, um assunto massivamente discutido atualmente é a inclusão nas empresas. 

Pode até não parecer, mas existem diversas vantagens para as organizações que contratam profissionais com deficiência (PCD). 

Por isso, fizemos questão de elaborar esse post que vai te mostrar os principais benefícios para um negócio que tem PCD em seu quadro de funcionários. Bora conferir quais são? 

Empresa mais inclusiva

Um empreendedor que faz questão de contar com profissionais com deficiência em sua empresa, independente do seu nicho de atuação, pode deixá-la bem mais inclusiva e com uma imagem extremamente positiva no mercado. 

As pessoas passarão a ter uma outra visão de uma organização que contrata PCD. Fazer um curso de PNL é uma ótima alternativa. 

Até os clientes e fornecedores vão ter um olhar diferenciado a respeito dessa bela atitude. 

A sua empresa pode se tornar uma referência marcante e até a preferência dos consumidores na hora das compras. 

Afinal, uma empresa inclusiva pode ter mais chances de destaque perante os concorrentes, que ainda têm resistência em contratar PCD. 

Maiores chances de contratar  bons talentos

Você sabia que existem profissionais com deficiência extremamente talentosos, com diversas habilidades técnicas e comportamentais e que só estão esperando uma oportunidade de trabalho? É verdade! 

Uma empresa que contrata PCD tem altíssimas chances de ter profissionais capacitados e experientes à sua disposição. 

E isso significa mais chances de resultados positivos e o aumento do faturamento de todo o negócio. 

Dessa forma, se a sua empresa ainda não tem essa política inclusiva, recomendamos que você reveja esse conceito. 

Afinal, existem PCD que podem ser úteis para alcançar os objetivos de qualquer empresa.

Processo seletivo mais aprimorado

A seleção para contratar PCD deve ser diferenciada e bem mais aprimorada. 

Na maioria das vezes, e por motivos óbvios, não se pode usar os mesmo métodos de contratação de profissionais sem nenhum tipo de deficiência. 

Por isso, o processo seletivo precisa ser mais elaborado, para que os melhores talentos sejam contratados. 

E isso se traduz em um baita aprendizado para os profissionais que fazem parte do setor de Recursos Humanos. 

Existem algumas técnicas específicas para contratar PCD, por isso, a empresa que domina todas elas pode ter um grande diferencial competitivo, além de acertar em cheio na seleção do melhor profissional. Saiba o que diz o livro inteligência emocional

Produtividade em alta

Um negócio que contrata PCD também pode ser bem mais produtivo. 

Pelo simples fato da motivação e a felicidade estarem em alta, justamente pela política inclusiva da empresa, os profissionais com deficiência acabam dando o melhor de si durante a execução das atividades do dia a dia. 

E isso se traduz em uma maior produtividade e, consequentemente, no alcance das metas e objetivos da organização. 

Contar com colaboradores produtivos, satisfeitos e orgulhosos por fazerem parte de uma empresa inclusiva, é como encontrar ouro. Todos saem ganhando! 

Os colaboradores se sentem mais valorizados

Imagine uma empresa que está sempre contratando profissionais com deficiência. 

Não é preciso mencionar que eles se sentirão extremamente valorizados e trabalharão com o máximo de empenho. 

Quando um funcionário é devidamente valorizado e tem seus esforços reconhecidos pelo gestor, ele tende a trabalhar com mais ímpeto. 

E não existe nada melhor do que contar com PCD trabalhando com vontade de alcançar os objetivos e focados nesse propósito. 

Por isso, se a sua organização ainda não é inclusiva, que tal mudar de atitude e dar a mão a quem precisa? Saiba o que é gestão participativa.

Ambiente de trabalho mais humano e funcional

Não restam dúvidas de que empresas que contam com PCD em seu quadro de funcionários, oferecem um ambiente de trabalho muito  mais humano e extremamente funcional. 

Todas as adaptações feitas na estrutura interna para receber os profissionais com deficiência, além de serem um investimento, podem facilitar o dia a dia de todos os colaboradores. 

Além disso, quando falamos em um ambiente humano, estamos nos referindo ao alto nível de empatia que uma empresa que contrata PCD, teve com esses funcionários. 

Facilitar o acesso a todos os locais para quem tem dificuldades de locomoção é uma atitude humana, acima de tudo.

Estímulo à cooperação

Outra vantagem de contar com PCD é o aumento da sinergia entre os membros de toda a equipe. 

Já que a motivação e a satisfação estão em alta, acontece um considerável estímulo à cooperação mútua. 

Ou seja, todos trabalhando na mesma sintonia e ajudando uns aos outros em prol do alcance dos objetivos. 

Trabalhar em um ambiente sinérgico pode amenizar os conflitos do dia a dia, deixar o clima no trabalho mais prazeroso e a gestão mais eficiente. 

E isso significa que os resultados podem ser atingidos mais facilmente. No mundo dos negócios, sinergia é tudo e sempre deve prevalecer. 

Aprendizado para todos os colaboradores

Você sabia que é possível aprender bastante com os profissionais com deficiência? É verdade! 

PCD, na maioria das vezes, têm um alto nível de adaptabilidade e podem ser muito resilientes no dia a dia. E isso pode servir de aprendizado para todos os integrantes da equipe. 

Muitas vezes, determinadas situações podem ser extremamente complicadas para PCD. 

Por isso, eles podem nos ensinar muito, já que são um exemplo clássico de superação de preconceito e obstáculos, além de terem um alto nível de amadurecimento, tanto na vida pessoal quanto profissional. 

Dessa forma, se a sua organização ainda não cogitou a possibilidade de contratar PCD, pode estar perdendo todos os benefícios que citamos aqui. Boa sorte! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!