técnicas de vendas

Principais técnicas de vendas que vão fazer a sua empresa decolar

Conheça as principais técnicas de vendas mais usadas pelos empreendedores de sucesso e faça a sua empresa prosperar de vez.

Quando pensamos em abrir qualquer negócio, uma dúvida bastante comum que vem à nossa mente é sobre como ter êxito nas vendas dos nossos produtos aos consumidores. 

Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar as principais técnicas de vendas que podem alavancar o faturamento da sua empresa, e acima de tudo, fidelizar a sua clientela. 

1 – Conheça a fundo o que está vendendo

Um empreendedor que não conhece direito o seu próprio produto está fadado ao fracasso. 

A primeira coisa que você deve ter em mente quando for trabalhar com vendas é conhecer a fundo o que está vendendo. Esteja por dentro de todo o funcionamento, vantagens e peculiaridades do seu produto. 

Se você demonstrar o máximo de conhecimento a respeito daquilo que está vendendo, o seu cliente vai sentir segurança em comprar na sua mão. 

Afinal, como você vai mostrar os benefícios do seu produto se não conhecer ele direito? 

2 – Ofereça uma solução e não um mero produto

Quando se trabalha com venda direta, o empreendedor precisa oferecer uma solução para os clientes e não um simples produto. 

Quem está comprando precisa acreditar que está levando uma grande vantagem, já que encontrou uma solução ideal para as suas necessidades do dia a dia.

Dessa forma, faça o seu cliente acreditar que você está oferecendo uma solução. Procure conhecer as dores dele com antecedência e ofereça aquilo que está precisando naquele momento. 

Vender um mero produto que também pode ser encontrado na loja da esquina não vai ajudar em nada. Investir em um bom curso de PNL pode ser útil para alavancar as vendas do seu negócio.

3 – Seja flexível

Se você gosta de impor condições para os seus clientes e só fecha negócio quando todas as suas exigências são atendidas, a sua empresa não vai vingar. 

Quando o assunto é vendas, todo empreendedor precisa ser flexível, vez ou outra. Muitas vezes, para vender um determinado produto, é preciso saber ceder. 

Seja concedendo:

  • Um generoso desconto;
  • Parcelando em mais vezes;
  • Fazendo frete grátis;
  • Dando um brinde para o cliente. 

O fato é que você precisa saber o momento exato de ceder para não perder a venda. Um empreendedor que é inflexível vai perder sua clientela para a concorrência, mais cedo ou mais tarde. 

4 – Não minta sobre o seu produto

Se você é daqueles que acha que na hora de vender vale tudo, até uma mentirinha para o cliente, o seu negócio não vai decolar. 

Mentir sobre o seu produto não faz parte da receita de sucesso nas vendas. Você deve manter o foco somente na verdade sobre aquilo que oferece para os seus consumidores. 

Por isso, jamais minta para os seus clientes sobre o seu produto, principalmente se eles estiverem em dúvida na hora da compra. 

Não queira “empurrar” a sua mercadoria a qualquer custo. Fazer propaganda enganosa pode sair muito caro para o empreendedor, que pode ter a sua imagem prejudicada no mercado, e o reparo pode ser bastante penoso.

5 – Crie uma sintonia emocional com o consumidor

Um empreendedor experiente não procura convencer o cliente até a exaustão, pois isso pode ser extremamente desgastante. 

Pelo contrário, ele cria uma sintonia emocional com o consumidor, deixando ele expor suas necessidades e fazendo com que o diálogo pré-venda flua de uma forma agradável para ambos. 

Essa conexão emocional deixa o cliente mais à vontade e ciente de que o vendedor entendeu o que ele procura. 

Dessa forma, tenha mais empatia e procure se colocar no lugar dos consumidores, sem imposições desnecessárias, que mais parece que você está fazendo um favor em vender para eles, seguindo a referência do Chris Gardner

6 – Procure ser persuasivo, mas sem exagerar

Muitos empreendedores menos experientes com vendas querem convencer os clientes a todo custo de que os seus produtos são os melhores. 

Não que isso seja um erro absurdo, mas o que não vale é forçar a barra e exagerar nas palavras, é preciso ser persuasivo na medida certa. 

Você precisa saber convencer com poucas palavras ao invés de ficar falando o tempo inteiro na cabeça do cliente. Saiba escutar o que o consumidor tem para dizer. 

Muitas vezes, pode-se fechar um bom negócio apenas escutando atentamente. O exagero não é bem-vindo e bem-visto. 

7 – Ofereça um atendimento personalizado

O empreendedor precisa se dar conta de que ele precisa vender várias vezes para o mesmo cliente e não uma única vez.

 Por isso, ele deve oferecer um atendimento exclusivo e personalizado para todos aqueles que entrarem em sua loja ou acessarem o site do seu negócio. 

Ou seja, é preciso oferecer uma experiência de compra extremamente positiva e memorável para a sua clientela. A sua empresa precisa ser a primeira opção para quando os consumidores precisarem de algo. 

Mas, para isso acontecer, é preciso oferecer um atendimento diferenciado, por isso é importante conhecer os ensinamentos de quem pensa enriquece.

8 – Atenção ao preço 

Finalmente, você não deve se esquecer de dar atenção especial ao preço do seu produto. 

Ele não deve ser alto demais, para não espantar os clientes, e nem baixo demais, que pode demonstrar que sua mercadoria tem baixa qualidade. O preço deve ser condizente com a média de mercado. 

Por isso, faça uma pesquisa entre os seus principais concorrentes e analise o preço praticado por eles. 

Esqueça os lucros exorbitantes e estipule um preço que seja justo para o cliente e vantajoso para o seu negócio, lembre-se que  todos precisam sair ganhando e não somente você.

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.