Inbound marketing – Principais fundamentos e que resultados é possível alcançar aplicando essa estratégia?

Em poucas palavras, o inbound marketing é uma estratégia que leva o cliente a encontrar uma empresa.

Bem diferente da comunicação tradicional, em que uma companhia anuncia os produtos na TV, por exemplo, essa metodologia segue um caminho oposto.

O objetivo é impactar o cliente quando ele ainda está procurando as primeiras informações sobre uma solução. Por isso, o SEO é um dos pilares do inbound marketing.

Afinal, é esperado do consumidor do século XXI que ele utilize as ferramentas de buscas, como o Google, para saber um pouco mais sobre o produto ou serviço que deseja contratar.

Portanto, estar bem rankeado é fundamental para os resultados de branding e vendas de uma empresa.

No inbound marketing a produção de um conteúdo relevante é a base de toda estratégia.

É por meio dele que uma empresa tem a oportunidade de chamar a atenção dos clientes. Além disso, essa metodologia funciona também para promover a melhor relação com os clientes e aumentar a geração de leads.

Quais são os objetivos do inbound marketing?

O principal objetivo do inbound marketing é impactar o cliente em qualquer ponto da jornada de compra dele. Por isso, muitas empresas atualmente utilizam ferramentas como o CRM.

Com esse software é possível não somente captar esses leads por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, mas também acompanhar cada fase deles pelo funil de vendas.

Dessa forma, uma empresa tem a oportunidade de criar conteúdos específicos para cada segmento.

Se um grupo de clientes ainda está no topo do funil, e precisa conhecer um pouco mais sobre a oferta, a companhia pode utilizar o CRM para disparar e-mails marketing com foco nessas pessoas.

O conteúdo pode ser algum desconto para a primeira compra ou mais informações que o ajudem a tomar alguma decisão.

Agora, quando o cliente está na base do funil, a estratégia de inbound é outra. O engajamento pelo email marketing pode ocorrer por meio da indicação de um produto similar ao comprado pelo cliente.

Uma empresa que utiliza muito bem essa estratégia é a Amazon, por exemplo.

Como aplicar o inbound marketing

Um dos benefícios do marketing é a maneira como ele pode ser trabalhado em diversas formas.

Para o inbound marketing, o limite é apenas a criatividade. Hoje, com a popularização das redes sociais, uma empresa tem inúmeras maneiras de atrair o cliente.

Por isso, utilizar ferramentas como o CRM é fundamental para melhor conhecer o público-alvo de uma companhia.

Ao ter acesso a esses dados, a empresa tem a oportunidade de criar um planejamento de conteúdo que possa atrair cada vez mais pessoas.

Quando isso ocorrer, mais clientes em potencial entrarão em contato. É nesse momento que o CRM consegue automaticamente captar esses leads. Com eles cada vez mais próximos, aumentam as chances de fidelização.

Vantagens de aplicar o inbound marketing

Ao contrário de outras estratégias de marketing, que tem campanhas com prazo de validade definido, no inbound marketing isso é praticamente inexistente.

Afinal, se uma empresa produz um bom vídeo ou um post para blog bem detalhado, essa informação pode ser acessada inúmeras vezes e por anos.

Outra vantagem do inbound marketing é a geração de leads qualificados.

Como são os clientes que procuram a informação sobre a empresa na Internet, eles já estão muito mais inclinados a prestarem atenção em uma oferta.

Bem diferente de campanhas tradicionais para a TV, por exemplo, em que milhões de pessoas são impactadas, mas poucas têm interesse real por tal produto ou serviço.

O branding é outro ponto importante para o inbound marketing. Nenhum cliente gosta de acessar o site ou a rede social da empresa e verificar que o conteúdo está desatualizado.

Por isso, ter um perfil nas redes sempre com informações relevantes têm impacto direto na percepção do cliente. Além disso, essa é uma importante vantagem também sobre a concorrência.

Por último, porém fundamental, é a questão dos custos. Investir em inbound marketing é muito mais acessível do que gastar com mídias tradicionais. Criar um blog, por exemplo, é gratuito e tem excelentes resultados na geração de leads.

Mesmo que seja necessário contratar um redator para criar esse conteúdo, ainda assim o custo será bem abaixo de outras estratégias, como o outbound marketing.