5 Perguntas frequentes sobre o Google Meu Negócio

Encontre as melhores respostas para as perguntas que aparecem com mais frequência no fórum da comunidade de ajuda do Google Meu Negócio, e aprenda como resolver problemas comuns de SEO.

O Google Meu Negócio (GMB) é uma das melhores maneiras de uma empresa local ter uma classificação mais elevada no Google.

Seja por meio do localizador local ou do Google Maps, ter sua empresa no GMB ajuda você a ser encontrado por compradores, consumidores e clientes interessados.

Mas nem sempre é fácil. Todos os dias, encontramos dezenas de perguntas de proprietários de empresas locais e agências de marketing digital, no Fórum da comunidade de ajuda do Google Meu Negócio .

Perguntas frequentes sobre o Google Meu Negócio


Muitos dos problemas são únicos e exigem um mergulho profundo em sua situação específica. 

No entanto, existem algumas dúvidas mais comuns que os usuários têm sobre o Google Meu Negócio. 

Aqui estão cinco problemas do GMB que os usuários costumam encontrar e como ajudar a resolvê-los:

1. Por que as alterações que não fizemos estão aparecendo em nosso perfil do GMB?

Para manter o seu perfil do GMB o mais preciso possível, o Google usa dados de uma variedade de fontes na Internet para verificar a precisão e integridade. 

Às vezes, o Google adiciona ou altera informações em seu perfil com base no que encontra online.

Por exemplo, o Google pode verificar o seu site e adicionar serviços ao seu perfil com base no que você listou no seu site ou em outros recursos que encontrar online, se você é alergologista no Rio de Janeiro, o GMB pode agregar serviços como tratamento para alergia no RJ.

O Google também verificará outros diretórios/sites de citação online , plataformas de mídia social, sites de avaliação, conteúdo licenciado, sites oficiais de credenciamento de negócios e outros recursos online para obter mais informações sobre sua empresa, ou consultório caso você seja um médico especialista em dor na coluna  no Rio de Janeiro.

Ele pode adicionar dados que encontram esses recursos ao seu perfil do GMB, ou até mesmo fazer alterações em sua listagem para refletir essas informações.

Se as fontes relatam que as informações fornecidas pelo proprietário de uma empresa estão incorretas ou desatualizadas, seu perfil do GMB pode ser atualizado pelo Google.

Caso você seja proprietário de um escritório jurídico em São Paulo, você pode revisar essas atualizações. 

(É por isso que é importante fazer login e verificar suas listas do Google Meu Negócio com frequência.) Se edições foram feitas em sua listagem, você verá um aviso na parte superior do painel do GMB.

2. E se eu não conseguir encontrar uma categoria que se enquadre no meu modelo de negócios? 

Selecionar suas categorias, especialmente sua categoria principal é particularmente importante porque suas categorias afetam diretamente as classificações. 

Você deve escolher entre as categorias que o Google oferece (Você não pode criar ou adicionar sua própria categoria).

O Google oferece mais de 3.000 categorias. O problema é que é difícil ver todas as categorias disponíveis para você apenas digitando algumas letras, ou palavras-chave na seção categoria em seu perfil do G oogle Meu Negócio.

Lembre-se de que o Google está ficando cada vez mais inteligente o tempo todo quando se trata de fazer associações. 

Portanto, se você selecionar “Processo Jurídicos no ABC” como categoria e alguém pesquisar “Advogado no ABC”, o Google será inteligente o suficiente para saber que sua empresa também deve aparecer nos resultados de pesquisa.


Aviso: Alterar a categoria do Google Meu Negócio com frequência, pode desencadear uma suspensão ou fazer com que o Google verifique novamente sua listagem no GMB. 

Selecione suas categorias com cuidado e não faça alterações, a menos que seja absolutamente necessário.


3. Por que recebo um erro ao inserir o PIN do cartão postal do GMB?


Existem alguns motivos pelos quais você pode receber um aviso de erro ao inserir seu código PIN. O código de verificação PIN é válido apenas por 30 dias.

Portanto, se já se passaram mais de 30 dias desde que você solicitou o cartão-postal, esse código é inválido.

Além disso, se você fez edições em seu perfil comercial do GMB enquanto esperava a chegada do código PIN de verificação, o Google pode considerar necessário fazer uma nova verificação – o que invalida o código que está em trânsito.

(Isso nem sempre acontece, mas fazer alterações em seu perfil do GMB antes de receber o cartão postal pode causar problemas como este.)

Se estiver recebendo uma mensagem de erro, você deve fazer login no painel do Google Meu Negócio e solicitar um novo cartão postal de verificação. 

Enquanto você espera, não faça nenhuma alteração em sua listagem.

4. Minhas edições ainda dizem “Revisão pendente”. O que eu posso fazer?

Quando você faz alterações ou edições em sua listagem do Google Meu Negócio, elas são revisadas pela equipe do Google para garantir que as alterações sigam as diretrizes do Google para representar sua empresa no Google.

As edições com revisão pendente geralmente levam cerca de 48 horas para serem avaliadas pela equipe do Google.

Se você fez alterações em seu perfil do GMB e o Google ainda não avaliou e aprovou suas edições, você verá uma das seguintes mensagens:

  • “Algumas edições estão pendentes” na parte superior do painel do GMB.
  • Status “Pendente” no campo em seu computador ou sublinhado em um dispositivo móvel.

As novas listagens do GMB e a  maioria das edições  feitas no painel do GMB serão mostradas como pendentes, ou em revisão. Normalmente, você só precisa esperar até que o Google analise essas alterações.

No entanto, existem alguns motivos pelos quais sua listagem ainda pode estar com revisão pendente ou ser exibida como em revisão.

Se você é de uma empresa que não tem um local físico/vitrine onde os clientes vêm até você, como uma agência especialista em marketing médico, que realiza atendimentos online, você não pode mostrar seu endereço no perfil do GMB. Isso é uma violação dos termos do GMB.

Se for adequado para sua situação, exclua seu endereço da lista do GMB e selecione áreas de serviço (cidades, estados, condados ou CEPs que você atende).

Em seguida, entre em contato com a equipe de suporte do GMB e explique que você corrigiu seu endereço / listagem e solicite a aprovação do status pendente.

5. Meu cartão postal PIN não chegou. O que devo fazer? 

Em primeiro lugar, o Google precisa verificar uma empresa enviando um cartão postal pelo correio para garantir que você tenha um endereço comercial legítimo, como o endereço de uma clínica de atendimento de um neurocirurgião em Nova Iguaçu, e não esteja tentando criar uma ficha do Google Meu Negócio de maneira fraudulenta.

Normalmente, leva de 5 a 14 dias para o cartão postal chegar ao seu local. Se você conseguir receber outra correspondência em seu local, não há realmente nenhuma razão para não receber o cartão postal do GMB.

Às vezes, quando vemos problemas com as pessoas que não recebem cartões postais, é porque elas estão violando as regras de endereço ou estão usando endereços falsos.

Se você está tentando usar uma caixa postal, caixa da UPS, endereço falso, escritório virtual ou espaço de trabalho compartilhado como seu endereço GMB, você não está qualificado para ter uma ficha do Google Meu Negócio.

Se você não estiver usando um endereço legítimo ou se sua empresa não for uma empresa qualificada, conforme descrito nas diretrizes do Google, o Google não verificará sua listagem.

Se você não receber o seu cartão postal após aproximadamente 14 dias úteis, faça login no painel do GMB e solicite o envio de outro cartão postal .(Lembre-se de que a nova solicitação de PIN de cartão-postal anulará o primeiro cartão-postal que você solicitou.)

Ao solicitar um novo cartão postal, verifique se o seu endereço está de acordo com todas as diretrizes de endereço do Google e se também pode ser encontrado no Google Maps. 

Se você possui uma clínica oftalmológica em Jundiaí, preencha até a o número da sala, para que seja possível a entrega.

Ao preencher a solicitação de um novo cartão postal, certifique-se de incluir seu nome de contato para que, quando sua empresa receber o cartão postal, ele seja entregue a você pessoalmente por quem receber a correspondência em sua empresa.

Considerações finais 

Essas questões são apenas a ponta do iceberg quando se trata de problemas que empresas e agências locais enfrentam no Google Meu Negócio. 

Diante deste conteúdo esperamos ter ajudado com essas informações que são fundamentais para o seu negócio local.

Você também pode contratar uma agência especialista em Google, para te ajudar.

Texto escrito por Monique Horrana da Kop Animado.