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6 dicas para escrever blog posts de sucesso

Ter um blog corporativo com consistência não auxilia apenas na educação de consumidores, mas também transmite autoridade do mercado que se atua. 

Entenda quais são as principais dicas para consolidar seu conteúdo, não errar e aprender a escrever blog posts de sucesso. Muitos negócios já não se contentam apenas com a presença no mundo offline. Para adicionar credibilidade e uma maior chance de fechar novos negócios, se faz também necessário ter uma boa presença digital. Apesar da presença das redes sociais serem importantes, não são o único fator para rankear bem seu negócio nas ferramentas de busca. Com isso, as estratégias de inbound e marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais adeptos.

Mais do que simplesmente “sair escrevendo”, existem uma série de fatores que podem ser determinantes para seus conteúdos obterem sucesso, como um bom tempo de permanência na página, taxa de rejeição, levar o lead para o próximo estágio do funil, entre outras métricas.

Entenda o que você não pode deixar de fazer para escrever blog posts de sucesso

1) Planejamento (não estou falando de palavra-chave)

Quando se fala em planejamento para conteúdo, a primeira questão posta é sobre as palavras-chave. Mas, não é essa minha principal dica de hoje. Tenho por hábito sempre dizer que, em qualquer situação (para nossa vida, estratégias digitais ou de carreira) não ter um planejamento significa que você está navegando de acordo com os ventos. Existe aquele diálogo clássico no filme da Alice, no país das maravilhas. Em determinado momento, o Gato a questiona: “para onde você quer ir?”. Ela o responde: “eu não sei”. Então ele conclui: “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. Não é mesmo? Não planejar as ações de conteúdos do seu blog, acaba não te levando para lugar nenhum.

Portanto, é necessário estabelecer: objetivo da sua estratégia. Bem na alusão anterior, o que você quer com isso? Onde pretende chegar? Eu não vou lhe dar essa resposta. Afinal, não acredito em receita de bolo para empresas. Mas, o que quero dizer com tudo isso é que você precisa almejar onde quer chegar com determinado post. E claro, ele deve estar alinhado com o restante do seu blog.

2) Linguagem e discurso assertivo

Bom, sabendo bem onde você quer chegar. É a hora de determinar o tom de comunicação que você vai utilizar. Essas são decisões que não devem ser baseadas em seu gosto pessoal. Mas, sim na persona que foi delimitada. Um exercício básico, não para construção de persona, mas para entender bem a importância da linguagem e do discurso serem bem alinhados com seus leitores é pensar: “De que forma você explicaria para sua avó o que é marketing de conteúdo?” em contraposição “como você explicaria para um engenheiro o que é marketing de conteúdo?”.

Veja que a pergunta é basicamente a mesma, apenas mudamos o sujeito, a pessoa que queremos nos comunicar. Por tanto, apesar desse já ser um “ponto batido”, sempre vale lembrá-lo. Pois, se você não se comunicar com o tom certo para seu público, você simplesmente não vai se comunicar.

Para escrever seu blog posts de sucesso é imprescindível levar em consideração quais temas você trata. Se é algo sério, use um discurso que dê credibilidade para sua fala. Da mesma forma que, se for algo mais “cool”, não seja o tio chato da família.

3) Clareza, objetividade e consecutivamente autoridade

Para aqueles que gostam de escrever e adoram detalhar tudo ao máximo, fazer um conteúdo com clareza e objetividade pode ser uma tarefa mais árdua do que parece. A verdade é que não podemos e não devemos enfeitar demais nossas frases com termos difíceis ou dando muitas voltas para chegar a determinado ponto. Muitas vezes, por falta de entendimento ou pela demora para chegar até o ponto ápice do texto, seus visitantes podem desistir da leitura.

E quando você consegue alinhar clareza e objetividade, com certeza terá blog posts de sucesso. Afinal, você consegue comunicar o que deseja em um nível que se torne acessível para todos aqueles que são seu público-alvo. Consecutivamente, resultando de um bom trabalho, você se torna uma autoridade do mercado.

Dê uma olhada no caso de sucesso no final desse blog e entenda como um blog sobre o mercado pet conquistou autoridade no segmento!

4) Revisão textual crítica (chata mesmo!)

É essencial que uma outra pessoa (sem ser que a que escreveu) revise o post que será publicado. Mesmo que, você entenda suficientemente o português para não cometer erros, em muitos casos quando escrevemos os nossos próprios equívocos de escrita, passam despercebidos pelos nossos olhos.

Portanto, vale a pena sempre contar com alguém que leia o texto de forma crítica. Não apenas para o português, mas para entender se você está entregando algo de relevância mesmo. Talvez, essa pessoa, seja capaz de te dar dicas de pontos a serem abordados que vão elevar muito a qualidade do conteúdo.

Sabe aquela prova que a professora te entrega e está CHEIA de ajustes e riscos vermelhos? Essa é a vontade que o seu revisor tem que ter. Então, confie essa tarefa a uma pessoa que você sabe que não vai ter pena de apontar erros e pontos de melhoria. Isso vai fazer toda a diferença para entregar sempre blog posts de sucesso.

5) CTA (Call-to-action) atrativo nos posts

Mais do que escrever meramente por um bom rankeamento orgânico e para educar o consumidor sobre alguns aspectos do mercado, você o precisa direcionar para algum lugar, tomar alguma ação. É por isso que existem os call to actions. Eles são responsáveis por fazerem seu leitor se movimentar e avançar o nível no seu funil de inbound marketing.

O ideal é que você tente o máximo possível inserir um CTA que o faça dar um próximo passo. Entenda que, um conteúdo de topo deve direcionar para um de meio, consecutivamente, esse deve levar para um de fundo. É sempre um passo atrás do outro. No entanto, não vale colocar um CTA sem pé nem cabeça com o texto que você está escrevendo. Tente fazer relações e conexões entre o blog post. Quase como se o CTA fosse uma extensão daquele conteúdo para outro que irá complementar o conhecimento do seu leitor.

6) Atualizações de posts

Sabe um dos grandes segredos dos blog posts de sucesso? Eles não são escritos uma vez e esquecidos de uma vez por todas. Algumas ferramentas são capazes de te auxiliar na visualização das visitas e taxas de rejeição dos seus posts. Com isso, você pode tomar decisões a fim de melhorar cada vez mais seu conteúdo. Portanto, acompanhe os comentários, veja se falta algum dado importante, valide e insira palavras-chave secundárias se necessário.

Aumentando o número de palavras ou disponibilizando o conteúdo em outro formato, como infográfico, por exemplo, são formas de expandir ainda mais suas chances de manter e criar os blog posts de sucesso.

Case de sucesso de blog posts de sucesso

Bom, vamos a um exemplo prático. As dicas citadas aqui, entre outras práticas de construção e criação de conteúdos são utilizadas no blog do Pet Shop Control. Nesse caso, desde 2015 são publicados conteúdos sobre tendências e dicas de gestão de pet shops e clínicas veterinárias. Mas, não somente pela quantidade de conteúdos que se é capaz de criar nesse tempo.

Escrever conteúdos com estratégia, clareza e objetividade, além de criar as conexões que comentamos, sempre levando o visitante a se interessar cada vez mais, é capaz de por a empresa como uma das referências no mercado pet e o principal dar autoridade sobre o tema.

Tenho certeza que se você seguir essas dicas terá diversos blog posts de sucesso!

Conteúdo escrito por Luana Girardi.