Empresas terceirizadas: o que são e quais as opções?

As empresas terceirizadas são conhecidas por proporcionarem uma modalidade diferente de trabalho. Essas empresas costumam ser procuradas por outras quando estas desejam contratar um prestador de serviço específico.

Assim, a empresa contratada fornece um profissional encarregado pelo trabalho.

O nome “terceirizado” refere-se ao fato desse tipo de serviço ser realizado por terceiros, tirando da empresa contratante a responsabilidade de contratar um funcionário exclusivamente para uma determinada tarefa.

Ação que levaria, também, ao pagamento de todos os encargos trabalhistas.

Todavia, é importante ressaltar que todos os funcionários que participam da terceirização de serviços precisam participar do regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) com o intuito de assegurar os direitos dos trabalhadores.

Em teoria, quaisquer atividades são passíveis de serem terceirizadas caso não sejam as atividades-fim de uma empresa, ou seja, as atividades principais de uma firma.

Mesmo assim, nos dias atuais, as principais áreas que contam com a terceirização, são:

  • Setores de limpeza;

  • Serviços de segurança;

  • Serviços de reparos;

  • Serviços de manutenção.

Como é a terceirização de limpeza?

Terceirizar os serviços de limpeza pode ser interessante para uma empresa cujas atividades estão focadas em outros setores, sendo serviços como faxina, limpeza e higiene peças não muito fundamentais dentro de uma firma.

Nesse sentido, há uma série de vantagens em terceirizar a limpeza de um ambiente, tais como:

conveniência e adaptação – tendo em vista que os materiais e a troca de equipamentos pode ser feita pela própria empresa contratada -;

maior disponibilidade de equipamentos e de profissionais preparados – já que a limpeza é o foco principal de uma firma, que busca melhorar os seus serviços.

É nessa lógica que pode-se dizer que a limpeza terceirizada possui uma qualidade maior no resultado final do serviço.

Tudo isso faz com que esses serviços sejam, consideravelmente, mais baratos do que a contratação de um profissional exclusivo. Tais fatores permitem que a empresa contratante permaneça focada apenas nas suas próprias atividades.

É importante frisar que a terceirização de limpeza só é feita por meio da assinatura de um contrato com a empresa prestadora do serviço.

Garantindo que a contratante fique a par de todas as ações da empresa contratada, a qual assegura entregar o trabalho prometido da melhor maneira possível.

Contudo, o contrato é capaz de ser flexível, podendo ser alterado, dentro dos limites possíveis, pela contratante, a qual procura um serviço que melhor atenda às suas necessidades.

No âmbito dos equipamentos utilizados, as empresas que fornecem o serviço de limpeza também ficam responsáveis pelos itens de segurança no caso de limpezas externas em prédios, as quais são realizadas sobre grandes alturas.

Assim, os trabalhadores utilizam um capacete de segurança, item pertencente à classe dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).

Cuja finalidade é proteger a região da cabeça de um trabalhador contra eventuais choques mecânicos provocados por quedas de grandes alturas ou de objetos pesado e por choques elétricos.

Trata-se de um produto feito de polietileno e de uma suspensão interna para garantir a distribuição das forças por meio do equipamento.

Outro item de segurança muito utilizado é a máscara semi facial.

Ela é usada em alguns casos para garantir uma proteção ao rosto do usuário contra agentes químicos, radiação, raios ultravioletas e entre outros fatores capazes de danificar a pele da face do trabalhador.

Com isso, evita-se, também, danos à visão provocados por substâncias perigosas e produtos de higiene em momentos de limpezas externas ou de ambientes mais diversificados.

A terceirização de serviços de segurança

Como dito anteriormente, outra modalidade de serviço cabível de ser terceirizado é o de segurança.

Nesse sentido, é possível contratar uma empresa de segurança para condominios, as quais irão compor todo o conjunto de práticas, normas, recursos humanos e tecnológicos envolvidos no ato de proteger um local.

Assim, essas empresas buscam promover um bem-estar coletivo das famílias e pessoas que moram dentro dos condomínios comerciais.

Trata-se, portanto, de um serviço de suma importância para garantir a segurança de espaços na modernidade, visto que, cada vez mais, torna-se necessária a preocupação com o patrimônio privado.

Com isso, uma empresa de segurança é capaz de realizar o serviço de controle de acesso ao condomínio, portaria, vigilância interna e externa do espaço, além de outras atividades importantes relacionadas com esse meio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *