Portabilidade de financiamento: a alternativa para reduzir os juros

O modelo de compra de um imóvel por meio de um financiamento é um dos mais aderidos pelos brasileiros. No entanto, com o passar do tempo, algumas pessoas acabam fazendo também a portabilidade de financiamento.

Ainda que pouco conhecida, a portabilidade de financiamento tem sido cada vez mais procurada, principalmente pela queda da taxa Selic, que impacta os juros do financiamento.

Mas você realmente sabe como funciona essa alternativa, quem pode e quando deve fazê-la? Vamos responder, ainda, os seguintes questionamentos:

  • O que significa a portabilidade de financiamento imobiliário?
  • Vale a pena fazer?
  • Qual banco escolher para a portabilidade?
  • Dicas importantes para a portabilidade
  • Faça um simulação.

Vamos contar mais sobre isso neste post, por isso, acompanhe a leitura.

O que significa a portabilidade de financiamento imobiliário?

Fazer uma portabilidade de financiamento significa migrar a sua dívida para outra instituição financeira. Essa ação tem como objetivo principal reduzir as taxas de juros do contrato e, consequentemente, o valor pago.

Todos os contratos de financiamento permitem que a portabilidade seja feita a qualquer momento. No entanto, uma dica importante é pesquisar o banco que oferece as menores taxas.

Vale a pena fazer?

Imagine que você fez um financiamento imobiliário e, com o passar dos anos, as taxas do seu banco se tornaram menos atrativas quando comparadas com as taxas atuais.

Essa situação é bastante comum, e são nesses momentos que você pode optar pela portabilidade de financiamento. 

Com a queda da taxa Selic, por exemplo, muitos bancos passaram a oferecer taxas de juros menores, aumentando cada vez mais a procura pela portabilidade. Com isso, é importante observar constantemente a dívida e encontrar oportunidades para reduzi-la.

Vale lembrar que nenhum banco pode impedir essa migração de contrato. Então, o devedor deve observar constantemente o seu contrato para não pagar mais que o necessário em juros.

Ainda que possa ser feita a qualquer momento, a portabilidade de financiamento requer uma pesquisa e uma decisão cautelosa. Afinal, o processo de troca de banco pode ser um pouco burocrático.

Qual banco escolher para a portabilidade de financiamento?

A escolha do banco pode variar de acordo com o momento do mercado e o seu tipo de contrato.

Com as alterações constantes que as taxas de juros sofrem, é necessário avaliar depois da simulação o banco que oferece a melhor taxa. 

Um ponto que deve ser ressaltado é que o banco escolhido para fazer essa portabilidade não pode mudar as regras do seu financiamento atual. Ou seja, as parcelas, o tipo de amortização e outros detalhes do contrato permanecem inalterados.

Sendo assim, a única diferença entre cada banco será a taxa de juros oferecida e, em alguns casos, algumas taxas de portabilidade, que devem ser avaliadas individualmente.

Dicas importantes para a portabilidade

Na hora de fazer a portabilidade, atente-se a essas dicas:

  • Observe as condições: cada banco pode oferecer uma taxa e uma condição diferente. Avalie com cuidado para fazer a melhor escolha;
  • Se atente aos detalhes: alguns bancos oferecem taxas boas, mas cobram por seguros e outras tarifas. Assim, a portabilidade pode não valer a pena;
  • Se planeje: agora que você pagará menos juros com a portabilidade, o que pretende fazer com esse dinheiro? Por que não amortecer a dívida?!

Além disso, é importante contar com a ajuda de especialistas, uma vez que a portabilidade pode gerar dúvidas. Por isso, contar com especialistas da Kzas é sempre a melhor opção. 

Faça uma simulação

Para encontrar as melhores condições para a portabilidade de financiamento, é preciso simular em vários bancos.

Para fazer isso, você precisará ter em mãos o extrato atualizado da dívida e algumas informações básicas sobre a propriedade. Depois, é só se dirigir aos bancos, solicitando uma simulação.

Essa etapa pode ser um pouco burocrática. Por isso, quem deseja ter a simulação de 5 bancos de uma só vez e em menos de 24 horas, simula com Kzas.

Kzas é uma plataforma de compra e venda de imóveis, que te ajuda a encontrar as melhores taxas para a sua portabilidade de financiamento, além de todo o processo contar com a ajuda de especialistas.Encontre as melhores taxas para a sua portabilidade de financiamento imobiliário com Kzas Krédito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *