Por que você deve investir em gestão de pessoas?

Diariamente grandes empresas do mundo estão se destacando em seus mercados pois trabalham com o ato de investir em gestão de pessoas e desenvolver novos sistemas para instalar uma nova e melhorada de gestão de pessoas.

Há diversos benefícios de uma boa gestão de pessoas, alguns motivos para investir na gestão de pessoas o porquê capacitar os seus líderes para que a gestão de pessoas seja a melhor possível para a sua empresa.

Investir em pessoas é uma estratégia extremamente atual e que pode, se usada da maneira correta, melhorar em 200% os resultados da sua empresa. Boa leitura!

O que é gestão de pessoas?

Vamos imaginar a sua empresa como um corpo humano, e o seu coração é o faturamento, seus funcionários as veias e o sangue são negócios. Para que o coração continue funcionando as suas veias precisam estar muito bem cuidadas para que o sangue continue fluindo.

Nessa analogia entendemos que: Funcionários motivados e felizes geram negócio e fazem o coração que no caso é o faturamento e a vida útil da empresa continuar a 100%.

Uma boa gestão de pessoas tem como base aperfeiçoar os processos internos, construir e disseminar a cultura organizacional, cuidar do desenvolvimento dos colaboradores, resolver conflitos e incentivar.

A gestão de pessoas em si é a capacitação, o desenvolvimento, e a melhoria do engajamento dos colaboradores de uma organização, promovendo o bem-estar e a capacitação desses profissionais.

Empresas com uma boa gestão de pessoas sempre se destacam no mercado, grandes exemplos são a Google, e a Apple que têm estratégias de gestão de pessoas e endomarketing que estão nos livros de gestão como exemplos.

Mas quais são os benefícios que isso vai gerar na sua empresa?

Benefícios de uma boa gestão de pessoas

Grandes empresas que possuem uma boa equipe de gestão de pessoas conseguem criar muitos benefícios para os contratados e para a empresa em si.

Alguns benefícios se dão de maneira imediata com resultados que variam de médio a grandes resultados, assim também existem os que dão resultados com o passar do tempo e gera muito mais resultados.

O benefício mais visível é o de que as suas equipes vão estar mais dispostas e comprometidas a alcançar as metas em comum da organização, ou seja essas equipes estarão focadas em resultados.

Outros benefícios grandes para a sua organização é o tão falado clima organizacional. O clima organizacional é o termômetro da empresa, é medindo esse clima que você sabe como os seus funcionários estão se sentindo em relação ao trabalho, ao ambiente, aos colegas e etc., com o fim de melhorar o máximo possível a interação dos funcionários da equipe.

5 motivos para investir na gestão de pessoas

Investir na gestão de pessoas pode ser uma boa estratégia se for bem-feita e bem organizada pelo gestor de RH. Então vamos ver os motivos para que você invista em gestão de pessoas!

Melhora o clima organizacional

Uma gestão de pessoas inovadora e de qualidade ajuda a mudar o clima organizacional e a melhora-lo de forma extrema para que seus funcionários se sintam em um ambiente de trabalho de qualidade, e que incentive a criação de uma cultura organizacional.

Ajuda a motivar as equipes

Uma boa gestão de pessoas tem resultados visíveis na empresa. A motivação das suas equipes aumenta de forma que o ambiente melhora, os funcionários se sentem mais motivados e acabam trabalhando mais felizes e então assim dão mais resultados.

Alinha melhor as metas e objetivos

Com a melhora da gestão de pessoas há também uma grande melhora no alinhamento e na adaptação das metas e objetivos da empresa em si. As equipes podem ajudar a liderança a mudar e readaptar as metas crucialmente importantes da empresa.

Melhora o processo de retenção de talentos

Novos talentos são umas das pessoas mais difíceis de manter na empresa eles estão sempre em busca de novos desafios, outras oportunidades, mais dinheiro, promoções e etc.

Com uma boa gestão de pessoas é possível manter esses talentos, mas não só mantê-los como promovê-los e criar nessas pessoas uma vontade de permanecer na empresa e se destacar dentre a sua empresa.

Auxilia no desenvolvimento de todas as áreas

A gestão de pessoas ajuda no desenvolvimento da empresa como um todo, pois com as suas equipes estando motivadas, estando alinhadas, e com todos os talentos retidos, a sua empresa vai consequentemente se destacar pois tem equipes mais unidas com uma cultura de cumprimento de metas.

Por que investir na capacitação dos seus líderes?

Agora que você sabe os benefícios e o porquê investir na mudança e melhorar os seus gestores agora vamos para o ponto crucial que é o porquê se deve investir na capacitação de líderes!

Quem vai cuidar da gestão de cada área é o líder respectivo de cada segmento, então são eles que vocês têm que focar em treinar. Um profissional de RH nem sempre pode estar em todas as áreas ao mesmo tempo então precisa modificar e ampliar o círculo de influência, treinando os gestores e líderes de cada área. 

Esses gestores tem uma função extremamente importante para que as suas equipes entendam que eles têm alguém para ouvir as necessidades, críticas, elogios e não só vai ouvi-los como vai poder ajuda-los.

Ter alguém com uma visão de cuidar dos treinamentos e desenvolver os funcionários em cada equipe é essencial para que a estratégias de gestão de pessoas deem certo. 

Podemos entender que uma boa gestão gera uma boa equipe, uma boa equipe gera melhores resultados, melhores resultados geram sucesso e o sucesso é o que todos nós estamos buscando quando estamos no ambiente corporativo.

Investir na capacitação de líderes auxilia no monitoramento e no acúmulo de informações que ajudem na adoção de novas ideias na gestão dentro da organização.

Leu até aqui?! Não pare agora! Leia mais sobre gestão, empreendedorismo, economia, tecnologia entre muitos outros aqui no blog Superatualizado!

Quer ler mais sobre gestão, administração, desenvolvimento, confiança, educação, treinamento e desenvolvimento? Acesse o Blog da FranklinCovey e leia os conteúdos transformadores da FranklinCovey Brasil.