Por que ter disciplina para um investidor é fundamental?

Uma característica presente no perfil de todos os investidores de sucesso é a disciplina. Essa é uma habilidade essencial para lidar com o emocional e fazer investimentos baseados em argumentos racionais. 

Isso ajuda a evitar precipitações, ajuda no controle da ansiedade por alta rentabilidade e na diminuição do medo de perdas financeiras. 

Não adianta dominar o mercado financeiro, saber tudo sobre renda fixa, previdência privada, ações e fundos de investimentos, se o investidor não possuir disciplina para seguir sua estratégia e conquistar seus objetivos a médio e longo prazo. 

Qual é a importância de adquirir disciplina financeira para investir? 

Investir é um trabalho árduo que demanda muito estudo e experiência prática. E uma das maneiras para se adaptar mais rápido ao mundo dos investimentos é definir objetivos e estratégias que possibilitem a obtenção de rendimentos com o passar do tempo. 

Mais do que isso, um investidor precisa ser racional, ele não pode investir pelo impulso e para isso será preciso ter disciplina para seguir sua estratégia.

Um dos maiores investidores do mundo, Warren Buffett disse uma vez a seguinte frase: “Os investimentos precisam ser racionais; se você não entende deles, não invista”. 

Num mundo dos investimentos em que se vende tanta expectativa, tanta oferta de riqueza no curto prazo, adquirir disciplina financeira é um fator importantíssimo para ser racional na hora de definir os seus investimentos. 

A disciplina é um fator fundamental para o investidor de sucesso. E isso se constrói com o tempo.

Por ser disciplinado, um investidor consegue definir objetivos, estudar os mercados da forma correta e fazer movimentações assertivas. 

Dessa maneira, a disciplina é uma aliada importante para seguir firme em um objetivo e não desistir na primeira perda ou na primeira dúvida.

Com disciplina, você pode firmar o compromisso com seus objetivos, levando os investimentos a sério.

Muitas pessoas fazem os primeiros investimentos e param de investir poucos meses depois por não terem um retorno rápido ou dentro de sua expectativa.

Investir não significa enriquecer do dia para a noite, há todo um trabalho por trás e só consegue ter sucesso nesse ramo quem é disciplinado. 

Quais são os benefícios que a disciplina traz para investidores? 

Desenvolvendo a disciplina, o investidor consegue seus objetivos a médio e longo prazo.

Existem alguns benefícios claros em se manter disciplinado a sua estratégia, tomando decisões racionais para aumentar o patrimônio.

Confira alguns deles abaixo:

Criar o hábito de poupar 

Um dos erros de investidores iniciantes é realizar investimentos apenas quando sobra dinheiro. Segundo pesquisa do SPC Brasil, cerca de dois terços dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro mensalmente. 

Ao criar disciplina financeira, o investidor consegue organizar o orçamento e passa a criar o hábito de poupar.

Assim, mesmo que com pouco, se torna possível realizar investimentos todo mês e isso faz total diferença para os resultados no longo prazo. 

Além de possibilitar investimentos, ter disciplina também será fundamental para criar consciência financeira.

Isso possibilita que as pessoas tenham mais consciência de seus gastos, tendo mais controle sobre o seu orçamento. 

Boa tomada de decisão 

Um investidor disciplinado consegue montar uma estratégia de investimentos racional. Essa é a base do sucesso, disciplina e crescimento de patrimônio a médio e longo prazo.

Ter disciplina evita que o investidor caia em golpes que prometem enriquecimento rápido ou que ele seja influenciado por ofertas tentadoras, mas de um risco exagerado para as suas condições. 

A disciplina ajuda a ser fiel a uma estratégia de investimentos, o que tende a gerar bons resultados no futuro.

Com isso, é possível montar uma carteira de investimentos diversificada e desenvolver capacidade para gerir riscos e potencializar a rentabilidade dos ativos. 

Aproveitar os juros compostos 

Ter disciplina para fazer aportes frequentes em seus investimentos ajuda a potencializar a rentabilidade por meio dos juros compostos.

A aplicação de juros sobre juros faz com que os ganhos sejam multiplicados ao longo do período de aplicação do dinheiro. 

Com uma boa constância de aportes, é possível se aproveitar desse benefício e ter resultados financeiros mais expressivos.

Essa é uma forma segura de fazer uma gestão de riscos segura para se prevenir mesmo em caso de imprevistos financeiros. 

Controle emocional

A disciplina também é muito importante para ajudar o investidor a se controlar emocionalmente. Como já falamos no texto, existem muitas pessoas que desistem de fazer investimento porque não veem retorno rápido. 

Também existem aqueles que desistem na primeira perda e os ansiosos que querem enriquecer da noite para o dia e caem nas falsas promessas de golpistas na internet.

Desenvolver disciplina financeira é uma maneira de saber lidar com a ansiedade, a angústia e seguir baseando as próximas movimentações pela razão, seguindo fiel às suas prioridades. 

Como podemos ver ao longo do texto, ter disciplina é uma das chaves do sucesso no mundo dos investimentos.

Por isso, é importante entender que para ter retorno com investimentos será preciso ser constante, ter uma estratégia, definir metas e objetivos para conseguir obter resultados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *