Por que Belo Horizonte é considerada o Vale do Silício brasileiro?

Se você pretende viajar para Belo Horizonte, seja a trabalho ou a passeio, aproveite a promoção de passagens de ônibus Gontijo e vá até a Zona Sul da cidade, onde se encontra o bairro de São Pedro, que se tornou um dos maiores polos tecnológicos do Brasil após ter recebido o escritório da Google.

Esse polo, conhecido como San Pedro Valley, abriga mais de 300 startups, que proporcionam um ambiente de colaboração e troca de conhecimentos. É, também, referência mundial no que diz respeito  aos negócios de base tecnológica, abrigando o primeiro centro de engenharia da Google na América Latina.

Vale do Silício 

Nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia, está localizado o Vale do Silício, um dos principais polos de tecnologia e informação do mundo. Lá nasceram as atuais maiores empresas de alta tecnologia do planeta, como Apple, Yahoo! e Facebook. Nessa região se concentram empresas altamente tecnológicas e, por essa razão, o termo “Vale do Silício” é empregado para polos tecnológicos.

No Brasil, a criação desses núcleos tecnológicos foi motivada pelo ecossistema de empreendedorismo e inovação da América Latina, que vem encorajando os investidores estrangeiros a aplicarem recursos nos negócios brasileiros graças aos anos de crescimento econômico, mesmo com a atual  inconstância.

O que é um parque tecnológico?

Parques tecnológicos são locais que possuem centros de pesquisa, laboratórios, instituições de ensino e empresas que são tidas como referência em suas respectivas áreas. Esses parques são financiados por organizações privadas e, normalmente, também contam com o apoio do Estado. No caso do Brasil, esses parques recebem o apelido de Vale do Silício brasileiro, ainda que não haja apenas um.

Onde fica o Vale do Silício brasileiro?

No Brasil, não é uma região geográfica específica, mas um conceito que prevê a existência de  vários polos espalhados ao longo de toda a extensão do território brasileiro. A cada dia surgem mais centros tecnológicos, institutos de pesquisa e incubadoras.

Entre esses polos, podemos destacar os de Santa Rita do Sapucaí – MG, Florianópolis – SC, Recife – PE, Campinas – SP e Belo Horizonte – MG.

San Pedro Valley (Polo de Belo Horizonte)

Como já mencionado anteriormente, o polo de Belo Horizonte fica na Zona Sul da capital mineira, mais precisamente no bairro de São Pedro. O nome San Pedro Valley foi criado em meio a uma brincadeira entre os empresários empreendedores, se referindo ao norte-americano Silicon Valley. 

Desde 2011, a cidade recebe jovens dotados de diversas qualidades, entre elas a paixão pela inovação, pela evolução da tecnologia e pelo ambiente digital. Com isso, muitos podem se perguntar: o que fez com que a região — considerada provinciana — passasse a ser conhecida como polo tecnológico? A resposta está nos números. 

Quando o assunto é biotecnologia e tecnologia da informação, Minas Gerais é o segundo estado mais forte do Brasil. Em 2013, o governo do estado criou o programa SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), em que startups recebem mentorias e investimentos — o que atraiu mais negócios para o município.

Das mais de 300 startups sediadas em Belo Horizonte, nove delas estão entre as melhores do país. Entre as mais conhecidas, estão Hotmart, Méliuz, Rock Content, Sympla e Samba Tech.

Quais fatores podem caracterizar um Vale do Silício brasileiro?

Há três fatores principais que podem caracterizar uma localidade sob essa condição. São eles:

  • Uma área comercial ou industrial inicialmente criada com o apoio de incentivos fiscais;
  • A existência de uma universidade renomada na região;
  • Investimentos em startups por meio de capital de risco e investidores-anjos (investimento efetuado por pessoas físicas com capital próprio em startups com grande potencial de crescimento).

Texto: Gear Seo