Como lavar suas toalhas para evitar bactérias

Toalhas de banho são itens que merecem uma atenção especial quando falamos de lavagem e higienização.

Isso acontece porque, como sabemos, por serem de uso diário, elas entram em contato direto com nosso corpo e permanecem molhadas por algum tempo depois de sua utilização.

Vale dizer que esse ambiente de umidade e matéria orgânica é propício para a proliferação de fungos e bactérias. Assim, lavar da maneira correta vai não somente estender a vida útil de nossas macias toalha de algodão, mas também mantê-las higienizadas, o que contribui para a nossa saúde.

Dicas básicas de que ajudam na lavagem das toalhas

Um dos principais pontos a serem observados no uso de sua toalha é a regularidade de sua utilização. O ideal é que uma tolha não seja usada por mais de sete dias seguidos. Por esse motivo, é indicado que cada pessoa da casa tenha ao menos duas toalhas. Dessa maneira, a troca semanal será possível e você terá sempre uma toalha limpa ao seu dispor.

Após cada banho, é indispensável que a toalha seja estendida de maneira que ela fique totalmente esticada. Partes sobrepostas da toalha molhada contribuirão ainda mais para que ela se torne um ambiente convidativo para micro-organismos. O ideal é que exista espaço para a ventilação do ar entre as partes da peça, bem como entre os fios.

Essa troca semanal e a secagem correta entre um banho e outro já ajudarão para que você evite excesso de bactérias na peça.

A hora da lavagem

Na hora de higienizar as toalhas, alguns cuidados importantes devem ser tomados. Entre eles, o primeiro é a separação de peças. O ideal é que você não lave as toalhas com peças de outras cores nem junto de outras que tenham ganchos ou zíperes. 

Esse tipo de aplicação pode danificar a sua toalha e, consequentemente, ampliar a superfície de contato com o ambiente, o que pode gerar mais espaço para uma potencial colonização de fungos e bactérias.

Outro ponto a ser observado são os produtos utilizados na lavagem. Ao contrário do que se pensa, usar amaciante na hora de lavar suas toalhas de banho não é o mais recomendado. Isso acontece porque o uso do amaciante, na verdade, prejudica os fios da toalha.

Além de mudar sua textura, deixando-a menos agradável ao toque da pele, fios ressecados e enfraquecidos também serão um prato cheio para microrganismos em busca de espaço com matéria em decomposição.

Para o sabão, o ideal é utilizar o tipo neutro e em quantidade moderada. Da mesma maneira, tipos de sabões muito elaborados ou mesmo o excesso do neutro terá o mesmo efeito em sua toalha do amaciante.

Uma dica extra que deixará sua toalha com a maciez desejada é o uso do vinagre. Além de, como você deve imaginar, ser um produto que mata fungos, vírus e bactérias, é também uma substância que reage bem com os fios através dessa limpeza profunda que não degrada. Consequentemente, ajuda a manter a maciez original do tecido de sua tolha.

Deixar ou não deixar de molho?

O molho é uma técnica muito utilizada em diversos tipos de lavagem, mas uma dúvida constante é se deve-se ou não fazê-lo antes de lavar a toalha de banho. A resposta curta para esta pergunta é: depende!

Deixar as toalhas de molho pode ser, sim, bastante efetivo em algumas situações específicas. Após uma viagem, por exemplo, é bastante comum que as toalhas voltem com um cheiro característico, produto da fermentação de micro-organismos presentes na peça, especialmente se a viagem envolve praia.

Nesses casos, o molho com álcool por, no máximo, duas horas, pode ser bastante útil para desinfetar sua toalha. De maneira geral, é melhor que evitar alvejantes e produtos com cloro, eles também poderão danificar o material de sua toalha. Isso, a longo prazo, se tornará mais um problema do que uma solução.

Mesmo o vinagre poderá também ser utilizado no molho nessas situações. Por ser menos agressivo e ter propriedades amaciantes, como já dissemos, caso ele seja utilizado no molho, seu uso não deverá ser repetido na lavagem.

Texto: Gear Seo