Entenda o poder dos podcasts na sua estratégia de marketing

O áudio marketing faz parte da estratégia de muitas empresas e, aliado aos podcasts, que vem crescendo exponencialmente, podem trazer grandes resultados para sua marca.

No entanto, para isso, é preciso saber o que são podcasts e como eles funcionam. Na prática, o podcast é uma ferramenta de criar conteúdo e transmiti-lo para um certo público, sendo que é utilizado apenas o áudio para cumprir esse objetivo. 

Nesse sentido, é como se ele fosse um programa de rádio, mas sem fazer transmissões ao vivo.

Geralmente, o conteúdo é feito sob demanda, ou seja, uma empresa acha interessante falar sobre um determinado tema, organiza-se para gravar o podcast e o deixa disponível em seus canais de comunicação.

Deste modo, qualquer pessoa que esteja interessada no assunto pode acessá-lo quando quiser.

Como os podcasts se relacionam com o áudio marketing?

Atualmente, o marketing de conteúdo é bastante conhecido e utilizado nos negócios, até porque muitos consumidores obrigam as empresas a se reinventarem a todo momento.

No caso da produção de conteúdo, muitos usuários não conseguem tirar um tempo para ler um artigo ou alguma postagem escrita ー ou, não conseguiram se adaptar a esse formato. 

Então, uma grande oportunidade para melhorar seus negócios seria uma mudança na hora de produzir os conteúdos e oferecê-lo em um formato que possa satisfazer seus consumidores.

Aqui entra o áudio marketing, termo que foi adotado para falar das estratégias de conteúdo que são baseadas em áudio.

Nesse cenário, ele é uma maneira de oferecer algo novo e de qualidade para o seu público, além de ser uma estratégia que só cresce a cada dia.

Hoje, muitas pessoas preferem ouvir podcasts enquanto estão fazendo outras atividades, ou no caminho para o trabalho, até mesmo enquanto estão trabalhando. Por isso, é possível ver uma tendência.

Veja algumas vantagens em adotar o áudio marketing na estratégia da sua empresa:

  • Conteúdo mais acessível;
  • Maior probabilidade de o ouvinte consumir o conteúdo até o final;
  • Mais conveniência para os usuários;
  • Facilidade de reutilização.

No último tópico cabe ressaltar a facilidade de transitar entre os formatos, já que um conteúdo escrito pode ser transformado em um podcast, por exemplo.

O potencial dos podcasts

Agora que você já está mais familiarizado com o que são podcasts e sobre o conceito de áudio marketing, vamos explorar um pouco mais esse assunto e mostrar o potencial dessa ferramenta.

Basicamente, seu foco principal – assim como sua utilidade – se destaca quando se trata da atração de leads, além de deixar a experiência de contato entre empresa e consumidor mais agradável.

Assim, os podcasts oferecem um ótimo custo-benefício para qualquer negócio. Primeiramente porque conseguem alcançar um público mais variado e com mais facilidade, além de ser muito econômico. 

Ou seja, não é necessário investir em muitos recursos de custos elevados para colocá-lo no ar.

Por último, as chances de você conquistar mais o consumidor são cada vez maiores. Para isso, basta gravar um bate-papo sobre um conteúdo que o seu negócio é especialista.

Com isso, você tem um material muito valioso em mãos, que pode ser utilizado estrategicamente.

Para te ajudar a entender melhor, separamos três sugestões de uso dos podcasts nos tópicos a seguir.

1. Crie séries de conteúdos

Criar séries de conteúdos é a maneira mais comum de utilizar os podcasts. Você pode separar os episódios, que podem ser conversas com convidados e especialistas na área, ou sobre palestras, por exemplo.

A ideia é que essa série consiga mostrar qual é a mensagem que a empresa quer passar, falando sobre temas em que ela é referência.

2. Utilize depoimentos de clientes

Os depoimentos dos clientes satisfeitos servem como base para criarmos casos de sucesso em forma de post escrito no blog. 

Contudo, também podemos fazer isso de forma diferente, disponibilizando esse conteúdo em formato de áudio.

Pode parecer algo sem importância, mas é um convite para sair do que é tradicional e inovar.

Afinal, os depoimentos em áudio ajudam a transmitir melhor a sensação do cliente, trazendo mais sinceridade e segurança. Dessa forma, quem consumir esses casos de sucesso terá uma experiência diferenciada.

3. Transforme os posts do seu blog em áudios

Uma maneira inteligente de aproveitar o áudio marketing e os conteúdo que já estão prontos é gravar os posts do blog em áudio e inserir a opção de o leitor escolher como pretende consumi-lo.

Afinal, o consumidor gosta de poder ter essa escolha. Assim, consumindo o conteúdo da forma que mais o agrada.

Agora que você sabe como os podcasts funcionam é só colocar essa estratégia em prática no seu negócio e aguardar os resultados.