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Plano de Marketing: Como organizar sua Empresa para os Clientes?

Organizar sua empresa para entrar em contato e converter os clientes é essencial. Até aqui nenhuma novidade, certo?

Mas e se eu te dissesse que é possível desenvolver um plano de ação completo para o seu negócio, que leva em conta os seus clientes e seu mercado, para que tenha melhores resultados?

Estamos falando sobre o Plano de Marketing! Essa é uma ferramenta de planejamento que ajuda sua empresa a ir além e achar as melhores oportunidades dentro de cada nicho.

Essencial para negócios que desejam se expandir gastando pouco tempo, dinheiro e esforço, vamos te mostrar tudo o que precisa para conhecer essa estratégia.

Boa leitura!

 

O que é o Plano de Marketing?

Plano de Marketing, ou planejamento de marketing, é uma ferramenta de organização interna de uma empresa que leva em conta alguns pontos principais, sendo eles:

  • Os clientes
  • A empresa
  • Os concorrentes
  • As estratégias

Combinando conhecimentos desses 4 campos, é possível identificar oportunidades que o mercado esteja deixando passar, escolher melhores estratégias e estruturar a empresa de forma a conversar diretamente com o cliente.

Em outras palavras, o plano de marketing deixa seu negócio pronto para se converter e fidelizar!

Sua maior vantagem é a pesquisa que o envolve. A grande quantidade de conhecimento adquirido durante o desenvolvimento de um planejamento como esse é capaz de gerar inúmeros insights.

De forma bem prática, com o plano de marketing você e sua equipe terão um guia completo do que precisa ser feito. Sem margens para dúvidas, conseguir melhores resultados se torna muito mais simples.

Agora que já sabe o que é, o que acha de aprender a fazer o seu?

 

Como fazer um Plano de Marketing?

Como mencionamos acima, o plano de marketing é desenvolvido com base em 4 pontos principais.

Estruturar seu planejamento é bem simples, basta coletar e analisar os dados de cada um desses pontos e organizar tudo em um documento de fácil entendimento. Mas para deixar isso fácil de verdade, separamos algumas dicas para você!

 

Os Clientes

Para conhecer os clientes indicamos que você faça uso da persona. Ela nada mais é do que uma personagem fictícia que representa seu cliente ideal.

Perfeita para ajudar na tomada de decisões, ela é feita com base em dados reais do público, de modo a ser confiável e personalizada para realmente espelhar os consumidores do seu negócio.

Para criar sua persona de forma rápida e bem prática, indicamos o uso de uma Automação de Personas, desse modo você conseguirá seu cliente ideal em menos de 5 minutos!

Para saber mais sobre como criar Personas com automação, acesse esse conteúdo!

 

A Empresa e os Concorrentes

Conseguimos analisar sua empresa e seus concorrentes de uma única vez com a ajuda da Análise SWOT.

Nomeada a partir do anagrama das palavras Forças (Strengths), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weaknesses) e Ameaças (Threats), essa análise consiste em procurar pelos pontos principais, internos e externos, para encontrar oportunidades.

Iniciando pela análise interna, procure por ao menos 3 pontos para as oportunidades e ameaças que seus concorrentes apresentam. 

Na sequência, encontre ao menos mais três pontos para cada quadrante de forças e fraquezas em relação a sua própria empresa e os organize dentro de uma tabela como essa abaixo.

Conseguindo organizar visualmente as informações, ficará mais fácil entender os ambientes micro e macro do seu negócio.

 

As Estratégias

Por fim, é hora de entender quais estratégias podem ser colocadas em prática. Comece fazendo uma lista com todas as estratégias que vierem a sua mente e peça ajuda de sua equipe para pensar em ainda mais possibilidades.

Alguns exemplos são:

  • SEO
  • Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Mídias Sociais
  • Email Marketing

Com a lista em mãos, repasse tudo o que descobriu com as pesquisas anteriores e veja quais estratégias mais combinam com seus clientes, suas forças enquanto empresa e as oportunidades que os concorrentes estão deixando passar.

É aí que está seu Plano de Marketing!

Depois disso basta organizar tudo, incluindo os insights que não foram usados, em um documento que será compartilhado com todos da equipe para que estejam sempre bem alinhados.

 

Conclusão

Criar um Plano de Marketing é uma estratégia necessária para organizar e estruturar uma empresa.

Diversas vezes, negócios acabam não indo para frente não por falta de vontade, mas por não saberem como se organizar. E esse planejamento vem como uma solução perfeita!