WhatsApp

Atendimento via WhatsApp: estratégias para seu negócio

O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados e utilizados do mundo e não serve apenas para conversar com sua família ou no grupo do futebol, por exemplo.

Marcas de setores tão distintos como construção civil ou paleteira manual já estão usando para atendimento, ajudando a vender mais.

Como? Investindo tanto no que diz respeito aos chatbots quanto em relação ao treinamento de colaboradores humanos. Ficou curioso e deseja saber mais sobre o tema? Então, vem com a gente!

Tenha colaboradores bem treinados

Os clientes buscam respostas rápidas quando entram em contato com as empresas, não é mesmo? E, por sorte, o WhatsApp surgiu! Com ele, é possível se comunicar com seus clientes e tirar todas as dúvidas em tempo real.

Portanto, pense que você é gestor de uma empresa de aluguel de empilhadeira. Certamente as consultas virão de várias formas, seja sobre:

  • Um produto;
  • Formas de pagamento
  • Reclamações;
  • Dúvidas relacionadas ao pedido. 

Na verdade, quando a equipe está treinada e atenta, as chances de impulsionar o  engajamento do cliente com a integração do WhatsApp e garantir valor em cada etapa da jornada é enorme.

Colete todos os feedbacks dos clientes

Devemos entender que os feedbacks dos clientes, em sua maioria, são tão transparentes quanto displays em acrílico, ao mesmo tempo, 52% das pessoas acreditam que as empresas precisam agir com base nessas respostas.

Ou seja, esse detalhe é importante para o seu negócio e o WhatsApp é um aliado e tanto! As marcas não devem pensar duas vezes antes de entrar em contato com os clientes para saber o que acharam do produto.

O fluxo dinâmico e rápido de conversação faz com que seja uma das principais ferramentas na coleta de respostas dessas pessoas interessadas.

Envie atualizações em seu status do WhatsApp

Dentro do WhatsApp Business é possível enviar atualizações em seu status, tudo para que os clientes tenham acesso mais facilitado a termos como reservas e rastreamento de pedidos.

Você pode usar o canal para informá-los sobre tantos outros detalhes (quem sabe o link de uma newsletter ou as novidades da semana). Esses apontamentos poderão não só reter como expandir o número de clientes… e tudo isso feito dentro do app.

Conheça seu público-alvo e mantenha o tempo de resposta curto

Entenda quem são seus clientes e o que eles precisam e desejam. Isso faz toda a diferença no momento de conversão e o ajudará a criar uma abordagem personalizada para o atendimento via WhatsApp.

Além disso, como já é sabido de todos, os clientes esperam uma resposta rápida, por isso, é importante ter uma equipe pronta para respondê-los rapidamente. Não é segredo para ninguém que somar rapidez e efetividade, geram boas tendências.

Forneça informações precisas e atualizadas via WhatsApp

Fornecer informações precisas e atualizadas sobre produtos, preços, disponibilidade e entrega para garantir uma boa experiência de compra é o mínimo, correto? Sim… Mas ainda existem marcas que não o fazem.

Tanto nas redes sociais, passando pelo seu site e pelo app do WhatsApp, por mais óbvio que possa parecer, revise todos os links de tempos em tempos. Um erro pode ser a balança entre o fechamento de uma compra e a desistência de um cliente.

Benefícios do WhatsApp para Suporte ao Cliente

Os clientes agora esperam respostas personalizadas e em tempo real (sim, eles ficaram mais exigentes com a chegada dessas tecnologias). Esse processo, quando feito de acordo, torna ideal para que os interessados aumentem as expectativas e sigam adiante no funil de vendas. 

Isso tudo é tão fundamental quanto um detergente concentrado para a limpeza de uma residência e pode ajudar o gestor de várias maneiras, tais como:

Maior número de usuários mensais

Entre os aplicativos de mensagens, o WhatsApp tem o maior número de usuários ativos, de faixas etárias que vão de jovens até a melhor idade e de várias regiões. Portanto, pode dar ao seu negócio a chance de expandir seu alcance a níveis municipais e até estaduais.

Caixa de entrada propaganda para a equipe

O WhatsApp for Business oferece a vantagem de uma caixa de entrada para toda a equipe, ou seja, os chats dos clientes podem ser atribuídos a vários colaboradores juntos, para que a qualidade do serviço melhore.

Recursos do chatbot para WhatsApp

O uso de um modelo de chatbot irá, não só aprimorar os recursos, como automatizar as respostas. A integração deles pode ajudar a gerenciar os clientes com eficiência e rapidez.

Disponibilidade da API (Application Programming Interface)

O API tem a ver com a integração de terceiros dentro de sua marca, como CRM. Isso o ajudará a reunir todos os dados do cliente em um só lugar e usá-los para um melhor atendimento.

Suporte de mídia

Uma nova dimensão para o envolvimento do cliente pode ser adicionada ao enviar conteúdo de mídia, como imagens, vídeos, emojis ou documentos (mas se mantenha focado para não afugentá-lo). 

Molde um catálogo para mostrar seu modelo disponível de carrinho de carga, por exemplo, e serviços quando for conveniente.

Agora é hora de tirar essas ideias do papel e colocá-las em prática! Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.