Pix no e-commerce: Tudo o que você precisa saber

Você já escutou falar do Pix? Ele chegou e facilitou as transações financeiras e promete transformar o mundo do e-commerce. 

Este recurso também é um método de pagamento e transferências só que com algumas vantagens. 

Você conhece as diferenças do Pix para as outras transferências e por qual razão estão falando tanto dele? Se você quer descobrir se ele será vantajoso realmente para o seu ecommerce, como é para os outros continue lendo nosso artigo!

Afinal, o que é o Pix?

Você deve estar se perguntando o que é esse tal de Pix, não é mesmo? Então, como falamos, este recurso é o método implantado pelo Banco central para realizar pagamentos e transferências eletrônicas. 

O principal objetivo do BC, ao inserir esse novo método, é aumentar a eficiência e a competitividade do mercado de pagamentos de varejo no Brasil, visto que o novo meio de pagamentos que ajudará no processo de “eletronização” do mercado brasileiro.

E como está funcionando o Pix? 

O Pix não possui um limite de tempo, você pode enviar ou receber todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, a qualquer hora do dia. 

Além disso, outra grande vantagem é: não deve possuir um limite de valor a ser transferido maior que o TED ou DOC, ou seja, pode transferir quanto precisar e quando precisar. 

Como posso aderir?

O primeiro passo para aderir é se cadastrar, para isso é preciso criar uma chave Pix. Essa chave representará o endereço da sua conta. 

Portanto, para criar uma chave Pix, você deverá usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, email, número de telefone celular ou a chave aleatória. 

O que é uma chave Pix?  

A chave Pix é uma forma de receber recursos sem precisar informar os dados pessoais. Ela funcionará como um login, ou seja, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará a conta do destino de recursos. 

Dessa forma, as chaves propõem deixar tudo mais simples por resumir todos os dados em apenas um. Antes, para transferir dinheiro de uma conta para a outra, era preciso ter em mãos o número da agência bancária da pessoa que receberia o recurso e o número da conta com dígito. 

O que acontece se outra pessoa tentar usar a minha chave Pix?

Se a chave Pix estiver cadastrada no sistema, sempre que um terceiro tentar usá-la haverá um procedimento de comprovação da identidade.

No caso do celular, não é possível cadastrar o número de outra pessoa como a sua chave Pix se o aparelho não estiver em suas mãos para realizar a confirmação.

 Isso porque o sistema pede uma autenticação dupla: ao tentar cadastrar um celular, além da senha do app do banco, o usuário precisa informar o código que recebeu via SMS no aparelho associado àquele número.

Tenho mais de uma conta. Tem problema?

Não tem problema! Em cada banco é possível cadastrar até 5 chaves do Pix para pessoas físicas e até 20 chaves por conta para pessoas jurídicas. 

Portanto, é possível colocar um e-mail diferente como chave para cada conta, por exemplo, ou criar uma chave aleatória, que será uma mistura de letras e números que o sistema gerará automaticamente. 

Posso fazer pagamentos e transferências via Pix sem ter uma chave cadastrada?

Pode sim, ok?  Para pagar via QR Code ou fazer uma transferência via Pix, basta que a conta seja de um banco ou instituição que ofereça este recurso. A chave serve para identificar o endereço de entrega do valor de maneira mais rápida.

Preciso baixar um aplicativo para usar o Pix? 

Nada disso! O Pix é um método de pagamento, ou seja, não é necessário baixar nenhum tipo de aplicativo novo ou cadastrar uma nova conta. Sendo assim, todas as pessoas poderão usar o novo sistema diretamente nos canais oficiais das instituições financeiras. 

Gratuito para PF, mas e para PJ?

O Banco Central estabelece que todos os usuários pessoa física e MEIs (microempreendedores individuais) do Pix poderão enviar e receber transferências e pagamentos sem pagar por isso. 

Assim, é gratuito ao fazer um Pix  para transferências, pagamento de compras usando app ou internet banking ou receber um Pix para transferências. 

Em relação aos usuários pessoa jurídica, o BC diz que eles devem assumir o custo do Pix. Outras informações sobre as taxas do Pix devem sair após o seu lançamento, no dia 16 de Novembro. 

Como funciona o Pix como forma de pagamento?

Basta disponibilizar o Pix como um método de pagamento, que o consumidor deverá escolher no momento final da compra, de checkout. Nesta modalidade, um QR Code será gerado para o cliente na tela, ou outra forma de cadastrar sua chave. 

Assim, basta escanear o QR Code usando o aplicativo do banco ou instituição financeira ou copiar e colar o código que o app gerou. Pronto! Com pagamento realizado, levará segundos para que o valor caia em conta.

Lojas grandes que trabalham com E-commerce já aderiram essa forma, como a Shopee.

Diferença do PIX, TED e DOC 

Até antes da criação do Pix, existiam 3 formas de transferir recursos entre contas bancárias de diferentes bancos e instituições, que eram por meio de DOCs, TEDs ou boletos. Esses métodos continuarão existindo, entretanto, com o Pix você terá mais agilidade e flexibilidade no recebimento e envio de dinheiro. 

E quais as diferenças entre TED, DOC e Pix? 

  • TED: a transferência do recurso cai no mesmo dia, caso seja realizado antes das 17h em dias úteis. Além disso, a TED permite transferências maiores que 5 mil reais. 
  • DOC: além de não cair no mesmo dia, só permite transferências com valores inferiores a 4.999,99 reais. 
  • PIX: Transação instantânea, na qual as transferências e pagamentos estão disponíveis em até dez segundos; Não cobra pela transferência de pessoas físicas e tem valor reduzido para pessoas jurídicas. 

Ou seja: o Pix é mais versátil que outros meios de pagamento e reúne excelentes qualidades em um só formato – totalmente digital. 

E quais são as vantagens do PIX no E-commerce?

Melhora o fluxo de caixa

Pois bem, o novo meio promete mais agilidade para suas transições, uma vez que irá permitir que o envio e recebimento dessas transações aconteçam em tempo real. O serviço acontece 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. Bom, não é mesmo? 

E essa facilidade é um ponto bastante positivo para a otimização do fluxo de caixa dos e-commerces, por colaborar com a redução da  sua necessidade de capital de giro e de busca externa de crédito.

Transações com custos reduzidos! 

Além disso, o Pix é gratuito para pessoas físicas — com algumas exceções, que iremos ver abaixo — e com algumas taxas para pessoas jurídicas, dependendo da instituição financeira. 

Dessa forma, o pagamento instantâneo, também é uma alternativa que gera muito menos custos operacionais aos varejistas.

Lembre-se, o pix não exclui a necessidade de emissão das notas fiscais.

Atração de novos clientes

Essa redução de custos também pode proporcionar atração de mais clientes para o e-commerce.  Por exemplo, como as taxas pagas pelo varejista com o Pix são menores, há a possibilidade de converter isso em descontos especiais para quem optar por essa forma de pagamento.

Melhora do processo de logística de estoque

Uma das grandes dores do e-commerce é a desistência dos pagamentos por boleto, cerca de 50% dos boletos emitidos não são pagos.  Ou seja, isso prejudica bastante a logística, pois quando o comprador gera esse documento para posterior conclusão do pagamento, o produto fica bloqueado no estoque do lojista para que não haja uma venda duplicada de um produto que não há no estoque.  E isso impede que o produto fique livre para outro consumidor até que o boleto expire. 

O Pix gera mais conversão

Ademais, outra vantagem do Pix é não precisar esperar compensação do boleto. Essa espera pode chegar até 3 dias úteis. Com o pix é na hora! O cliente poderá ter a compra confirmada assim que finalizar o Pix, tornando a compra mais dinâmica e aumentando as chances de receber o produto antes. 

Oferece maior segurança

As transações possuem muita segurança, já que toda liquidação é administrada pelo Banco Central. Além disso, você poderá realizar a autenticação biométrica ou por reconhecimento facial.