Palavras-chave: como funcionam e como encontrar para sua estratégia

Estar bem posicionado nas pesquisas dos buscadores faz toda a diferença para um negócio. Afinal, poucos usuários conferem a segunda ou terceira página de resultados de uma pesquisa.

Uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) consegue otimizar o site e melhorar o posicionamento das empresas.

Essa visibilidade está diretamente atrelada ao número de conversões dentro do site. Por isso, é necessário entender a importância das palavras-chave em um projeto de SEO, além de saber como escolher termos estratégicos que vão impactar no posicionamento do site.

O que é uma palavra-chave?

Quando uma pessoa está procurando um produto ou quer tirar uma dúvida específica, ela faz uma pesquisa nos buscadores da internet, como o Google. A palavra-chave é o termo pesquisado pelos usuários, que pode ser “camiseta”, “como lavar roupa” ou “melhor smartphone do ano”, por exemplo.

A palavra-chave pode ser composta de uma ou mais palavras e ela direciona a busca do usuário na rede. Portanto, você precisa usar palavras-chave estratégicas para que os buscadores entendam que o seu conteúdo é relevante para um público específico. Assim, o site ficará bem ranqueado e, consequentemente, com mais visibilidade.

Quais são os tipos de palavras-chave?

Existem dois tipos de palavras-chave e elas precisam ser bem trabalhadas dentro do site para gerar resultados positivos. Por isso, é importante entender como cada uma delas funciona e quais resultados podem gerar para a sua empresa.

  • Head tail keyword: esse tipo de palavra-chave tem um volume de busca alto durante o mês, e a concorrência é muito grande. Pense no termo “marketing” e imagine quantos textos na internet tentam ranquear usando essa palavra-chave. Saiba que a ampla concorrência torna o processo mais difícil;
  • Long tail keyword: esse tipo de palavra-chave também é chamado de “cauda longa”. Isso porque essa palavra-chave costuma ser maior e mais específica. Portanto, em vez de usar o termo “camisa”, você pode optar por algo mais específico, como “camiseta polo listrada”. A concorrência é menor, e as chances de ranqueamento são maiores.

Uma boa estratégia de SEO é composta tanto de head tails quanto de long tails. Assim, a empresa consegue se posicionar em pesquisas com diferentes volumes de busca, atraindo um número maior de potenciais clientes ou consumidores.

Como encontrar as melhores palavras-chave?

Essa etapa é fundamental para o sucesso de um projeto de SEO. Além de saber os produtos ou os serviços oferecidos pela empresa, é necessário conhecer a persona desse negócio: quais são as dúvidas dela? Quais soluções você pode oferecer? 

Com as respostas em mãos, fica mais fácil definir algumas palavras-chave que façam sentido e que podem ser trabalhadas pela marca. Existem algumas ferramentas que auxiliam esse processo, fornecendo dados que guiam a equipe de estratégia.

Ferramentas

No Keyword Planner, você consegue preencher os dados relacionados ao negócio, adicionando a área de atuação e a URL do site, e ele indica algumas ideias de palavras-chave. Assim, é possível analisar o volume de busca de cada uma delas e escolher quais serão trabalhadas.

O SEMRush também é muito utilizado pelos profissionais de SEO. Essa ferramenta entrega uma análise completa das palavras-chave e dos termos relacionados a elas. Além disso, é possível comparar o seu negócio com a concorrência, o que ajuda a gerar diversos insights.

Com todas essas informações em mãos, é momento de escolher quais são as palavras-chave trabalhadas em cada mês. Lembre de mesclar head tail e long tail, considerar o volume de busca de cada uma e a relevância do termo para o seu público.

Como usar a palavra-chave?

A definição de palavras-chave faz parte da estratégia de SEO e marketing de uma empresa. No entanto, não basta escolher os termos corretos, é necessário saber como usá-los dentro do seu site.

A palavra-chave precisa aparecer na URL e na meta description — a descrição que aparece no Google e tem capacidade de atrair o consumidor para a sua página. Ela também precisa estar presente no SEO title, o título exibido nas pesquisas feitas pelo Google.

Por fim, lembre-se de usar a palavra-chave no título interno das páginas, também conhecido como H1. Além disso, saiba que ela precisa ser trabalhada de maneira natural nos conteúdos presentes nas páginas, como os textos de produto e os posts do blog. 

Texto: Gear Seo