Mercado de carros usados cresce durante a pandemia

A circulação do novo coronavírus em escala global alterou as notícias e as rotinas de forma incontornável, impactando segmentos e atividades econômicas de maneiras diferentes. 

Enquanto a indústria cultural e turística foi uma das mais prejudicadas (e possivelmente vão estar entre as últimas que conseguirão realizar suas atividades normalmente), a indústria automobilística conseguiu se manter e até crescer durante a pandemia.

O aumento da demanda automóveis é explicada pela busca de deslocamentos sem aglomerações e mais ventilação. Por isso, se você está em busca de carros usados, confira algumas razões que explicam o aumento da procura por esses veículos.

Dados estatísticos

Somente no que se refere à busca por carros usados, o crescimento registrado em dezembro de 2020 foi de 13,1%. Em comparação ao mês de novembro de 2019, a alta registrada correspondeu a 23,6%, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Em fevereiro de 2021, houve um aumento de 15,1% das vendas de veículos usados, em comparação ao mesmo período do ano anterior. É isso o que revelam dados levantados pela Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave).

Aumento e pandemia

Diferentemente do que foi registrado em inúmeros outros segmentos econômicos, a indústria automobilística conseguiu manter suas atividades e até registrar um crescimento delas.

A principal razão foi justamente a necessidade de evitar aglomerações durante deslocamentos diversos o que acaba sendo mais difícil durante o uso de transporte público, por exemplo. Mesmo o transporte compartilhado disponibilizado por aplicativos oferece mais riscos em comparação ao automóvel usado apenas por uma mesma família, o que também explica esse fenômeno econômico.

No que se refere aos carros usados, a principal motivação são os preços mais em conta desse tipo de veículo, que acaba sendo o melhor no quesito custo-benefício. Isso é especialmente importante para quem sofreu uma perda parcial ou total na renda.

Vantagens de carros usados

Esse tipo de automóvel oferece diversos benefícios. Além do preço competitivo, o fato de automóveis seminovos não sofrerem desvalorização média de 20% do seu preço de venda, como ocorre com carros saídos da concessionária nos seus três primeiros meses de uso. Os preços dos carros usados são menores e se mantêm estáveis ao longo do tempo sobretudo os modelos populares.

Outra vantagem é que, quando o seminovo é comprado alguns meses após ter sido adquirido na concessionária, é possível que ele ainda tenha a garantia obtida na compra inicial. Por isso, quando pesquisar modelos de carros usados, verifique se ele ainda possui garantia com o(a) atual proprietário(a).

A manutenção dos automóveis seminovos também costuma ser mais barata e envolve fatores como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), o seguro Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), a franquia em caso de perda total, furtos ou roubos. A necessidade de atualizar a documentação do carro também envolve gastos, que costumam ser menores quando ele é usado.

É bom lembrar que tais fatores também estão vinculados ao perfil do condutor, o bairro em que ele mora e se ele possui garagem em sua residência, mas o fato de ser um carro usado já alivia os valores que devem ser pagos.

Se você passou por mudanças drásticas em suas finanças, uma última vantagem de adquirir um carro seminovo é a possibilidade de negociar o preço e as condições de pagamento, além da possibilidade de realizar permutas. Se o vendedor precisa obter o dinheiro rapidamente, isso abre espaço para que você negocie o valor final do veículo.

Texto: Gear Seo